Menu
PASSARELA
domingo, 24 de junho de 2018
SADER_FULL
Busca
DR. SHAPE
Brasil

MEC faz plano para ensino fundamental de nove anos

24 Nov 2004 - 14h34
 

O Ministério da Educação está preparando um plano para ajudar Estados e municípios a ampliarem seu sistema de ensino fundamental de oito para nove anos, começando a matricular as crianças aos seis anos de idade. Mas não há ainda previsão de que essa série a mais seja implementada em todo o País, já que Estados e municípios têm autonomia para decidir fazê-lo ou não. O assunto está sendo debatido nesta semana em Brasília por representantes dos sistemas estaduais e municipais, mas ainda não há um consenso.

Hoje, o Brasil é o único País da América do Sul a ter apenas 11 anos de educação básica – oito anos do ciclo fundamental e três do ensino médio. Nos demais Países são pelo menos 12 anos. A inclusão de mais um ano permitiria, por exemplo, adequar os currículos escolares do Brasil ao das escolas dos outros países do Mercosul – Argentina, Paraguai, Uruguai e os associados Chile e Bolívia. Hoje a transferência escolar entre esses países é dificultada por causa dessas diferenças.

Apesar da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, já prever a ampliação, apenas 7,3 milhões de estudantes dos 38 milhões matriculados no ensino básico no País estão em sistemas com nove anos. Entre os Estados que já adotaram um ano a mais no ensino fundamental estão Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás e Amazonas.

No entanto, aumentar um ano na escolaridade obrigatória significa ter mais alunos e aumentar o investimento em professores, salas de aula, material escolar, além de investimentos em treinamento pedagógico. Os currículos escolares do ensino fundamental e a proposta pedagógica para a educação infantil também terão que ser mudados.


Estadão

Deixe seu Comentário

Leia Também

GOVENO NÃO CUMPRE
Caminhoneiros anunciam nova paralisação, mas trabalhadores de MS não devem participar
RAIVA HUMANA
Morte de turista por raiva humana é confirmada em Ubatuba
NOVELA GLOBAL
Valentim sofre grave acidente de carro
INACEITAVEL
Mãe de jovem morto no Rio: “É um Estado doente que mata criança com roupa de escola”
HAJA CORAÇÃO
Neymar é o autor do gol mais tardio, em tempo normal, de uma Copa na história
COPA DO MUNDO
No sufoco, Brasil supera a Costa Rica e consegue primeira vitória na Copa do Mundo
NOVELA GLOBAL
Segundo Sol: Rosa coloca fim em relação com Ícaro e ele toma atitude
SAUDE
Mulher dá a luz em calçada no Cajuru
FAMOSIDADES
Ex-apresentadora do ‘Vídeo show’, Alinne Prado sofre assalto a mão armada dentro de casa
RELIGIÃO
Padre é flagrado dando tapa em criança durante batismo