Menu
LIMIT ACADEMIA
domingo, 23 de setembro de 2018
SADER_FULL
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

MEC faz plano para ensino fundamental de nove anos

24 Nov 2004 - 14h34
 

O Ministério da Educação está preparando um plano para ajudar Estados e municípios a ampliarem seu sistema de ensino fundamental de oito para nove anos, começando a matricular as crianças aos seis anos de idade. Mas não há ainda previsão de que essa série a mais seja implementada em todo o País, já que Estados e municípios têm autonomia para decidir fazê-lo ou não. O assunto está sendo debatido nesta semana em Brasília por representantes dos sistemas estaduais e municipais, mas ainda não há um consenso.

Hoje, o Brasil é o único País da América do Sul a ter apenas 11 anos de educação básica – oito anos do ciclo fundamental e três do ensino médio. Nos demais Países são pelo menos 12 anos. A inclusão de mais um ano permitiria, por exemplo, adequar os currículos escolares do Brasil ao das escolas dos outros países do Mercosul – Argentina, Paraguai, Uruguai e os associados Chile e Bolívia. Hoje a transferência escolar entre esses países é dificultada por causa dessas diferenças.

Apesar da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, já prever a ampliação, apenas 7,3 milhões de estudantes dos 38 milhões matriculados no ensino básico no País estão em sistemas com nove anos. Entre os Estados que já adotaram um ano a mais no ensino fundamental estão Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás e Amazonas.

No entanto, aumentar um ano na escolaridade obrigatória significa ter mais alunos e aumentar o investimento em professores, salas de aula, material escolar, além de investimentos em treinamento pedagógico. Os currículos escolares do ensino fundamental e a proposta pedagógica para a educação infantil também terão que ser mudados.


Estadão

Deixe seu Comentário

Leia Também

EMBOSCADA
Homem é assassinado na frente do filho de seis anos
FAMOSIDADES
Xuxa rompe silêncio sobre Marlene Mattos e traições de Pelé: ‘Me fez coisas muito feias’
ASSALTANTE
Preso confessou que matou a ex em cela da cadeia
DISPUTA ACIRRADA
Nova pesquisa mostra empate técnico entre Haddad e Bolsonaro
SELEÇÃO BRASILEIRA
Gabriel Jesus retorna para a Seleção
LOTERIA
Mega-Sena acumula novamente e pode pagar prêmio de R$ 22 milhões
HORÁRIO DE VERÃO 2018
Horário de Verão pode ser extinto em todo território nacional
EDUCAÇÃO
‘Desejo continuar com a minha profissão, mas temo pela minha vida’, diz professor agredido em aula
SOB INVESTIGAÇÃO
Jovem é encontrada morta dentro do quarto e esposo está desaparecido
MORTE NO DETRAN
Jovem sofre parada cardíaca durante prova para tirar CNH