Menu
LIMIT ACADEMIA
terça, 16 de outubro de 2018
SADER_FULL
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

MEC confirma instalação de cinco escolas técnicas em MS

4 Mai 2007 - 05h29
O Ministério da Educação divulgou, a relação das 150 cidades-pólo do País em que serão implantas as novas unidades federais de ensino profissional. Cinco são de Mato Grosso do Sul: Aquidauana, Corumbá, Coxim, Ponta Porã e Três Lagoas. As unidades serão implantadas se levando em conta as peculiaridades dos municípios e das regiões que estarão atendendo.


No Centro-Oeste serão 24 novas unidades: Os estados de Goiás e de Mato Grosso ganharão seis escolas cada um; Distrito Federal, quatro e Tocantins, três.


Em Mato Grosso, por exemplo, o município de Campo Novo do Parecis tem sua força na agricultura mecanizada, na agroindústria e na pecuária, enquanto em Corumbá, Mato Grosso do Sul, os setores beneficiados serão o metal-mecânico e o turismo. Em Araguaína, Tocantins, a pecuária leiteira, a madeira e móveis.

Arranjos produtivos


O objetivo da expansão das escolas federais de ensino profissionalizante é obter uma distribuição territorial equilibrada e a cobertura do maior número possível de mesorregiões, em sintonia com os arranjos produtivos locais (APLs). Um arranjo é caracterizado pela aglomeração de um número significativo de serviços e de empresas que atuam em torno de uma atividade e atendem toda a cadeia produtiva principal.


O conceito de cidade-pólo surgiu após trabalho de análise de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dos ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da Agricultura e Abastecimento, da Integração Nacional e da Educação. O aproveitamento da infra-estrutura física existente e a identificação de potenciais parcerias com os municípios foram outros critérios utilizados na definição.


Cada cidade-pólo selecionada abrange um raio de aproximadamente 50 quilômetros em uma determinada região. O potencial de crescimento é regional, e a cidade-pólo, a referência de um conjunto (mesorregiões) de municípios.

Deixe seu Comentário

Leia Também

IBOPE PARA PRESIDENTE
Ibope para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 59%; Haddad, 41%
ASSASSINATO
Rapaz agride avós de adolescente que não quis namorar com ele; avó morreu
TRAGEDIA NA RODOVIA
Carro ocupado por sete pessoas se envolve em acidente; cinco morreram
REVOLTANTE
Menina de 11 anos é estuprada por detento ao visitar irmão em presídio
ACIDENTE FATAL
Douradense morre em acidente no RS
REALITY SHOW
A Fazenda 10: Ana Paula é eliminada e se manifesta contra Bolsonaro
FACÇÃO CRIMINOSA
Decapitada por Satã do PCC, jovem morreu por exigir respeito após roubo de chinelo
REVISTA VEJA
Pesquisa: Bolsonaro tem 54% dos votos válidos; Haddad, 46%
A FAZENDA
Fazendeiro Evandro Santo gera nova punição
COPA DO BRASIL
Corinthians promete maior prêmio de sua história por título