Menu
LIMIT ACADEMIA
domingo, 15 de setembro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

MEC capacita diretores de escolas a partir de outubro

28 Jul 2004 - 15h28

Para responder à necessidade de capacitação de dirigentes escolares, identificada em diagnósticos e pesquisas, e atendendo orientação do ministro Tarso Genro, as Secretarias de Educação Básica (SEB) e de Educação à Distância (SEED) do MEC e o Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola) lançam, em outubro deste ano, o Programa de Capacitação de Diretores de Escolas.

O programa, que também tem a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), trará a Brasília, por três dias, 54 diretores – dois por estado –, para a composição de um grupo de trabalho ampliado. O grupo avaliará os conteúdos do programa a ser lançado como piloto em três estados no primeiro semestre do ano que vem. “Planejamos capacitar quatro mil diretores em 2005 e 47 mil em 2006”, disse Lia Scholze, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). “O programa é estratégico dentro de um projeto de país, pois capacitará diretores escolares para um bom gerenciamento institucional. Sendo 2005 o Ano da Educação, estamos certos de que esta iniciativa irá contribuir para a melhoria dos níveis da qualidade do ensino no Brasil”, conclui Lia.

Pesquisa – A preocupação com a qualidade da gestão escolar ocupa cada vez mais espaço na agenda dos pesquisadores do País. O programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) tem atuado nesse sentido. Em abril, aprovou o projeto de pesquisa e a dissertação de mestrado de autoria da professora Silêda Maria Holanda de Souza Almeida, que tem como título Competências para uma gestão escolar de qualidade: a visão de diretores de Centros de Ensino Médio do DF.

Para uma competente direção escolar, segundo a professora Silêda, o dirigente deve aliar “conhecimento e formação, habilidades práticas, atitude e flexibilidade”. Para a orientadora da pesquisa, professora Eda Castro Lucas de Souza, “os próprios diretores não se sentem capacitados. É preciso valorizar o processo de gestão escolar agregando qualidade ao exercício da direção, promovendo um ambiente escolar apropriado e criando um clima organizacional propício à aprendizagem”.


Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSASSINATO
PM é torturado e morto após circular boato de que seria 'estuprador'
JULGAMENTO
PMs acusados de chacina taparam câmera de segurança antes do crime
CASO DE POLÍCIA
Catador de reciclável recebe mochila com bebê congelado dentro
LUTO NA MÚSICA
Cantor sertanejo morre após carro bater em árvore em rodovia de MS
FAMOSOS
David Brazil causa ao expor bumbum de Anitta sem ela saber
ACIDENTE FATAL
Câmera de segurança registrou acidente fatal de enfermeira. VEJA O VÍDEO
MONSTRUOSIDADE
Homem que matou mãe e filha em Cascavel escreveu carta. Bebê tomou mamadeira “batizada”
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Mulher e marido são presos suspeitos de estuprar menina de 11 anos que dormia na casa deles
SUPERSTIÇÃO
Primeira sexta-feira 13 do ano com noite de lua cheia pode ser perigosa, alerta taróloga
ESPORTE
Poderá o poker se tornar olímpico?