Menu
PASSARELA
terça, 17 de julho de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

MEC aciona Polícia Federal para fechar faculdades

21 Dez 2004 - 07h12

A Polícia Federal vai ser acionada pelo Ministério da Educação (MEC) para fechar seis faculdades particulares que funcionam sem autorização do governo. O pedido de fechamento das instituições foi encaminhado, nesta segunda-feira, ao Ministério da Justiça.

De acordo com o ministro Tarso Genro, as instituições são "fraudulentas", pois oferecem cursos de graduação sem terem sido sequer credenciadas junto ao Ministério da Educação. Com isso, seus diplomas não têm valor legal. - São instituições que estão fraudando a lei, que estão oferecendo um ensino que não é reconhecido pelo MEC. Isso é estelionato.

Os alunos estão sendo lesados. O caso é de natureza policial e pode dar origem a ações penais e cíveis, além das providências de ordem administrativa - disse. Uma das faculdades é a de Marques Guimarães, no município de São José do Vale do Rio Preto, no Rio de Janeiro. As demais têm sede em São Paulo, Ceará e Piauí.

O secretário de Educação Superior em exercício, Mário Pederneiras, não soube informar quantos cursos são oferecidos pelas seis instituições nem o número de alunos matriculados. A informação de que essas instituições estão funcionando chegou ao MEC por meio de denúncias.

No caso da Faculdade Marques Guimarães, a irregularidade foi constatada pela representação do ministério no Rio de Janeiro. Segundo Pederneiras, a instituição pediu credenciamento em 17 de abril de 2002, tendo obtido um pré-registro junto à Secretaria de Educação Superior do ministério, mas não deu continuidade aos procedimentos legais. Assim deixou de apresentar documentos e não passou pela inspeção de avaliação obrigatória. Ou seja, não pode funcionar.


O Globo

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Luzia descobre que seu filho com Beto não morreu
CONCURSOS - OPORTUNIDADES
Concurso: 13 órgãos abrem as inscrições para 1,9 mil vagas nesta segunda
FOI SALVAR O MELHOR AMIGO
Jovem morre afogado após pular em rio para tentar salvar cachorro
EDUCAÇÃO - FIES - INSCRIÇÕES
Fies abre inscrições nesta segunda com 155 mil vagas para 2º semestre
BOA NOTICIA
Preço da gasolina nas refinarias cai para R$ 1,997
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Karola vira escrava sexual de Remy
BRIGA DE RUA
Homem morre pendurado em grade
FAMOSIDADES
Luan Santana faz declaração emocionante a Padre Fábio de Mello: ''Obrigada pelos dias maravilhosos''
ARTIGO - DIA DO ROCK
DIA DO ROCK - ARTIGO: 'Há um tempo atrás não muito distante...', por Lucio Gazola
DEUS SALVE O REI
Catarina é desmascarada por Afonso e é presa