Menu
SADER_FULL
quinta, 21 de junho de 2018
PASSARELA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Mato Grosso do Sul participa do encontro nacional de Consads

14 Dez 2004 - 17h31
Representantes dos Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad) das Regiões do Iguatemi, de Nova Andradina e de Bodoquena participam em Brasília, no Hotel Eron, de 15 a 17 de dezembro, do Primeiro Encontro Nacional dos Consads – A Agenda para a Sustentabilidade. O objetivo do evento é avaliar os projetos desenvolvidos neste ano em cada região do país e planejar as ações para 2005.

O Consad é uma das políticas estruturantes do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, voltada para a segurança alimentar, que visa o desenvolvimento regional sustentável, com a geração de postos de trabalho e distribuição de renda.

O objetivo maior é tornar permanente a articulação entre o poder público e sociedade civil para a promoção de ações de segurança alimentar e desenvolvimento local, de forma institucionalizada, visando prioritariamente integrar na produção, comercialização, consumo e crédito a população que vive em condições precárias de alimentação.

Os Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local têm a proposta de estimular a associação intermunicipal em regiões do país, geralmente, agrícolas, para fortalecimento do consumo de alimentos. São formados grupos de municípios vizinhos que apresentam semelhanças culturais, econômicas e sociais com objetivo de potencializar as economias locais através da articulação com outros municípios da região.Em 2004, o governo federal implantou 40 Consads em 591 municípios de 26 Estados brasileiros, alcançando mais de 10,5 milhões de habitantes.

Em Mato Grosso do Sul, foram lançados os Consads da região do Iguatemi, formada por 15 municípios: Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru; da região da Bodoquena: Nioaque, Bodoquena, Bonito, Porto Murtinho, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Bela Vista e Jardim e o Consad Nova Andradina, que compreende cinco municípios da região leste do Estado: Anaurilândia, Bataguassu, Bataiporã, Nova Andradina e Taquarussu.

No encontro de Brasília, serão apresentados dois projetos a serem executados no Estado no próximo ano, um da região de Nova Andradina para produção, comercialização e processamento de produtos alimentares da agricultura familiar e das hortas comunitárias e o outro para desenvolvimento da apicultura familiar da região do Consad Iguatemi. Com essas ações, a proposta é atender agricultores familiares, assentados, indígenas e jovens rurais, priorizando as famílias beneficiadas pelos programas de inclusão social como Bolsa Escola, Segurança Alimentar e Bolsa Família.
 
 
APn

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAUDE
Mulher dá a luz em calçada no Cajuru
FAMOSIDADES
Ex-apresentadora do ‘Vídeo show’, Alinne Prado sofre assalto a mão armada dentro de casa
RELIGIÃO
Padre é flagrado dando tapa em criança durante batismo
APOCALIPSE
André (Sidney Sampaio) é assassinado por Ricardo (Sérgio Marone)
DEMORA
Diesel cai R$ 0,62 em distribuidoras e apenas R$ 0,32 nos postos de MS
Brasil
Terceiro homem que assediou russa na Copa diz que “estão transformando um copo d’água em uma tempestade”
‘Alta Pressão’
Exército deflagra Operação para fiscalizar armamento e reduzir desvios para o comércio ilegal
COLÉGIO DELPHOS - BOLSAS DE ESTUDOS
Colégio Delphos Nota 10 oferece provas para bolsas de estudos neste sábado em Dourados
UNIPAR - EAD - DOURADOS
Unipar EAD com pós-graduação e 25 cursos a distância com mensalidade acessíveis agora em Dourados
PENSÃO ALIMENTÍCIA
Genro de Silvio Santos é procurado por Policia Federal após mandado de prisão