Menu
LIMIT ACADEMIA
sábado, 22 de setembro de 2018
SADER_FULL
Busca
DR. SHAPE
Brasil

Mato Grosso do Sul participa do encontro nacional de Consads

14 Dez 2004 - 17h31
Representantes dos Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad) das Regiões do Iguatemi, de Nova Andradina e de Bodoquena participam em Brasília, no Hotel Eron, de 15 a 17 de dezembro, do Primeiro Encontro Nacional dos Consads – A Agenda para a Sustentabilidade. O objetivo do evento é avaliar os projetos desenvolvidos neste ano em cada região do país e planejar as ações para 2005.

O Consad é uma das políticas estruturantes do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, voltada para a segurança alimentar, que visa o desenvolvimento regional sustentável, com a geração de postos de trabalho e distribuição de renda.

O objetivo maior é tornar permanente a articulação entre o poder público e sociedade civil para a promoção de ações de segurança alimentar e desenvolvimento local, de forma institucionalizada, visando prioritariamente integrar na produção, comercialização, consumo e crédito a população que vive em condições precárias de alimentação.

Os Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local têm a proposta de estimular a associação intermunicipal em regiões do país, geralmente, agrícolas, para fortalecimento do consumo de alimentos. São formados grupos de municípios vizinhos que apresentam semelhanças culturais, econômicas e sociais com objetivo de potencializar as economias locais através da articulação com outros municípios da região.Em 2004, o governo federal implantou 40 Consads em 591 municípios de 26 Estados brasileiros, alcançando mais de 10,5 milhões de habitantes.

Em Mato Grosso do Sul, foram lançados os Consads da região do Iguatemi, formada por 15 municípios: Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru; da região da Bodoquena: Nioaque, Bodoquena, Bonito, Porto Murtinho, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Bela Vista e Jardim e o Consad Nova Andradina, que compreende cinco municípios da região leste do Estado: Anaurilândia, Bataguassu, Bataiporã, Nova Andradina e Taquarussu.

No encontro de Brasília, serão apresentados dois projetos a serem executados no Estado no próximo ano, um da região de Nova Andradina para produção, comercialização e processamento de produtos alimentares da agricultura familiar e das hortas comunitárias e o outro para desenvolvimento da apicultura familiar da região do Consad Iguatemi. Com essas ações, a proposta é atender agricultores familiares, assentados, indígenas e jovens rurais, priorizando as famílias beneficiadas pelos programas de inclusão social como Bolsa Escola, Segurança Alimentar e Bolsa Família.
 
 
APn

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSALTANTE
Preso confessou que matou a ex em cela da cadeia
DISPUTA ACIRRADA
Nova pesquisa mostra empate técnico entre Haddad e Bolsonaro
SELEÇÃO BRASILEIRA
Gabriel Jesus retorna para a Seleção
LOTERIA
Mega-Sena acumula novamente e pode pagar prêmio de R$ 22 milhões
HORÁRIO DE VERÃO 2018
Horário de Verão pode ser extinto em todo território nacional
EDUCAÇÃO
‘Desejo continuar com a minha profissão, mas temo pela minha vida’, diz professor agredido em aula
SOB INVESTIGAÇÃO
Jovem é encontrada morta dentro do quarto e esposo está desaparecido
MORTE NO DETRAN
Jovem sofre parada cardíaca durante prova para tirar CNH
REALITY SHOW
‘A fazenda’: conheça os 16 participantes da nova edição
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Laureta é presa por causa de armação de Luzia