Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Mato Grosso do Sul participa do encontro nacional de Consads

14 Dez 2004 - 17h31
Representantes dos Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad) das Regiões do Iguatemi, de Nova Andradina e de Bodoquena participam em Brasília, no Hotel Eron, de 15 a 17 de dezembro, do Primeiro Encontro Nacional dos Consads – A Agenda para a Sustentabilidade. O objetivo do evento é avaliar os projetos desenvolvidos neste ano em cada região do país e planejar as ações para 2005.

O Consad é uma das políticas estruturantes do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, voltada para a segurança alimentar, que visa o desenvolvimento regional sustentável, com a geração de postos de trabalho e distribuição de renda.

O objetivo maior é tornar permanente a articulação entre o poder público e sociedade civil para a promoção de ações de segurança alimentar e desenvolvimento local, de forma institucionalizada, visando prioritariamente integrar na produção, comercialização, consumo e crédito a população que vive em condições precárias de alimentação.

Os Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local têm a proposta de estimular a associação intermunicipal em regiões do país, geralmente, agrícolas, para fortalecimento do consumo de alimentos. São formados grupos de municípios vizinhos que apresentam semelhanças culturais, econômicas e sociais com objetivo de potencializar as economias locais através da articulação com outros municípios da região.Em 2004, o governo federal implantou 40 Consads em 591 municípios de 26 Estados brasileiros, alcançando mais de 10,5 milhões de habitantes.

Em Mato Grosso do Sul, foram lançados os Consads da região do Iguatemi, formada por 15 municípios: Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru; da região da Bodoquena: Nioaque, Bodoquena, Bonito, Porto Murtinho, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Bela Vista e Jardim e o Consad Nova Andradina, que compreende cinco municípios da região leste do Estado: Anaurilândia, Bataguassu, Bataiporã, Nova Andradina e Taquarussu.

No encontro de Brasília, serão apresentados dois projetos a serem executados no Estado no próximo ano, um da região de Nova Andradina para produção, comercialização e processamento de produtos alimentares da agricultura familiar e das hortas comunitárias e o outro para desenvolvimento da apicultura familiar da região do Consad Iguatemi. Com essas ações, a proposta é atender agricultores familiares, assentados, indígenas e jovens rurais, priorizando as famílias beneficiadas pelos programas de inclusão social como Bolsa Escola, Segurança Alimentar e Bolsa Família.
 
 
APn

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS