Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Mato Grosso do Sul gerou 3.375 empregos no mês de maio

14 Jul 2004 - 15h06
O ritmo de crescimento da economia de Mato Grosso do Sul continua acelerado, como já havia atestado o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, órgão do Ministério do Trabalho e Emprego), no relatório do primeiro quadrimestre deste ano. No mês de maio foram abertos 3.375 novos postos de trabalho no Estado, média de 109 a cada dia, exatamente igual à média registrada entre janeiro e abril deste ano quando foram criados 13.086 novos empregos.

Para se chegar a esse número são deduzidas as demissões do total de contratações ocorridas no período. Em maio, 10.703 trabalhadores foram demitidos em Mato Grosso do Sul, enquanto 14.078 foram admitidos. O saldo atesta o crescimento de 1,21% no universo de trabalhadores com carteira assinada em todo o Estado, variação praticamente igual à registrada em nível nacional (1,22%) e acima dos índices obtidos nas regiões Sul (0,72%) e Nordeste (0,90%). Norte e Sudeste tiveram crescimento um pouco superior: 1,26% e 1,48%, respectivamente. A média de todos os Estados da região Centro-Oeste ficou em 1,25%.

O bom desempenho da região Norte foi puxado pelo Estado de Tocantins, onde o número de admissões não foi tão expressivo se comparado a Mato Grosso do Sul, mas em contrapartida não ocorreram tantas demissões, o que resultou em uma variação elevada. Em Tocantins foram demitidas 2.676 pessoas em maio e admitidas 4.470, saldo de 1.794 novos postos de trabalho com variação positiva de 2,58%.

A economia mostra vigor em todo o país; nenhum Estado apresentou retração no mercado de trabalho. Em Roraima houve o menor número de contratações: 105, e em São Paulo o maior: 113.751. O relatório mostra que em um mês o Brasil foi capaz de gerar 291.822 empregos. O acumulado dos primeiros quatro meses deste ano atinge 826.761 e dos últimos 12 meses, 1.037.082 novos postos de trabalho.

Campo fértil – O relatório do Caged comprova que o campo é o mercado de trabalho mais fértil em Mato Grosso do Sul, responsável pela criação de 1.528 empregos em maio, ou seja, 45% do total, percentual igual ao registrado no primeiro quadrimestre do ano quando o setor agropecuário respondeu por 5.934 novos postos de trabalho. Em segundo aparece o setor de serviços, com 847 novos empregos, seguido do comércio (602), indústria de transformação (247), construção civil (104), serviços de utilidade pública (28), extrativa mineral (12) e administração pública (7).

Nos cinco primeiros meses deste ano Mato Grosso do Sul gerou 16.461 empregos, com o ritmo constante de 109 novos postos de trabalho por dia. A persistir essa evolução o ano será fechado com cerca de 40 mil empregos gerados. O próprio relatório do Caged dá uma idéia da grandiosidade desse número: nos últimos 12 meses, o saldo entre demissões e admissões no Estado ficou em 15.164.

 

Mídia MaX

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho