Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Mais de 4 mil pessoas participam do evento com Lula na UFGD

25 Ago 2010 - 18h08Por Fátima News com assessoria

A cerimônia de inauguração das novas instalações da Unidade II da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) nesta terça-feira (24) com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva contou com a participação de mais de 4 mil pessoas da comunidade em geral, alunos, professores técnicos e representas te entidades da sociedade civil organizada.

 

Entre as autoridades estavam os ministros de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; das Cidades, Márcio Fortes; dos Transportes, Paulo Sergio Passos; e da Educação, Fernando Haddad; o reitor da UFGD, Damião Duque de Farias; o reitor da UEMS, Gilberto Arruda; o senador  Valter Pereira; o prefeito e vice-prefeito de Dourados, Ari Artuzi e Carlos Assis Bernardes; o coordenador do Sindicato dos Servidores Técnicos-Administrativos da UFGD, Gilberto Dourado Braga; o coordenador da Associação de Docentes da UFGD, Amilton Luiz Novaes; o bispo Redovino Rizzardo; o coordenador do DCE (Diretório Central de Estudantes) da UFGD, Guilherme Ribeiro Martins dos Santos; e os pró-reitores da UFGD, Rita de Cassia Pacheco Limberti, Silvana de Abreu, Sidnei Azevedo de Souza e Cláudio Alves de Vasconcelos.

 

Para a estudante de Engenharia de Alimentos da UFGD, Ana Luisa Lages Belchior, que chegou cedo e estava sentada pertinho do palco, na terceira fileira, a vinda do presidente “é um sinal do reconhecimento e importância que ele dá para a Educação Superior e para a UFGD”.

 

A universidade foi criada em 29 de julho de 2005, como parte da política de expansão e interiorização das instituições de ensino superior federais. Essa interiorização democratiza o acesso dos estudantes que não moram nas capitais às universidades.

 

Ana Luisa está no segundo semestre do curso e destaca que veio de Três Lagoas para estudar Dourados por causa da estrutura e qualidade da UFGD, e por isso representa um fluxo de estudantes que vem de fora e colaboraram para movimentar a economia da cidade.

 

A servidora da UFGD, Vicência Deusdete Gomes dos Santos, também estava próxima ao palco e na hora de falar sobre a importância desse evento com o presidente, lembrou a valorização que os técnicos-administrativos receberam nos últimos anos, com plano de carreira que incentiva o estudo e a qualificação. “O servidor público voltou a ser valorizado e a ter esperança”, disse.

 

Além de criar a UFGD, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, desenvolveu outro programa que beneficiou a instituição em Dourados: o REUNI – Plano de Apoio e Reestruturação e Expansão do Ensino Superior.

 

Foi por meio do REUNI que a UFGD implantou 16 novos cursos (sete em 2007 e nove em 2009), como o de Engenharia de Alimentos, da Ana Luisa, e o de Engenharia Agrícola, coordenado Guilherme Augusto Biscaro. O professor estava na solenidade hoje e contou que como participante da criação do curso percebeu o grande avanço pela qual a UFGD passou. “Vejo que tem muito o que comemorar, tanto em obras quanto em pessoas, com contratação de novos professores e técnicos”, afirmou.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon