Menu
terça, 16 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Mais de 10 mil colombianos vivem no Brasil

26 Jun 2007 - 09h23
Cerca de 450 colombianos vivem em solo brasileiro acolhidos como refugiados, mas um grupo muito maior vive na Amazônia sem ser reconhecido como tal. Os dados são do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), que destacou a dificuldade em precisar o número de pessoas que já cruzaram a fronteira entre Brasil e Colômbia de maneira informal.

Estimativas obtidas por meio de estudos em parceria com a Universidade Federal do Amazonas indicam que o contingente de refugiados está entre 10 e 15 mil colombianos. O levantamento do Acnur aponta que eles vivem ao longo dos rios, em aldeias indígenas ou em zonas urbanas como Tabatinga e Manaus, no Amazonas.

O pesquisador Helion Povoa Neto, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios da Universidade Federal do Rio de Janeiro, destaca uma alteração no fluxo de refugiados para o país, que desde a década de 80 concentrava pessoas vindas da África, principalmente de Angola: agora a tendência é o Brasil passar a receber cada vez mais colombianos, que deixam a terra natal por causa dos conflitos que envolvem governo, guerrilheiros e narcotráfico.

"O fluxo mais importante de refugiados que o Brasil teve foi o de angolanos e congoleses. Ainda hoje, mais da metade dos 3,4 mil refugiados que vivem no Brasil são angolanos, mas no caso de Angola o conflito político acabou. O conflito que está acontecendo agora, na fronteira com o Brasil, é o da Colômbia, que gera uma grande quantidade de deslocamentos internos e refugiados nos países vizinhos, como Venezuela, Peru, Equador e Brasil. Na Amazônia há muitos colombianos que atravessaram a fronteira e estão como imigrantes ilegais. Eles teriam condição de ser reconhecidos como refugiados”, disse.

De acordo com o pesquisador, o quadro é causado principalmente pela falta de informação, tanto das pessoas que vêm em busca de asilo como por parte de agentes federais que tomam contato com elas na fronteira: “Às vezes eles nem sabem que têm o direito de pedir isso. Muitas vezes são tratados pela Polícia Federal como criminosos, como ilegais porque os policiais que cuidam das fronteiras não sabem que eles têm direito a pedir asilo.”

Neto também lembrou que muitas vezes os refugiados são confundidos com foragidos. “A palavra refugiado tem uma conotação muito ruim. De certa forma o refugiado é um foragido, mas não porque tenha cometido algum crime”.

Para o pesquisador a tendência é que a procura de asilo pelos colombianos cresça e o Brasil precisa se preparar para isso.
 
 
 
MS Notícias

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fatima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Ajude
Alice Ramos: Transforme solidariedade em esperança - Sua doação faz a diferença!

Mais Lidas

CORPO DE BOMBEIROSFÁTIMA DO SUL - CORPO ENCONTRADO
ENCONTRADO: Homem morre afogado no Rio Dourados ao sair para pescar com a esposa em Fátima do Sul
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis de luto, morre Salazar José da Silva
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
Fotos: Mairinco de PaudaAÇÕES DO GOVERNO DE MS
Elogiado pelos suinocultores, programa Leitão Vida já garantiu mais de R$ 50 milhões em incentivos
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis