Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 18 de junho de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Maior parte da cocaína que entra no Brasil vem da Bolívia, diz PF

4 Ago 2010 - 05h56Por Agência Brasil

O diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, afirmou hoje (3) que o tráfico de cocaína para o Brasil é de origem predominantemente boliviana e dados da Organização das Nações Unidas (ONU) demonstram que a área de plantio da coca nos últimos anos tem crescido no país vizinho. Ele participou de audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, para expor as ações implementadas pelo órgão nas áreas de fronteira para o combate ao narcotráfico.

Por força de um acordo bilateral com o governo do presidente Evo Morales, a Polícia Federal já tem pessoal de inteligência atuando na Bolívia. O objetivo, segundo ele, é identificar a origem da produção e o destino das drogas, “o que tem permitido fazer as apreensões”. Corrêa afirmou que trata-se de uma cooperação onde a PF atua nas bases de inteligência da Bolívia e os oficiais daquele país, no Brasil.

Quanto à erradicação do plantio de coca destinado ao narcotráfico, o diretor-geral destacou a necessidade de se respeitar a tradição cultural do povo boliviano, inclusive com a utilização do produto na fabricação de medicamentos. O importante, acrescentou, é que bolivianos e brasileiros atuem conjuntamento no combate à oferta da cocaína e derivados, como o crack, ao Brasil, bem como nas ações de contenção.

“Até agora foram positivos os diálogos [da Polícia Federal] com ministros de Estado e chefes de polícia”, disse Corrêa, ao ser perguntado se o governo de Evo Morales tem imposto dificuldades ao acordo de erradicação de áreas ilegais de plantio de coca.

Luiz Fernando Corrêa também defendeu que o Congresso Nacional defina, no Orçamento da União para 2011, uma rubrica única para o combate ao narcotráfico. Essa decisão possibilitaria, a seu ver, uma ação mais eficiente de órgãos que agem conjuntamente neste sentido, como a própria PF, as Forças Armadas e a Polícia Rodoviária Federal, por exemplo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIDA SEDENTARIA
OMS alerta: Criança menor de 3 anos não deve ficar nem um minuto em tablet ou celular
HOMICIDIO X SUICIDIO
Pai que matou o filho de 4 anos e se matou não se conformava com namoro da ex-mulher
DOENÇA DO SÉCULO
Jovem de 19 anos, com depressão comete suicídio e comove amigos
ASSASSINATO CRUEL
O massacre do menino Rhuan e o silêncio da grande mídia
FAMOSIDADES
Homem discute com mulher e mata bebê de quatro meses
SOLIDARIEDADE
Bebê nasce sem os olhos e mobiliza cidade do Paraná
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai mata filho de quatro anos e se mata por não aceitar fim do relacionamento
ASSASSINATO
Marido da deputada é morto a tiros
MULHER DO PRESIDENTE
Esposa de Jair Bolsonaro cai na internet, fotos íntimas são exibidas e todos ficam sem acreditar
DOURADOS - MANIFESTAÇÕES
Dono da Havan manda 'recado' a manifestantes após protesto em frente a loja de Dourados