Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Lula pede calma e consciência ao PMDB

25 Nov 2004 - 07h21
 

À frente das negociações para reorganizar a base que sustenta o seu governo no Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu hoje "calma e consciência com o que o PMDB está fazendo". Ele se referia à ameaça de rompimento do partido com o governo, que será definida numa convenção nacional, em dezembro.

A declaração do presidente foi um dos principais pontos do discurso que fez hoje para 64 dos 76 deputados do partido, num almoço promovido pelo ministro Eunício Oliveira (Comunicações), filiado ao PMDB. O encontro durou cerca de duas horas. Dos 12 deputados ausentes, 11 eram do Rio de Janeiro, braço do partido liderado pelo ex-governador Anthony Garotinho, que defende a cisão.

Além do ministério das Comunicações, o PMDB comanda a pasta da Previdência Social. Possui a maior bancada do Senado, com 23 cadeiras, e 76 deputados na Câmara, a segunda maior da Casa.

Um dos principais aliados do governo dentro da sigla, o presidente do Senado, José Sarney (AP), afirmou ao deixar o encontro que o PMDB saiu fortalecido e "estou cada vez mais convencido que o partido não sairá do governo".

De acordo com relatos de deputados presentes, Lula também fez uma "autocrítica" sobre a articulação do PT nas eleições municipais. Disse, por exemplo, segundo os deputados, que "Genoino [José] e Luizianne [Lins] erraram", em referência ao atrito entre a prefeita eleita de Fortaleza e o presidente do PT.

Luizianne concorreu sem o aval da direção do partido, que apoio o candidato do PC do B, deputado Inácio Arruda. A candidatura de Luizianne, entretanto, decolou e ela acabou vencendo a eleição.

Segundo os deputados, Lula estava bem-humorado, fez brincadeiras com alguns presentes, especialmente com o líder do governo na Câmara, Professor Luizinho (SP). Quando Luizinho começou seu pronunciamento, Lula sugeriu que ele usasse um banquinho.

Além de Lula e de Luizinho, discursaram na reunião os ministros Eunício Oliveira e Aldo Rebelo (Coordenação Política), o líder do PMDB na Câmara, José Borba (PR), e o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP).

Michel Temer defendeu a realização da convenção nacional do partido. "No começo, a ambigüidade interessava ao PMDB, mas agora não mais", disse. Após o pronunciamento de Temer, o deputado Geddel Vieira Lima (BA) chegou a aplaudir e foi repreendido pelo presidente do partido.

Segundo o deputado Darcísio Perondi (RS), Temer deixou claro que o resultado da convenção será definitivo. "Se a oposição perder, terão de se enquadrar e apoiar o governo, mas se ganharem, os ministros terão de se enquadrar."

O pronunciamento de Aldo abordou a "pluralidade" das urnas que, segundo ele, demonstrou que a "coalizão" dos partidos é fundamental para a governabilidade. Segundo o ministro, Lula não falou de novos cargos para o partido na Esplanada dos Ministérios.

Borba fez um balanço das votações nos dois anos de governo Lula. Disse que das 77 votações em 2003, o PMDB votou com o governo em 75. Neste ano, de 29, votou 25.

 

Folha Online

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto