Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Lula defende novas usinas nucleares no País

11 Jul 2007 - 05h12

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça-feira (10) a construção de novas usinas nucleares no país. Ele visitou o Centro Tecnológico da Marinha, que desenvolve pesquisas para a construção de submarinos com propulsão nuclear em Iperó, no interior de São Paulo, acompanhado pelo ministro da Defesa, Waldir Pires e pelo comandantes militares.

"O Conselho Nacional de Política Energética definiu que a energia nuclear vai fazer parte da matriz mais do que nós já temos. Ou seja, se for necessário construir mais, nós vamos construir mais, até porque é uma energia limpa, está provado que hoje nós temos segurança e está provado que o Brasil não pode parar. É segura e nós detemos tecnologia. Por que não aproveitar?"

Lula lembrou a emissão de licença ambiental para as hidrelétricas do Rio Madeira e disse que antes de usar a energia nuclear, vai buscar utilizar todo o potencial hídrico brasileiro "porque ambientalmente a energia hidrlétrica é correta e porque pode ser muito mais barata."

Lula descartou o risco de o Brasil enfrentar um acidente nuclear como o de Chernobyl, usina energética localizada no norte da Ucrânia que, em 1986, teve o pior vazamento de material radioativo da história.

"Primeiro não há nenhuma possibilidade de acontecer um acidente no Brasil como aconteceu em Chernobyl. As experiências que nós temos com energia nuclear de Angra (RJ) não têm dado acidente. Agora, nenhum de nós está livre de nada. Eu não estou livre de sair daqui agora e acontecer uma coisa comigo. Se ficar pensando assim, nós não fazemos absolutamente nada."

O presidente deixou claro que o investimento em energia nuclear é estratégico para o país. "Ninguém vai segurar o Brasil de cumprir o papel histórico que ele tem que cumprir. o Brasil não será subserviente. Não vai defender os interesses dos outros sem levar em conta os interesses do próprio país. Nós podemos nos transformar em uma grande potência energética e não vamos abrir mão disso."

De acordo com o presidente Lula, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, se aproxima da América Latina porque é ruim alguém não se aproximar da América Latina.

"Não temos nenhum compromisso com o presidente Bush. A nossa determinação é uma determinação brasileira, do Estado brasileiro, da Marinha brasileira."

 

 

RMT Online

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste