Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Lula critica ameaças de greve antes do Pan-2007

12 Jul 2007 - 14h42

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que aceita uma investigação sobre os gastos do Pan e acusou de "chantagem" as categorias que lançaram ameaças de greve às vésperas do evento.

Lula sempre defendeu os gastos com o Pan, que saltaram de um orçamento inicial de R$ 414 milhões em 2002 para R$ 3,7 bilhões. "Os companheiros que são responsáveis pelo Pan gastaram o que precisavam gastar, fizeram as licitações que precisavam fazer. Agora, quem achar que gastou demais peça para fazer uma fiscalização", disse, em entrevista a seis jornais, temática sobre o Pan do Rio 2007.

O petista se eximiu de culpa na discrepância entre os valores, dizendo que "em 2002 nem estava no governo ainda". Ainda admitiu que algumas obras, como as reformas do Maracanã e do Maracanãzinho, foram tocadas "às pressas, pois estavam atrasadas". Atribuiu isso ao péssimo relacionamento com o casal Garotinho, que governava o Rio. "Melhorou 1.000% depois que entrou o Sérgio Cabral."

O ministro do Esporte, Orlando Silva, que acompanhou a entrevista ao lado de Lula, reconheceu erros de planejamento, mas disse que só vai falar sobre isso após o Pan.

A partir de agora, segundo Lula, "o Brasil precisa competir todas as vezes em que tiver competição para uma Olimpíada e dizer que tem capacidade."

Lula também insistiu na qualidade dos equipamentos como explicação para os gastos. "Para mim, o que importa é o resultado da qualidade da seriedade com que o governo tem trabalhado os seus investimentos no Pan, acompanhado pelo Tribunal de Contas da União. Se, apesar disso, alguém achar que houve gasto, que proponha a investigação. O Tribunal de Contas está lá para isso."

Lula ainda comentou o caso de um repórter que circulou em áreas restritas da Vila do Pan. "Que bom que aconteceu antes dos Jogos, mostrou que, se tiver falha na segurança, você tem de consertar."

Chantagem - Ontem, Lula fez o mais duro ataque até agora aos servidores públicos que ameaçaram entrar em greve a poucos dias do Pan, como a Polícia Civil do Rio, a Polícia Rodoviária Federal e a Infraero. "O que acho ruim é as pessoas esperarem um evento internacional, que não depende apenas do Brasil, mas de um conjunto de países, para fazer chantagem."'

O presidente chegou a chamar de "absurdas" algumas das causas. "Estou vendo categorias em greve em que nós demos, em média, 60% de aumento para uma inflação de 28% no meu primeiro mandato. Nem eu, no tempo em que era dirigente sindical, considerado sectário, radical, fazia essas reivindicações absurdas."

"O governo vai tomar todas as atitudes para evitar prejuízo aos Jogos", disse o presidente.

 

 

Folha Online

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados