Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 22 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Lula assina decreto que limita propaganda de álcool

23 Mai 2007 - 13h24

 

O governo federal lançou na manhã desta quarta-feira a Política Nacional sobre Álcool para tentar diminuir o consumo de bebidas no País. O decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva prevê ações voltadas para povos indígenas e assentamentos de reforma agrária. Há também recomendações para ampliação da oferta de tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, a regulamentação mais polêmica vai ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na próxima semana e limita a publicidade de bebidas alcoólicas nos meios de comunicação.

Pela proposta, que está sendo analisada pelo colegiado da Anvisa, as bebidas com teor alcoólico acima de 13%, como uísque por exemplo, só poderão ter publicidade veiculada na TV entre 21h e 6h. No caso das cervejas ou bebidas mais leves, só poderá haver propagandas entre 8h e 20h.

O decreto prevê também a revisão dos conteúdos dos cursos de formação de condutores e da renovação da carteira de motorista. Outra medida importante prevista no decreto é a oferta de incentivos aos municípios que elaborarem projetos que visem reduzir a violência e a criminalidade associadas ao consumo prejudicial do álcool.

O principal objetivo do governo é evitar que o álcool seja consumido com tanta facilidade por jovens menores de 18 anos. No Brasil, o 2º Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas, promovido pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), em 2005, aponta que 12,3% das pessoas, com idades entre 12 e 65 anos, são portadores de alcoolismo e cerca de 75% já beberam alguma vez na vida. Segundo outra pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), 61% dos envolvidos em acidentes de trânsito nas cidades de Curitiba, Brasília, Salvador e Recife, no ano de 2006, havia ingerido bebidas alcoólicas.

 

 

Terra Redação

Deixe seu Comentário

Leia Também

CENAS FORTES
Vídeo flagra mulher sendo agredida por ex-marido com socos e chutes
GUERRA NO RJ II
Parentes de mortos durante chacina em São Gonçalo e Itaboraí dizem que vítimas eram inocentes
GUERRA NO RJ
Chacina deixa pelo menos 7 mortos na Região Metropolitana do Rio
BBB 19
Famosos protestam contra Maycon por agredir animais e mãe o defende: 'Não é um monstro'
MORTE A ESCLARECER
Exército investiga morte de sargento após teste de aptidão física
CASO DE POLÍCIA
Rapaz morre em pátio de motel
MINISTRA DO MS NO GOVERNO BOLSONARO
Ministra Tereza Cristina garante fortalecer cadeia do leite e agricultura familiar
PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho
BARRADO
Filho do cantor Marciano diz ter sido impedido de ir no velório do pai
A COBRA VAI FUMAR - SEGURANÇA NO MS
MS fecha o cerco contra a violência na fronteira em mega operação