Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Lucinéia cobra aplicação da Lei de inspeção sanitária em Glória

6 Set 2007 - 09h45

A Vereadora Lucinéia Marinho de Oliveira (DEM),apresentou Indicação na Sessão da Câmara de Glória de Dourados para que seja encaminhada a Vera Regiana Dalcin Baur, Prefeita Municipal de Glória de Dourados, com cópia endereçada a Carla Corbucci, Diretora do Departamento de Vigilância Sanitária, após ouvido o colendo Plenário da Câmara Municipal nessa última terça- feira, no sentido de colocar em prática a Lei Municipal nº 732, de 28/09/2000, que dispõe sobre a inspeção sanitária e industrial dos produtos de origem animal e vegetal, e dá outras providências.

 

Como é do conhecimento de grande parte da população gloriadouradense, a inspeção sanitária e industrial dos produtos de origem animal e vegetal está devidamente regulamentada em nosso Município. No entanto, a Lei Municipal nº 723, de 28 de setembro de 2000, estará brevemente completando sete anos, porém, os efeitos de sua ação são inexistentes.

 

Ressaltamos que esta Lei regula a obrigatoriedade da prévia inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal e vegetal, produzidos no Município, em sua área geográfica, conforme prevêem dispositivos constitucionais, além de amparo nas Leis Federais nºs 1.283 e 7.889, em consonância com a Lei Estadual nº 1.232.

 

A Lei Municipal, conhecida como “SIM” – (Serviço de Inspeção Municipal), é um departamento vinculado diretamente à Secretária Municipal de Higiene e Saúde Pública e, abrange os aspectos industriais e sanitários dos produtos de origem animal e vegetal comestíveis, e não comestíveis, preparados, transformados, depositados ou em trânsito.

 

Na realidade, nosso objetivo maior através desta matéria indicativa, é solicitar da Ilustre Prefeita que, vislumbre a possibilidade da instalação de um “Abatedouro Municipal”, conforme especifica a Lei 723/00, Art. 10, inciso I.A implantação do Abatedouro Municipal é um objeto mirado pelos comerciantes da nossa cidade, notadamente, aqueles que trabalham com produtos de origem animal e vegetal, caso específico dos mercados e supermercados que, buscam carne bovina e suína, fora do âmbito municipal, isto causa perca de tempo e, principalmente, majoração dos produtos desta natureza.

 

Outro detalhe que ressaltamos é que, no caso da carne bovina e suína que são transportada para o consumo interno em Glória de Dourados, na hora da manipulação, beneficiamento, transformação e armazenamento, depende de inspeção sanitária ‘in loco’, inspeção esta que está sendo feita por um médico veterinário local, isto, dificulta sobremaneira a transformação dos produtos derivados de origem aqui especificados.

 

Com a instalação de um Abatedouro Municipal, estes problemas enfrentados por aqueles que lidam com estes produtos, estariam praticamente equacionados com a colocação em prática do – SIM – (Serviço de Inspeção Municipal) que, há tempos vem sendo solicitado em nosso Município.

 

Portanto, esperamos contar com o bom senso e o espírito empreendedor da Prefeita, no intuito de solucionar esta pendenga que há tempos vem causando certos transtornos àqueles que trabalham com os produtos retro-mencionados, isto sem analisar o outro lado, ou seja, melhores e mais rápidas inspeções e, possibilitar a melhora da receita financeira municipal.

 

Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS