Menu
PASSARELA
terça, 17 de julho de 2018
SADER_FULL
Busca
DR. SHAPE
Brasil

Líderes políticos tentam uma eleição pacífica na Assomasul

27 Dez 2004 - 08h27
 

Os principais líderes políticos do Estado articulam a escolha de uma chapa que contemple todas as forças políticas para comandar a (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) nos próximos dois anos de mandato.
 
A eleição para preencher os 20 cargos da diretoria da entidade, que representa os 78 municípios do Estado, está marcada para o dia 10 de janeiro.

A operação envolve o governador Zeca do PT, o presidente da Assembléia Legislativa, Londres Machado, e o presidente regional do PDT, João Leite Schimidt. 

Pelo menos por enquanto, desejam suceder o presidente da Assomasul, Waldeli dos Santos Rosa (PMDB) os prefeitos Eraldo Jorge Leite (PL), de Jateí, Mara Caseiro (PDT), de Eldorado, Osvane Ramos (PT), de Dois Irmãos do Buriti, e Felipe Orro (PTB), de Aquidauana.

De comum acordo, os líderes decidiram não partir para o confronto na escolha da diretoria da entidade, como ocorreu há dois anos, quando o ex-prefeito de Amambai, Dirceu Lanzarini (PL), venceu seu colega de Dois Irmãos do Buriti, Osvane Ramos (PT), cuja disputa quase racha a entidade.

A intenção dos principais articuladores políticos estaduais é impedir possível racha e o desgaste dos novos prefeitos, que tomarão posse em 1o de janeiro. Esse mesmo pensamento tem o presidente Waldeli.

Na semana passada, ocorreu a primeira reunião da qual também participaram o chefe da Casa Civil, Raufi Marques, o líder do governo na Assembléia, Ary Rigo (PDT), representando o governador, e o deputado federal Vander Loubet (PT) e os prefeitos interessados no comando da entidade.

Está prevista para hoje novo encontro, desta vez com a participação apenas dos prefeitos interessados em presidir a Assomasul.

A preferência de Londres, que lidera grupo de prefeitos, é pelo nome de seu companheiro de partido e seguidor político, Eraldo Jorge Leite, que tem a simpatia de várias correntes políticas, inclusive dos próprios pré-candidatos que acenaram em abrir mão para apóia-lo, dependendo da distribuição dos cargos que compõem a diretoria da Assomasul.

A única resistência para se chegar ao consenso estaria no interesse de Felipe Orro, que está disposto a ir para o confronto direto. Mesmo assim, a possível candidatura do petebista não ameaça as pretensões dos líderes políticos envolvidos no processo sucessório.

Londres avisou, na semana passada, que se houver disputa vai trabalhar para eleger seu candidato. O projeto do deputado não encontra resistência do governo, que está disposto a compor, indicando seu candidato, Osvane Ramos, para um cargo estratégico na diretoria da Assomasul, a exemplo do PDT, que tem como forte alternativa o nome da prefeita de Eldorado, Mara Caseiro. 

PREFEITURAS — A partir do ano que vem o PSDB passa a administrar as seguintes prefeituras: Deodápolis, Jardim, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Ribas do Rio Pardo. Já o PMDB comandará Alcinópolis, Anaurilândia, Batayporã, Bonito, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Costa Rica, Ivinhema, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas.

O PFL terá as prefeituras de Itaporã, Laguna Carapã e Maracaju, enquanto o PT administrará os municípios de Bataguassu, Cassilândia, Corguinho, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Itaquiraí, Japorã, Jaraguari, Miranda, Mundo Novo, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde, Santa Rita do Pardo e Vicentina.

O PDT comandará as prefeituras de Água Clara, Amambai, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bela Vista, Coxim, Douradina, Eldorado, Iguatemi, Juti, Ladário, Nioaque, Rochedo, São Gabriel e Sete Quedas. 

O PTB administrará Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Chapadão do Sul, Figueirão, Inocência, Rio Brilhante, Selvíria e Taquarussu, enquanto o PL vai governar as prefeituras de Aral Moreira, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Jateí, Naviraí, Nova Andradina e Paranaíba. O PV, comandará apenas Tacuru.

 

Assomasul

Deixe seu Comentário

Leia Também

GRANA
Governo antecipa primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Severo é preso e humilha Roberval
FUTEBOL PELO MUNDO
Real Madrid se recusa a permitir que Vinícius Júnior permaneça no Flamengo até o final de 2018
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Luzia descobre que seu filho com Beto não morreu
CONCURSOS - OPORTUNIDADES
Concurso: 13 órgãos abrem as inscrições para 1,9 mil vagas nesta segunda
FOI SALVAR O MELHOR AMIGO
Jovem morre afogado após pular em rio para tentar salvar cachorro
EDUCAÇÃO - FIES - INSCRIÇÕES
Fies abre inscrições nesta segunda com 155 mil vagas para 2º semestre
BOA NOTICIA
Preço da gasolina nas refinarias cai para R$ 1,997
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Karola vira escrava sexual de Remy
BRIGA DE RUA
Homem morre pendurado em grade