Menu
SADER_FULL
quarta, 23 de janeiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Leia o artigo "Prefácio Para a Fé" por Gilberto Mendes

4 Set 2007 - 10h21

PREFÁCIO PARA A FÉ

 

A distância para a igreja de onde estava, não era assim tão grande, mas compreendia um belo trecho. Eu, sentado dentro do carro, aguardava um amigo, assistia a vida que passava. A senhora surgiu de repente, a acompanhei desde o primeiro instante, vinda de não sei onde. Então, ficou parada no centro da rua. Nunca soube e nem saberei se ela sabia que eu estava ali, tão próximo a ela. Estava oculto dentro do carro, pensando na vida, prisioneiro dos temores das muitas decisões que tinha de tomar.

 

Observei a mulher, instintivamente. Veio caminhando lentamente, até chegar ao centro da rua, bem de frente a igreja. Parou, olhou para o céu solenemente. Levantou o braço direito à altura do rosto, a mão espalmada. Persignou-se respeitosamente. Voltou a estender a mão espalmada para a igreja, olhou para o céu, persignou-se novamente. Repetiu esta ação, uma terceira vez. Depois, olhou para a igreja com carinho e voltou para o seu caminho, andando lentamente, pois para ela, as urgências tinham outro sentido e significado, distintos dos meus, distintos das do restante do mundo.

 

Tentei entender a cena, cheia de significados e simbologias. Tento aprender  com as lições que a vida, diariamente, me oferece. Não sou agnóstico. Não sou hedonista, destes que colocam a satisfação material como primeiro plano em suas vidas tacanhas; fundamento minhas relações e ações cotidianas no temor e no amor a Deus. Contudo, diante daquela senhora e sua fé inabalável; diante daquela senhora e seu respeito a Deus; diante daquela senhora e sua determinação e confiança na vida; diante daquela senhora e sua humildade; diante de tudo isso, senti-me pequeno, pobre, arrogante, devedor. Voltei meus olhos para a igreja, as portas estavam fechadas, mas, sem entender como, senti uma energia vindo dela, me apoderando, me acalentando, me dando forças. Nós nunca sabemos quando o grande milagre irá acontecer, o milagre que nos põe face a face com Deus. Tudo fica mais fácil quando nosso olhar se volta para o que é realmente importante nesta vida, e o fundamental está na construção do amanhã que fazemos hoje. Aquela senhora sabia disso. Ela sabia que este mundo é o maior de todos os templos, que nossas ações no cotidiano é a maior de todas as orações e que nossa vida não pode estar divorciada de Deus. De repente, a vida me ficou menos urgente. Todas as esperas abreviaram-se. Percebi que fora abençoado com uma resposta, e todas as respostas devem ser louvadas. Eu compreendi a senhora e todo o seu ritual de fé, e o porque de seu semblante tranqüilo. Nesse momento sorri, não com a face, e sim com a alma. Sorri não para os homens, e sim para Deus, e meu sorriso iluminou-me com uma luz amorosa. Fui interrompido em minhas meditações e preces pelo companheiro que chegava e chamou-me a atenção para minha “cara esquisita”.

É que eu vi um anjo!” Respondi.

 

O sujeito riu as gargalhadas zombando de meu anjo que, para ele, trajava decotes agressivos e mini-saias ousadas.

 

Pobre tolo, pensei, existem mais coisas no mundo que decotes e mini-saias ousadas. E fui embora, pensativo, absorto nas coisas de Deus....Nas maravilhosas coisas de Deus!

Deixe seu Comentário

Leia Também

PERSISTÊNCIA
Filho de faxineira e porteiro passa em medicina no Paraná
RENOVAÇÃO LICENÇA
Extinção de mais 130 rádios comunitárias no Brasil deve alcançar emissora de Ponta Porã
CENAS FORTES
Vídeo flagra mulher sendo agredida por ex-marido com socos e chutes
GUERRA NO RJ II
Parentes de mortos durante chacina em São Gonçalo e Itaboraí dizem que vítimas eram inocentes
GUERRA NO RJ
Chacina deixa pelo menos 7 mortos na Região Metropolitana do Rio
BBB 19
Famosos protestam contra Maycon por agredir animais e mãe o defende: 'Não é um monstro'
MORTE A ESCLARECER
Exército investiga morte de sargento após teste de aptidão física
CASO DE POLÍCIA
Rapaz morre em pátio de motel
MINISTRA DO MS NO GOVERNO BOLSONARO
Ministra Tereza Cristina garante fortalecer cadeia do leite e agricultura familiar
PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho