Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Leia o artigo "Prefácio Para a Fé" por Gilberto Mendes

4 Set 2007 - 10h21

PREFÁCIO PARA A FÉ

 

A distância para a igreja de onde estava, não era assim tão grande, mas compreendia um belo trecho. Eu, sentado dentro do carro, aguardava um amigo, assistia a vida que passava. A senhora surgiu de repente, a acompanhei desde o primeiro instante, vinda de não sei onde. Então, ficou parada no centro da rua. Nunca soube e nem saberei se ela sabia que eu estava ali, tão próximo a ela. Estava oculto dentro do carro, pensando na vida, prisioneiro dos temores das muitas decisões que tinha de tomar.

 

Observei a mulher, instintivamente. Veio caminhando lentamente, até chegar ao centro da rua, bem de frente a igreja. Parou, olhou para o céu solenemente. Levantou o braço direito à altura do rosto, a mão espalmada. Persignou-se respeitosamente. Voltou a estender a mão espalmada para a igreja, olhou para o céu, persignou-se novamente. Repetiu esta ação, uma terceira vez. Depois, olhou para a igreja com carinho e voltou para o seu caminho, andando lentamente, pois para ela, as urgências tinham outro sentido e significado, distintos dos meus, distintos das do restante do mundo.

 

Tentei entender a cena, cheia de significados e simbologias. Tento aprender  com as lições que a vida, diariamente, me oferece. Não sou agnóstico. Não sou hedonista, destes que colocam a satisfação material como primeiro plano em suas vidas tacanhas; fundamento minhas relações e ações cotidianas no temor e no amor a Deus. Contudo, diante daquela senhora e sua fé inabalável; diante daquela senhora e seu respeito a Deus; diante daquela senhora e sua determinação e confiança na vida; diante daquela senhora e sua humildade; diante de tudo isso, senti-me pequeno, pobre, arrogante, devedor. Voltei meus olhos para a igreja, as portas estavam fechadas, mas, sem entender como, senti uma energia vindo dela, me apoderando, me acalentando, me dando forças. Nós nunca sabemos quando o grande milagre irá acontecer, o milagre que nos põe face a face com Deus. Tudo fica mais fácil quando nosso olhar se volta para o que é realmente importante nesta vida, e o fundamental está na construção do amanhã que fazemos hoje. Aquela senhora sabia disso. Ela sabia que este mundo é o maior de todos os templos, que nossas ações no cotidiano é a maior de todas as orações e que nossa vida não pode estar divorciada de Deus. De repente, a vida me ficou menos urgente. Todas as esperas abreviaram-se. Percebi que fora abençoado com uma resposta, e todas as respostas devem ser louvadas. Eu compreendi a senhora e todo o seu ritual de fé, e o porque de seu semblante tranqüilo. Nesse momento sorri, não com a face, e sim com a alma. Sorri não para os homens, e sim para Deus, e meu sorriso iluminou-me com uma luz amorosa. Fui interrompido em minhas meditações e preces pelo companheiro que chegava e chamou-me a atenção para minha “cara esquisita”.

É que eu vi um anjo!” Respondi.

 

O sujeito riu as gargalhadas zombando de meu anjo que, para ele, trajava decotes agressivos e mini-saias ousadas.

 

Pobre tolo, pensei, existem mais coisas no mundo que decotes e mini-saias ousadas. E fui embora, pensativo, absorto nas coisas de Deus....Nas maravilhosas coisas de Deus!

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis