Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Leia o artigo “Plano de saúde: para que serve mesmo?” por Silva Junior

1 Set 2010 - 12h06Por

 

 

Plano de saúde: para que serve mesmo?

 

 

Silva Junior

 

 

“Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todos” – Salmos 34:20

 

 

Em tese um projeto de plano de saúde nasce para trazer pouco mais de segurança ao conveniado. Pelo menos, essa deveria ser em tese a premissa desse empreendimento, sim, um “grande” empreendimento pelo valor mensalmente pago. Mas o que se vê ultimamente é algo repugnante, o descaso como o cidadão conveniado vem sendo tratado. Agente observa fatos horripilantes ocorrerem em outros locais e nunca imaginamos passar pelo mesmo vexame. Mas, não é bem assim. Outro dia, nossa filha de oito anos de idade apresentou certo desconforto, com um quadro de vômito e diarréia, fato corriqueiro, possivelmente provocado pela baixa umidade relativa do ar, necessitando de pronto atendimento, mas o que se viu foi um total descaso, inclusive, com insinuações de que se fosse consulta particular, dar-se-ia um jeito de “encaixar”.

 

Um tratamento humilhante para quem mantém religiosamente em dia o pagamento das altas mensalidades, inclusive com desconto direto na folha de pagamento. Um tratamento bem diferente quando procurados com promessas mirabolantes em termos de cobertura individual e coletiva, ou seja, para toda família, oferecidos por esse segmento antes de assinar contrato.

 

Mas, continuando, mesmo tendo em vista a urgência do atendimento pelo quadro apresentado, no balcão do hospital, um dos mais antigos da cidade, fomos simplesmente informados que no período da manhã não há atendimento pediátrico, como se quisessem dizer “se vira”. Era por volta das 8h e esta foi a resposta já grosseira da atendente ao ser questionada sobre a situação da criança, a qual ainda quis insinuar que se quiséssemos que voltássemos às 16h30.

 

Ora se a criança apresentava estado debilitado naquele momento, será que teria forças para suportar mais de oito horas para receber atendimento?

 

Fiquei indignado, impotente e revoltado, saí dali e imediatamente fui para outro lugar em busca de atendimento. No trajeto comecei a refletir sobre o descaso apresentado pelo governo com a saúde pública e não é de agora a chiadeira que campeia sobre o papel desse grupo formado para agilizar emergência, mas que na verdade se mostra muitas vezes de forma inócua e sem comprometimento e a respeito dos milhares de clientes de Planos de Saúde que todos os dias passam por esta desconsideração e praticamente não tem a quem recorrer, pois a incompetência, descaso, desrespeito imperam entre todos os envolvidos.

 

Falei com dois pais de famílias sobre o acontecido e para minha surpresa, desagradável, descobri que não fui a única vítima. A dignidade não tem preço. Atenção e respeito cabem em qualquer situação, é inaceitável que gente de bem seja totalmente destratada por quem quer que seja. Algo precisa ser feito urgentemente na saúde pública e privada brasileira a favor do “contribuinte”, para não se correr o risco de descambar para falta de decência nos mais diversos segmentos sociais. Não podemos sob hipótese alguma ficar calados frente a um descalabro desses. O cidadão que cumpre com suas obrigações tem que receber tratamento diferenciado sim.       

 

Chega. Ninguém agüenta mais. A banalização anda a passos largos. Tem que ser freado. A nação pede socorro. Vamos procurar nossos direitos: Ministério Publico Estadual, Federal, Procon, Ouvidoria, Imprensa e o que for preciso para tentar coibir o fantasma do jeitinho nojento de tentar ludibriar ou acobertar irresponsabilidades.

 

No popular, o brasileiro é bonzinho e não reclama dos seus direitos, estou iniciando por vocês minha divulgação sobre os problemas com o meu plano de saúde, que aliás, não é a primeira vez que me traz aborrecimentos, para que os demais clientes ao adquirir planos de saúde, tenham cuidado, abram os olhos, pois quando você mais precisa, te deixa completamente desencantado, perdido e sem ter ninguém a quem recorrer. Problemas acontecem, mas o que não pode acontecer é a falta de respeito, descaso, deixando o cliente com a sensação de que é a pior assistência médica, tendo que recorrer ao particular e até mesmo ao SUS. Isso é um absurdo!” ...

 

 

Jornalista – Formado pelo Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran)

 

Em Breve. Cá Taremos.

 

E-mal:silvajuniorddos@gmail.com

 

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho