Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Leia o artigo “OBRIGADO” A UM EX-GOVERNADOR" por Marcos Troquez

27 Out 2010 - 18h06Por

Certa feita, meu filho e eu fomos a uma instituição estadual de ensino em busca de um documento. Para minha surpresa, lá pude rever vários colegas dos meus tempos de professor e diretor de escola pública nas décadas de 80 e 90. Entre estes heróis estava um senhor muito dedicado e compenetrado nas tarefas que executava (serviços burocráticos). Este, além do par de óculos com vários graus, necessitava ainda do auxílio de uma “lupa” para enxergar os escritos dos livros e documentos. Chamei a atenção de meu filho para tal situação e lhe falei que aquele ali seria eu se não tivesse dado ouvidos aos conselhos de meu ex-governador.
Hoje sou funcionário público federal quase aposentado, com um salário razoável e ainda com boa saúde, graças a Deus. E aquele cidadão, será que já aposentou? Será que viverá para isto? Será que poderá curtir um pouco a vida após aposentar? O meu amigo ex-governador, eu sei pela mídia que está muito bem.
Recentemente, encontrei-o em uma festa, porém não tive oportunidade de agradecê-lo. Mas agradecê-lo por quê? Vamos lá:
Lá pelos fins dos anos 80 e início dos 90. Eu era professor e diretor de escola na rede estadual de ensino do Mato Grosso do Sul. Estávamos já há 7 meses sem o pagamento dos nossos salários. Então a classe dos professores decidiu fazer um movimento reivindicando seus pagamentos.
Assim como os demais colegas de profissão, “comi o pão que o diabo amassou” para sobreviver. Casado há pouco tempo, com uma filhinha recém-nascida, eu e minha esposa sobrevivemos com a ajuda de parentes e amigos. Pra piorar as coisas, no dia em que eu recebi todo o atrasado no banco (de uma só vez), perdi todo o dinheiro no caminho pra casa. Não fui assaltado, não. Perdi mesmo. Mas com a ajuda de Deus sobrevivi e hoje estou aqui.
Na ocasião das reivindicações pelos salários atrasados, tivemos que ouvir ainda do governador o seguinte conselho: “Quem não está contente, que faça concurso para outra coisa”. E foi o que eu fiz.
Tenho orgulho, respeito e admiração pelos meus companheiros heróis que permaneceram na educação e também pena por muitas vezes estarem submissos a inescrupulosos governantes que não valorizam uma das mais importantes categorias para a formação de uma sociedade melhor: o professor.

Esta história leva-nos a refletir sobre a atitude do referido governador que, ao invés de buscar melhorar os salários e as condições de trabalho dos professores, fez “pouco caso” da profissão docente sugerindo-lhes a mudança de emprego, como se os professores não merecessem receber salários dignos e em dia.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados