Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 22 de outubro de 2019
CACAU SHOW FÁTIMA DO SUL 0
Busca
DENTAL ART
Brasil

Leia o artigo “A Vinda do Presidente Lula em Dourados”, José Tibiriçá

16 Ago 2010 - 18h10Por José Tibiriçá

A Vinda do Presidente Lula em Dourados

 

 

 

Há 56 anos é noticiado que em 24 de agosto de 1954, suicidou-se   com um tiro no coração, em seu quarto, no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, o Presidente Getúlio Dorneles Vargas. Sua influência se estende até hoje, a sua herança política é invocada pelos dois partidos políticos, o Partido Democrático Trabalhista - PDT, fundado em 17/06/1979 por Leonel de Moura Brizola, falecido em 21 de junho de 2004 e pelo  Partido Trabalhista Brasileiro – PTB.

 

Sua sobrinha-neta Cândida Ivete Vargas Tatsch, falecida em 03 de janeiro de 1984, conhecida como Ivete Vargas presidiu a seção paulista do PTB até a extinção da legenda em 1965, pelo AI-2; após isso, foi também cassada em 16 de janeiro de 1969, pelo regime militar. Em 1979 presidiu uma das facções que disputaram o controle da sigla do PTB, com o grupo de Leonel Brizola e finalmente em 1980, por decisão do TSE, ganhou a disputa, tornando-se a Presidente Nacional do Novo PTB e o  grupo ligado a Brizola passou então a organizar o PDT.

 

Getúlio era chamado pelos seus simpatizantes de "o pai dos pobres", frase bíblica contida no livro de Jó, 29:16, título criado pelo seu Departamento de Imprensa e Propaganda, o DIP, enfatizando o fato de Getúlio ter criado muitas das leis sociais e trabalhistas brasileiras. As pessoas próximas o tratavam por "Doutor Getúlio", e as pessoas do povo o chamavam de "O Getúlio", e não de "Vargas". A sua doutrina e seu estilo político foram denominados de getulismo ou varguismo e os seus seguidores, até hoje existentes, são denominados getulistas.

 

A partir da criação dos dois primeiros cursos implantados no CEUD em 1971, o de Letras e Estudos Sociais, cujo vestibular foi realizado no mês de março daquele ano, fui aprovado para o de Letras com Inglês. A partir daí surgiram vários movimentos para ampliação dos cursos, pois pertencíamos à UEMAT, cuja sede era Cuiabá-MT.

 

No dia 24 nossa população estará recebendo o Sr. Luís Inácio Lula da Silva, hoje Presidente do Brasil para oficializar a entrega da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Esta Universidade e tentar trazer alguns dividendos para Zeca do PT.

 

Houve a divisão do Estado de Mato Grosso, sendo criado o Estado de Mato Grosso do Sul e a sede da UFMS passou a ser Campo Grande-MS. Além do dos cursos implantados inicialmente, posteriormente instalaram o curso de agronomia no 1º semestre de 1978, no então Centro Universitário de Dourados (CEUD), onde funcionava a unidade da UEMT -Universidade Estadual de Mato Grosso. Hoje funciona no Campus, na Vila Cerrito, aproximadamente 13 km, antes da Picadinha.

 

Uma universidade sempre foi  aspiração de todos os douradenses e de uma gama de professores que depois de várias reuniões, envolvendo muitas entidades representativas, entregaram as propostas ao então deputado federal Sérgio Manuel da Cruz na década 1980 que apresentou o projeto de lei para criação da universidade com sede em Dourados, pois tínhamos a necessidade de independência de Campo Grande. O projeto  foi aprovado, mas ficou na gaveta, porque não era interesse dos políticos campograndeses, pois como a UFMS era sediada lá, iam perder muitas verbas. Lembram-se da luta que Dourados travou para implantação do curso de agronomia com Campo Grande? Nossos valentes deputados José Cerveira e Celso Müller do Amaral deram um nocaute no deputado Rubem Figueiró que tinha planejado tudo para nos tirar o curso e levar para Campo Grande. Nós douradenses não podemos ter memória curta, cuidado com alguns candidatos que vem da capital e nada fazem por nossa região, apenas levam o voto de quatro em quatro anos.

 

A UFGD foi criada enfim no dia 01 de agosto de 2005,  implantada depois de muita pressão, após muitas lutas por uma gama de pessoas interessadas  no progresso de Dourados, sem cor partidária e nesses cinco anos  muitos cursos passaram a existir e hoje tem um orçamento próprio.

 

Não devemos nada a Campo Grande, apenas temos que melhorar nossa representação política a nível estadual e federal, apesar de que os dois representantes na câmara federal atuais merecem retornar a Brasília. Bom seria se tivéssemos também um senador que fosse douradense para olhar melhor por nossa região, afinal até Ponta Porã já teve e nós temos condições de levar um, basta a concientização dos eleitores da graande Dourados. Não se deve levar em conta o partido, pois há tempo que se acabou a fidelidade partidária com os inúmeros partidos que foram criados.

 

Diria que a UFGD não tem pai, mas sim uma família, pois o trabalho para sua criação teve o esforço de todas as classes sociais. Outrora, poucos podiam cursar uma universidade e uma minoria  de privilegiados, estudavam nos grandes centros, como Curitiba, São Paulo, Rio e outras outras cidades importantes..

 

No dia 03 de outubro devemos pensar em eleger além de um senador com raízes em nossa cidade, bons deputados estaduais e federais, afinal eles serão os nossos portavozes, nossos advogados, nossos procuradores, que com o mandato, passam a ser nossos representantes.

 

A data da vinda do Presidente em Dourados anunciada pela imprensa, coincide com o dia em que o Presidente Getúlio nos deixou,  ainda não existe uma resposta concreta sobre o motivo do seu suicídio. A coincidência  é que o autor do projeto original da criação da universidade, ex-deputado Sérgio Manuel da Cruz, conhecido popularmente como pau na mula é  pernambucano como o Presidente Lula.

 

A entrega da UFGD  será concretizada no dia 24 de agosto e seria de bom alvitre que o cerimonial da universidade incluísse na pauta uma homenagem ao jornalista, ex-deputado Sérgio Manuel da Cruz pelo seu empenho, que militou também como jornalista em Dourados, trabalhou no Jornal O Progresso..

 

O ex-Presidente Getúlio Dorneles Vargas poderia ser homenageado, colocando-se flores ao pé de sua estátua, postada no contorno da Avenida Presidente Vargas e Joaquim Teixeira Alves. A estátua foi uma idéia levada pelo falecido Ha

Deixe seu Comentário

Leia Também

ABUSO SEXUAL
Adolescente foge de casa após ser estuprada várias vezes por padrasto
NOVELA GLOBAL
Josiane apanha e perde um dente na cadeia em 'A dona do pedaço'
FENOMENO DA NATUREZA
Chuva de meteoros cruza o céu na madrugada desta terça-feira (22)
FAMOSOS
Vítima de gordofobia, Cleo expõe parte mínima do corpo em clique sexy
ENEM 2019
Veja 13 temas de redação que podem cair no Enem 2019
TRAGÉDIA NA 2ª FEIRA
Acidente entre três veículos deixa um morto e dois em estado grave
ESTUPRO
Moça de 19 anos foi estuprada e agredida com chicote por homem de 52 anos
BRIGA DE CASAL
Homem arrasta e passa com o carro por cima da ex-mulher. VEJA O VÍDEO
TRAGEDIA NO RIO
Tragédia com dois mortos no Piquiri Rio chocou a região.
CENTENÁRIO
'Escolinha' exibe homenagem aos 100 anos de Orlando 'Seu Peru' Drummond