Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Leia o artigo "A COMUNIDADE QUILOMBOLA E A GRANDE" por José T.M.F

28 Set 2010 - 15h34Por José T.M.F

 

Sempre estou atento aos assuntos relacionados à Picadinha, principalmente quando se trata da farsa que criaram no ano de 2005, com o apoio de  membros da administração anterior, chamada de Quilombo. Hoje lendo matéria publicada nos jornais eletrônicos de nossa cidade, publicada pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Dourados, quando membros da associação lideradas por Ramão Castro de Oliveira e Edimir de Paulo, responsável pelo Conselho Estadual do Conselho do Negro, reuniram-se com o Secretário de Governo, Secretário de Obras, Assistente Social e Comunicação Social da municipalidade de Dourados, para pedir o andamento no projeto de construção de um poço artesiano para a Comunidade Remanescente do Quilombo da Picadinha.

O membro do Conselho Estadual cobrou a liberação de uma verba de R$ 70.938,06 (setenta mil, novecentos e trinta e oito mil reais e seis centavos), liberada pela FUNASA. Informou que a comunidade é composta de 350 pessoas, que é uma grande mentira e até consta do relatório técnico antropológico que o Superintendente Estadual do Incra do Mato Grosso do Sul, Waldir Cipriano do Nascimento mandou elaborar, recentemente foi demitido e preso pela Polícia Federal, por envolvimento em falcatruas ao superfaturar terras por ocasião de desapropriação.

Pergunto até quando estas mentiras estarão presentes?

Secretária Itaciana Santiago, a senhora fez parte dessa secretaria no governo Tetila, no governo Ari e continua neste e deve  ter conhecimento do que estou falando, pois certa vez fizeram um programa para produção de pepino, plantação de maniva para produção de farinha, através do secretário de agricultura Pascoalik, gastaram muito dinheiro e até hoje estamos aguardando o resultado.

Quanto ao número de pessoas quero ressaltar que a comunidade dos descendentes de Desidério Felipe de Oliveira é composta na Picadinha de no máximo sete famílias, não chegam a trinta pessoas, sendo uma mentira a informação de que lá vivem 350. Com essa mentira até um professor da UFGD ganhou um prêmio noticiado em jornais de nossa cidade.

Está na hora de se acabar com tantas mentiras, tem muita gente interessada em desestabilizar os produtores da Picadinha com interesses eleitoreiros. Já  gastaram tanto dinheiro ali, construíram-se casas para pessoas em terras particulares, com dinheiro público, só porque se autodeclararam quilombolas. Construíram um prédio de alvenaria também com recurso público em terra particular, cuja proprietária Elisa de Oliveira está morta, área de terra que está em condomínio com minha propriedade e na mesma matrícula. Esta obra foi construída com a participação da administração municipal presidida pelo professor Tetila, cujo processo encontra-se arquivado na Secretaria de Obras da municipalidade de Dourados. Apesar de ter protocolado a denúncia no Ministério Público Federal e Estadual e também na prefeitura de Dourados, na última semana do seu governo em 2007, encontram-se andando a passo de tartaruga.

Importante foi a medida tomada pelo Juiz Prefeito ao exigir o recadastramento das pessoas para a aquisição de casas populares que serão sorteadas no próximo mês de outubro. Seria também muito importante o recadastramento dessas pessoas na comunidade em questão, in loco, que se dizem quilombolas. O que eu tenho a afirmar é que existiu sim, 350 pessoas cadastradas para receberem terras, caso o processo administrativo fosse procedente. Estas famílias vinham recebendo cestas básicas do governo Zeca, muitas delas com endereço em vários bairros de Dourados e posso comprovar, pois encontram-se relacionadas nominalmente no relatório técnico antropológico que contestei no começo do ano. O governo estadual atual, fez um recadastramento com a participação de membros da Funasa, onde  apareceram apenas sete famílias, fato noticiado pelo douradosnews no dia 27 de fevereiro de 2007, às 12,58 horas, com esta manchete: Quilombolas são cadastradas em programa da Saúde.

Dr. Carlos Alberto Farnesi, Secretário de Governo, conheço-o há muitos anos, conheço o Juiz Prefeito, Dr Eduardo Rocha, não entrem nessa canoa furada. Seria interessante que se nomeasse uma comissão de pessoas de bem para comprovar a veracidade dos fatos lá na Picadinha..

Dourados-MS, 27 de setembro de 2010.

 

José Tibiriçá Martins Ferreira, advogado e proprietário rural na Picadinha.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS