Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Leia o a artigo “Parlamentar ou Pralamentar”, por Demerval Nogueira

1 Jun 2010 - 11h25Por Demerval Nogueira

Parlamentar ou Pralamentar?

 

 

Demerval Nogueira*

 

 

Ano de 2010 em ação global brasileira, ano de muitas falácias e muito barulho tipo longa metragem, afinal é ano eleitoral e, porque não dizer, também de Copa do Mundo! Salve! Salve meu povão verde e amarelo! Vai ser barulho para todos os lados e rojão que sobe e arrebenta! Na verdade, o povo brasileiro, com exceções óbvias carrega no sangue a grande ‘magia’ de politicar, entrar no ritmo do carnaval e discutir o esporte ‘Bretão’. A eleição acontece no dia 3 de outubro, exatamente no domingo, é pra votar e não folgar no dia do ‘descansinho’ do final de semana. O povão brasileiro finge não gostar nada da propalada política, entretanto quando começa a esquentar as ‘turbinas’ das eleições, boa parte não, mas tem neguinho que sapateia, pula, se espreme, esfola-se e grita trajado a ‘rigor’, com direito a tudo, camiseta, botons, adesivos pregados nas costas, na cueca, aliás, carregar ‘objetos’ na cueca virou moda em nosso país, tudo isto ostentando a bandeirola do seu predileto, todo esfuziante e na expectativa de vencer a contenda eleitoral! E até mesmo, firmando aposta.

 

 

Nesta temporada mais de 127 milhões de eleitores localizados em todos os quadrantes do Brasil vão escolher o novo ou a nova presidente da República Federativa tupiniquim, dois senadores em cada Estado brasileiro, incluindo o Distrito Federal, 513 deputados federais, 27 governadores e todos os deputados estaduais que representam seus respectivos Estados nas Assembléias Legislativas, inclusive os deputados distritais. Portanto, é candidato Brasil afora, que não acaba mais... E é ai onde reside o perigo! Começa a propaganda eleitoral, grande parte do ‘consagrado e eternizado’ eleitorado já diz logo, “só voto em quem me pagar bem! Se não me arrumar uma ‘grana’, não voto em ninguém este ano”. Eu pergunto, seria uma má formação, digamos, educacional? Ou os acontecimentos políticos que geram as ‘fabulosas’ notícias de constantes escândalos? Mau costume? O descrédito que o eleitor tem quando o assunto gira em torno de política e políticos? Ou a falta de representatividade de grande parte dos seus representantes nas diversas esferas?

 

 

Só temos a dizer que, política é coisa séria! Vamos escolher nossos representantes por quatro anos de mandatos e os novos senadores por oito anos. É preciso ter cautela e raciocinar com precisão, averiguar corretamente a postura do candidato seja para este ou para aquele cargo e, procurar sempre escolher o melhor. Nós vivemos em um país onde a credibilidade política deixa muito a desejar, isto porque nós temos representantes na condição de Parlamentar e ‘Pralamentar’! É sério tudo isso que estou afirmando. O que nós brasileiros não podemos é generalizar, ou seja, colocar todos os políticos no mais baixo patamar, como se todos fossem corruptos, assim como, não podemos estabelecer cristalinamente que todos sejam os verdadeiros arautos da moralidade pública. Longe disso. Mas você não precisa dizer que não vai votar em candidato nenhum, este tipo de ação não leva a nada, apenas favorece a proliferação dos lacaios. É necessário votar, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos, é preciso escolher e escolher bem. Tem muita gente boa na política é só analisar o perfil, proceder a um ‘retrato psicológico’ e, depois que você votar e ele se eleger, cobre dele, fiscalize seu trabalho, suas ações, o que está e o quê não está correto?

 

 

Hoje nós estamos na era da globalização (se bem que, na minha ótica a globalização é uma vertente obscura criada pelos países desenvolvidos para locupletar-se, atrofiar e pisotear os países pobres e emergentes forçando-os a acompanhar, traçarem planos e verificar que não tem condições de sair do submundo da miserabilidade). Mas estamos vivenciando também a era da interatividade, digital, da informática, onde tudo pode ser analisado à longa distância. Portanto, votar é preciso. Escolher bem é praticamente uma obrigação.

 

*O autor é Jornalista, Radialista e acadêmico do curso de Tecnologia em Recursos Humanos na Anhanguera/Uniderp

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS