Menu
SADER_FULL
sábado, 23 de fevereiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Leia a coluna "FALA SÉRIO !" por A.J.Rettenmaier

20 Out 2010 - 18h32Por Antonio Jorge Rettenmaier

Como queima a Chama do Poder!
 

Mais do que queimar, corrói, corrompe, e destrutiva vai lambendo o bom senso, a verdade, a honestidade, o respeito e até a vida.

Que estranho poder tem essa chama. Mais poderosa do que a do amor, da paixão, da lealdade, da decência, da amizade, e até da realidade. É tão poderosa ao ponto de fazer ser humano renegar aos mais fortes valores que talvez tenha nutrido em toda sua existência.

Provoca promessas, mentiras, urde maledicências, cria fantasmas e espectros nos outros, desde que se lhe sirvam de vantagem.

Não estranhem nada vindo de quem é por ela lambido, por ela enfeitiçado, e que nela coloca todas suas esperanças de poder.

O incrível, entretanto é que esta chama vem de dentro de nós, e nos acompanha desde o nascimento. Nascemos gritando para demonstrar que somos os mais importantes da hora, crescemos lutando para sermos os melhores na escola, no esporte, nas brincadeiras, no namoro, no trabalho, na empresa, na vida.

Não imaginamos que pisando nos outros seres humanos como se fossem simples degraus, estamos cavando profundas covas em que espalhamos sementes de ressentimentos e frustramos o respeito dos outros.

Tudo, mas tudo mesmo somos capazes, pelo poder! Nossa chama é maior do que qualquer outra e nossa fogueira capaz de queimar mesmo que em fogo falso, toda e qualquer virtude alheia, sem pensar duas vezes que estamos destruindo mais do que nosso alvo, todos aqueles que o rodeiam. O importante é jogar do alto da torre de nossa igreja de perfeição as penas dos possíveis pecados dos outros. Depois eles podem tentar recolher.

Na busca do nosso poder, nossa chama envolve e queima a nobreza alheia, a virtude dos outros, e na verdade, o nosso próprio ser. Cegos e surdos para o alheio, só o lembramos para dele falar, e com a chama do poder de nossas palavras, se possível, o destruir.

Uma pena que ao alimentá-la de tal maneira ignóbil, não somos capazes de sentir que de nós mesmos, mais tarde, só restarão cinzas.

Só então, talvez seja possível se sentir, como queima a Chama do Poder!

À partir desta semana soma-se aos nossos parceiros o site LITORAL EM MOVIMENTO DE OSÓRIO – RS , www.litoralemmovimento.com.br, com noticias de todo litoral norte do Rio Grande do Sul. Vale à pena conferir. Sejam bem vindos.

Antonio Jorge Rettenmaier, Cronista, Escritor e Palestrante, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes. Esta coluna está em mais de setenta jornais impressos e eletrônicos no Brasil e Exterior.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PEDOFILIA
Babá de 15 anos recebia dinheiro para ter relações com patrão
PREOCUPANTE
Mineradora declara situação de emergência em barragem de Araxá
INTOLERANCIA RELIGIOSA
Delegado solicita ida à casa do 'BBB 19' para interrogar Paula, investigada por intolerância
RESUMO DAS NOVELAS
Mercedes convoca Murilo para uma conversa
CORTE CEGO
Megaoperação da PM em 18 bairros tem três mortos e cinco feridos
PERSISTÊNCIA
Ex-faxineiro se forma em Jornalismo e já está empregado
O QUE IMPORTA PARA VOCÊ?
Equipe médica leva paciente de UTI à formatura do filho
INDIGNAÇÃO
Pedreiro desafia Rodrigo Maia: 'Trabalhe 30 dias numa obra, que trabalho até os 80'
AMOR INCONDICIONAL
Cadela espera toda noite pela chegada de Boechat, diz mulher do jornalista
VIOLENCIA DOMESTICA
Reconstrução de rosto de mulher espancada na Barra vai durar seis meses, diz médico