Menu
LIMIT ACADEMIA
quinta, 21 de fevereiro de 2019
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Leia a coluna "FALA SÉRIO !" por A.J.Rettenmaier

7 Out 2010 - 11h08Por Antonio Jorge Rettenmaier

Aperitivo e sobremesa, ou...

Bem. Aí as coisas se confundem, ou não?
Lembro que quando moleque gostava de almoçar na casa de uma tia porque depois do almoço sempre vinha a sobremesa, aliás, para mim, o melhor do almoço.
Lembro que sempre os adultos tinham antes do almoço o tal do aperitivo, e na primeira vez que ouvi falar dele, fiquei curioso. Mas logo depois descobri que ele tinha duas versões. Uma era com licor, e a outra, coraçãozinho de frango assado. Descobri depois também, que o coração sempre completava o sabor do cálice... Hum... E parecia sempre ser tão delicioso! Nossa! E também sempre ficava tentando descobrir no que pensavam os adultos ao beber do cálice e depois estalar a boca com o coração. Como a curiosidade sempre é mais forte que o ouvido, apesar de sempre dizerem que aperitivo não era para criança, só a sobremesa, um dia caiu a resistência da obediência sobre o resto deixado sobre um cálice de aperitivo. E não era mesmo de todo ruim não. Também sobrara um coração, também provado e aprovado.
Aprendi então que antes do almoço era mesmo bom um aperitivo, e depois dele, uma sobremesa. Mas mais do que isso, aprendi a não ser guloso demais no almoço, e deixar sempre o estômago leve para bem aproveitar a sobremesa. Estomago pesado, conforme a hora da sobremesa, pode não parecer nada gostosa e até ter a culpa depois por uma indisposição maior.
E foi assim que aprendi que o aperitivo é bom, se bem sorvido da taça e devagarinho... O almoço deve ser aproveitado, mas sem exagero... E a sobremesa, saboreada com prazer.
E vejo hoje que também na vida, temos o aperitivo, o almoço, e a sobremesa. E nem sempre sabemos aproveitar qualquer um deles da maneira certa. É como diria o poeta mundano aquele. Há que saber aproveitar bem o antes, durante e também o depois. Até mesmo na idade, não?
Por isso cuidado para não abusar do almoço, e depois estragar a hora da sobremesa.
Só tem uma coisa que não consegui entender até hoje. Se o aperitivo e a sobremesa são tão bons, porque ninguém abre mão do almoço hein?
Hein? Hein?
Antonio Jorge Rettenmaier, Cronista, Escritor e Palestrante, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes. Esta coluna está em mais de setenta jornais impressos e eletrônicos no Brasil e Exterior.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIOLENCIA DOMESTICA
Reconstrução de rosto de mulher espancada na Barra vai durar seis meses, diz médico
REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Aposentadoria é para viver, não para receber só à beira da morte
CHANTAGEM
Ladrões invadem estabelecimentos, obrigam funcionárias a tirarem a roupa, filmam e extorquem vítimas
FORAGIDO
Atirador invade escritório de advocacia e mata duas pessoas
BBB 19
Rízia chora por estar acorrentada: 'Vontade de desistir'
LARANJADA
Deputados do PSOL distribuem laranjas na chegada de Bolsonaro à Câmara
AMOR A PROFISSÃO
Pedreira caprichosa viraliza com trabalho detalhista e ganha novos clientes
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
O Boticário apresenta Quasar Brave, venha conferir no O Boticário em Fátima do Sul
SUPERAÇÃO
Jovem que morou 5 anos nas ruas se forma em Direito
FENÔMENO
Maior superlua de 2019 iluminará o céu nesta terça, 19