Menu
SADER_FULL
quarta, 19 de dezembro de 2018
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Leia a coluna "FALA SÉRIO !" por A.J.Rettenmaier

7 Out 2010 - 11h08Por Antonio Jorge Rettenmaier

Aperitivo e sobremesa, ou...

Bem. Aí as coisas se confundem, ou não?
Lembro que quando moleque gostava de almoçar na casa de uma tia porque depois do almoço sempre vinha a sobremesa, aliás, para mim, o melhor do almoço.
Lembro que sempre os adultos tinham antes do almoço o tal do aperitivo, e na primeira vez que ouvi falar dele, fiquei curioso. Mas logo depois descobri que ele tinha duas versões. Uma era com licor, e a outra, coraçãozinho de frango assado. Descobri depois também, que o coração sempre completava o sabor do cálice... Hum... E parecia sempre ser tão delicioso! Nossa! E também sempre ficava tentando descobrir no que pensavam os adultos ao beber do cálice e depois estalar a boca com o coração. Como a curiosidade sempre é mais forte que o ouvido, apesar de sempre dizerem que aperitivo não era para criança, só a sobremesa, um dia caiu a resistência da obediência sobre o resto deixado sobre um cálice de aperitivo. E não era mesmo de todo ruim não. Também sobrara um coração, também provado e aprovado.
Aprendi então que antes do almoço era mesmo bom um aperitivo, e depois dele, uma sobremesa. Mas mais do que isso, aprendi a não ser guloso demais no almoço, e deixar sempre o estômago leve para bem aproveitar a sobremesa. Estomago pesado, conforme a hora da sobremesa, pode não parecer nada gostosa e até ter a culpa depois por uma indisposição maior.
E foi assim que aprendi que o aperitivo é bom, se bem sorvido da taça e devagarinho... O almoço deve ser aproveitado, mas sem exagero... E a sobremesa, saboreada com prazer.
E vejo hoje que também na vida, temos o aperitivo, o almoço, e a sobremesa. E nem sempre sabemos aproveitar qualquer um deles da maneira certa. É como diria o poeta mundano aquele. Há que saber aproveitar bem o antes, durante e também o depois. Até mesmo na idade, não?
Por isso cuidado para não abusar do almoço, e depois estragar a hora da sobremesa.
Só tem uma coisa que não consegui entender até hoje. Se o aperitivo e a sobremesa são tão bons, porque ninguém abre mão do almoço hein?
Hein? Hein?
Antonio Jorge Rettenmaier, Cronista, Escritor e Palestrante, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes. Esta coluna está em mais de setenta jornais impressos e eletrônicos no Brasil e Exterior.

Deixe seu Comentário

Leia Também

A QUE PONTO CHEGAMOS
Mãe mata o próprio filho após ser flagrada com amante pelo menino
MINÍSTRA DO MS NO GOVERNO BOLSONARO
Tereza Cristina anuncia seis secretários para Ministério
FAMOSIDADES
Silvio Santos se pronuncia sobre polêmica com Claudia Leitte e reage a campanha feminista
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Sóstenes cometeu crime por amor a Luz
ABUSO SEXUAL
João de Deus se entrega para a polícia
ACIDENTE
Criança de dois anos se enforca com a alça da bolsa enquanto brincava em escola
CASO JOÃO DE DEUS
Marina Ruy Barbosa intervém no caso João de Deus e impede uma grande tragédia
PRISÃO DECRETADA
Justiça de Goiás decreta prisão de João de Deus
STARTUPS NO BRASIL JÁ É SUCESSO
O sucesso das startups no Brasil e algumas novas apostas no mercado
REVOLTANTE
Filha de João de Deus diz que foi abusada dos 10 aos 14 anos: 'Meu pai é um monstro'