Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 13 de novembro de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Leia a coluna Fala Sério "Pão com manteiga!", por A. J. Rettenmaier

4 Jun 2010 - 18h40Por A. J. Rettenmaier

Pão com manteiga!

Depois que o padeiro inventou o pão e a vaca o leite, e dele alguém inventou a manteiga, (manteiga não margarina), nada melhor! Até porque dizem que melhor do que isso, só dois!

Mas mesmo assim, tem gente que não entende o sentido da coisa, tanto que muitos também não entendem a máxima que pobre é tão azarado que quando seu pão escapa da mão, sempre cai com a manteiga para o chão! E claro, fica sujo de terra, areia, poeira, qualquer coisa ruim. E se tentar limpar, aí sim que a meleca está feita. Então, é melhor deixá-lo lá mesmo ou então jogá-lo no lixo o que não deixa de ser no mínimo um desperdício para não dizer sacrilégio, e fazer outro.

Um dos maiores problemas que também podemos enfrentar, é de haver nem mais pão, e no que caiu, estar o restinho de manteiga que havia. Ou então, por brincadeiras do destino do descuidado, faltar só um dos dois, sem o parceiro.

Pensando bem, temos que assumir que realmente na vida é assim!

Às vezes temos o pão com manteiga, mas não estamos satisfeitos. No lugar da manteiga, muitos gostariam sempre de ter caviar, patê ou outra iguaria qualquer. Nem se lembram do sabor especial que a manteiga sempre deu ao seu pão, e só vão se dar conta disto, quando o despertar sem iguarias mostrar também a falta da manteiga.

Ora! Dirão alguns. Pão com manteiga em todos os dias enjoa! Mas que santa falta de imaginação! Você não precisa comer pão com manteiga todos os dias. Como diria o outro na idéia de que um dia pode se comer feijão com arroz e no outro arroz com feijão, aqui também pode ser a mesma coisa, ora! Ou então, pegue a fatia e corte em pedaços de tamanhos diferentes a cada dia, e tenha assim, a possibilidade de aproveitar seu sabor aos poucos, em cada pedacinho. Não há necessidade de ser esganado e comer tudo de uma só vez, sem sentir a delicia de cada naco. 

E assim é com a vida, com a felicidade!

São poucos os que sabem aproveitar os pedacinhos de seu pão com manteiga. Se não comerem tudo hoje, e todo santo dia, a toda hora, não conseguem estar e nem ficar satisfeitos. É porque talvez nunca tenham também ouvido o ditado de que mingau quente se come pelas beiradas... Aos pouquinhos... E de preferência também, acompanhado com um pão com manteiga. Também aos pedacinhos...

Viram só, como é fácil e bem mais saboroso nosso pão com manteiga?

Ora! Deixe de ser guloso!

E tenha cuidado, mas muito cuidado também, para que seu pão não lhe caia da mão com a manteiga virada para o chão. Não deixe estragar o seu, porque poderá não haver mais pão ou faltar manteiga no fundo do pote!

Antonio Jorge Rettenmaier, Escritor, Cronista e Palestrante, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes. Esta coluna está em 70 jornais impressos e eletrônicos do Brasil e Exterior.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Susana Vieira está com leucemia, mas a doença está controlado, diz assessoria
NOVELA GLOBAL
Marina Ruy Barbosa é a heroína de 'O sétimo guardião': 'Luz foge do tradicional'
CONSTRANGIMENTO
Claudia Leitte quebra silêncio e desabafa sobre polêmica com Silvio Santos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Concursos oferecem mais de 1 mil vagas e salários de até R$ 6,6 mil no MS
NOVA EQUIPE
Bolsonaro intensifica processo de transição esta semana em Brasília
ESPORTE EM TOUROS
VÍDEO: Peão de MS morre após ser pisoteado por touro em rodeio no interior de SP
ULTIMO CAPITULO
Globo exibe último capítulo de Segundo Sol e assunto bomba
DE GLÓRIA DE DOURADOS PARA O MUNDO
Ana Karla é convidada especial da Hyundai para um talk show neste sábado em São Paulo
1ª INDIGENA NO GOVERNO
Índia da equipe de Jair Bolsonaro já atuou com Cauã Reymond e foi moradora de rua
FINAL DE NOVELA
Valentim beija Rosa em gravação que vai ao ar no fim de 'Segundo sol'; veja mais detalhes