SUCURI_MEGA
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 20 de fevereiro de 2018
UNIPAR_468
RIO_DOURADOS
1 de julho de 2010 08h58

Lei proíbe cobrança de multas em conta de água em MS

MS Notícias

Foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, dia 1º de julho, a Lei nº 3.925, de 30 de junho de 2010, de autoria do deputado estadual Paulo Duarte (PT), que proíbe as concessionárias de serviço de água e esgoto em Mato Grosso do Sul de cobrar indenizações, multas e outros encargos, como suposta fraude, no mesmo documento de cobrança do consumo mensal de água e esgoto. Segundo o parlamentar, a cobrança no mesmo boleto viola o princípio da jurisdição única, previsto no artigo 5º da Constituição Federal.

Segundo Paulo Duarte, o objetivo da Lei é proteger o consumidor e dar transparência às relações de consumo. “Se o consumidor não dispuser de recursos para pagar a multa, não consegue pagar pelo consumo de água e esgoto, ficando sujeito à cobrança de multas e juros, além de ter o serviço
suspenso. A concessionária faz justiça com as próprias mãos, contrariando a Constituição”, afirma.

A Lei não se aplica aos encargos decorrentes de impontualidade no pagamento dos serviços prestados pela concessionária ao consumidor. Em caso de descumprimento da lei, as empresas ficarão sujeitas às penas de advertência e multa de 1 mil a 5 mil Uferms, em caso de reincidência.

Comentários
Veja Também
MBO_SEGURANÇA_300
SADER_LATERAL
FORTALEZA
Últimas Notícias
  
pupa
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.