Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 26 de junho de 2019
SADER_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Legislativo deve criar escola para capacitar servidores

30 Mar 2007 - 16h33

O presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL), Flórian Augusto Coutinho Madruga, falou da importância da formação dos agentes públicos. Ele disse que 250 mil servidores públicos estaduais estão lotados nos legislativos municipais, estaduais e federal no País e precisam ser capacitados e preparados para prestar assessoria aos 53 mil parlamentares, sendo 51 mil vereadores.

Enquanto os agentes políticos não precisam de curso porque aprendem com a política, Flórian Madruga destacou que a importância de se qualificar os servidores públicos. Um mecanismo, previsto a partir da Constituição de 1988, foi a Escola do Legislativo. A primeira foi criada há 15 anos pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Atualmente, existem 25 escolas, apenas a Assembléia do Piauí não criou nenhum órgão para formar e qualificar seus servidores.

De acordo com Flórian, a Escola do Legislativo oferece aos servidores subsídios para identificar a missão do Poder Legislativo. Ele citou as instituições criadas pelo Senado Federal, como ILB, Interlegis e Universidade do Legislativo. Esta última foi implantada pelo ex-senador Ramez Tebet (PMDB), falecido em novembro do ano passado. Em sua homenagem, o deputado Paulo Corrêa (PR), pediu um minuto de silêncio.

Flórian Madruga citou o Estado do Rio Grande do Norte como exemplo de êxito na capacitação de servidores do legislativo. A Escola do Legislativo oferece cursos para os servidores de todas as câmaras e ainda até para alunos da rede pública. O presidente da ABEL ainda reconheceu o trabalho da Escola do Legislativo da Assembléia de MS, que está estruturada e poderia desenvolver parcerias com os poderes legislativos municipais.

O deputado federal Waldemir Moka (PMDB) afirmou que é muito importante se ter assessores qualificados. Ele disse que se orgulha de ter iniciado a carreira política como vereador. Citou ainda, sem ser pretencioso, de que foi o deputado mais votado para o cargo na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Obteve 459 votos, dos 513 parlamentares, para a 3ª Secretaria da Câmara.

 

 

MS Notícias

Deixe seu Comentário

Leia Também

ALERTA EPIDEMIOLÓGICO
Acadêmico de Medicina morre com suspeita de dengue hemorrágica
INSTINTO ASSASSINO
Jovem leva 23 perfurações pelo corpo dois dias após se separar e fica em coma induzido
CRUELDADE
Adolescentes torturam e matam garota por causa de ciúmes, divulgam vídeo e são apreendidas
HABEAS CORPUS
Segunda Turma do STF mantém Lula preso
TRAGEDIA NA RODOVIA
Uma pessoa morre e cinco feridos após carro da Secretaria de Saúde bater em caminhão
ESCRAVIDÃO
Mulher era mantida em cárcere privado por 20 anos
MONSTRUOSIDADE
Bebê de 9 meses é estuprado e espancado até a morte
QUADRO ESTÁVEL
Após acidente e cirurgia às pressas, Filho de Huck e Angélica deixa UTI
CIGARREIRO
Homem morre após capotar carro carregado com cigarros
ASSÉDIO SEXUAL
Dany Bananinha sofre assédio em praia do Rio e impede nova vitima: 'Me tremi toda'