Menu
SADER_FULL
domingo, 24 de março de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Legislativo deve criar escola para capacitar servidores

30 Mar 2007 - 16h33

O presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL), Flórian Augusto Coutinho Madruga, falou da importância da formação dos agentes públicos. Ele disse que 250 mil servidores públicos estaduais estão lotados nos legislativos municipais, estaduais e federal no País e precisam ser capacitados e preparados para prestar assessoria aos 53 mil parlamentares, sendo 51 mil vereadores.

Enquanto os agentes políticos não precisam de curso porque aprendem com a política, Flórian Madruga destacou que a importância de se qualificar os servidores públicos. Um mecanismo, previsto a partir da Constituição de 1988, foi a Escola do Legislativo. A primeira foi criada há 15 anos pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Atualmente, existem 25 escolas, apenas a Assembléia do Piauí não criou nenhum órgão para formar e qualificar seus servidores.

De acordo com Flórian, a Escola do Legislativo oferece aos servidores subsídios para identificar a missão do Poder Legislativo. Ele citou as instituições criadas pelo Senado Federal, como ILB, Interlegis e Universidade do Legislativo. Esta última foi implantada pelo ex-senador Ramez Tebet (PMDB), falecido em novembro do ano passado. Em sua homenagem, o deputado Paulo Corrêa (PR), pediu um minuto de silêncio.

Flórian Madruga citou o Estado do Rio Grande do Norte como exemplo de êxito na capacitação de servidores do legislativo. A Escola do Legislativo oferece cursos para os servidores de todas as câmaras e ainda até para alunos da rede pública. O presidente da ABEL ainda reconheceu o trabalho da Escola do Legislativo da Assembléia de MS, que está estruturada e poderia desenvolver parcerias com os poderes legislativos municipais.

O deputado federal Waldemir Moka (PMDB) afirmou que é muito importante se ter assessores qualificados. Ele disse que se orgulha de ter iniciado a carreira política como vereador. Citou ainda, sem ser pretencioso, de que foi o deputado mais votado para o cargo na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Obteve 459 votos, dos 513 parlamentares, para a 3ª Secretaria da Câmara.

 

 

MS Notícias

Deixe seu Comentário

Leia Também

MOSTRA MONITORAMENTO
Caminhoneiros se mobilizam para nova paralisação
CRIME NA MADRUGADA
Mulher é brutalmente assassinada; carro foi visto deixando o local
CRIMINOSO FORAGIDO
Homem invade apartamento para roubar e estupra adolescente
FAMOSIDADES
Leonardo não foi ao casamento da filha, Jéssica, porque se irritou com o "cache" recebido pelo casal
DOENÇA TERRIVEL
Jovem com câncer terminal foge de hospital, realiza desejo de comer hambúrguer e morre
SUICIDIO
Técnica de enfermagem tira a própria vida dentro de banheiro de hospital
PACOTE PÁSCOA NO CAMPO BELO RESORT
Campo Belo Resort com pacote especial para a PÁSCOA, Confira aqui e já faça sua reserva
CORAJOSA
Mulher reage a assalto e dá surra em bandido
DESUMANIDADE
Motorista morre em acidente com caminhão e carga de frango é saqueada
LOTERIA
Loterias do final de semana podem pagar mais de R$ 23 MILHÕES