Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 24 de junho de 2019
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

'Laptop de US$ 100' deve começar ser comercializado em outubro

21 Mai 2007 - 17h45

Um grupo norte-americano sem fins lucrativos espera começar a distribuir milhões de laptops de baixo custo para crianças carentes em diversos países, incluindo o Brasil, a partir de outubro, decisão que pode forçar a fabricante de chips Intel a seguir o exemplo. Atualmente, a máquina é testada por algumas instituições de ensino dos países onde pode ser adotada.

A tarefa da fundação Um Laptop Por Criança (OLPC, na sigla em inglês) é a tentativa mais ambiciosa de equipar crianças pobres de países em desenvolvimento com computadores e pode, segundo analistas, provocar o crescimento dessa indústria em mercados em desenvolvimento.

A Intel já distribui laptops para crianças de nações em desenvolvimento há anos, mas ainda precisa fabricá-los em uma escala de produção em massa como planejado pela OLPC.

O criador do projeto, o pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT) Nicholas Negroponte, afirmou em uma entrevista por e-mail que a fundação vai começar a encomendar um grande volume de componentes para os aparelhos no próximo mês, para que a produção inicial de 3 milhões de unidades possa começar em setembro.

Os laptops coloridos, com design infantil, podem ser carregados manualmente e são avaliados em US$ 176 por peça. "É tudo novidade, com muitas coisas convergindo nos próximos 30 dias: hardware, software e acordos com países", disse Negroponte.

Ele tenta vender os aparelhos em cerca de 30 países, como Brasil, Colômbia, Líbia, México, Rússia, África do Sul e Estados Unidos. Ele se recusou a dizer de onde espera que venham as encomendas antes que as máquinas estejam finalizadas.

 

 

G1

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPEÃ DO MUNDO FUTSAL
Não deu na Copa, mas deu no Futsal: Campeãs mundiais
RESPIRA POR APARELHOS
Hospital divulga boletim sobre estado de filho de Huck e Angélica
FAMOSIDADES
Filho de Angélica e Luciano Huck sofre acidente com wakeboard em Ilha Grande
DUPLO ASSASSINATO
Criança vê execução de pai e mãe em menos de 6 meses
COPA AMÉRICA
Brasil joga bonito, goleia Peru e se classifica em primeiro, veja os gols
SELFIE MORTAL
Jovem morre ao tentar tirar selfie na estação de trem do Riachuelo
CIGARRO ELETRÔNICO
Narguilé explode e jovem tem 60% do corpo queimado em festa
SOB INVESTIGAÇÃO
Menina de um ano morre e IML aponta agressão física como causa da morte
CASO NEYMAR
Caso Neymar: Polícia francesa recupera imagens de hotel
MUNDO DA MÚSICA
Ludmilla posta foto de biquíni ao lado da namorada e faz declaração