SUCURI_MEGA
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 22 de Outubro de 2017
DELPHOS_FULL
5 de Julho de 2004 13h22

Justiça do Rio suspende reajuste das tarifas de telefonia

A 9ª Vara Federal do Rio de Janeiro concedeu liminar à Associação Fluminense do Consumidor e Trabalhador (Afcont) suspendendo o reajuste de 7,43% nas tarifas de telefonia fixa autorizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) desde o dia 29 de junho. A liminar, assinada pelo juiz Luís Eduardo Bianchi Cerqueira, impede que a Telemar e a Embratel apliquem o aumento com base no Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGP-DI), da Fundação Getúlio Vargas, e que embora esteja previsto nos contratos de privatização, vem sendo questionado na Justiça desde o ano passado.

O juiz baseou sua decisão no fato de a Anatel ser um órgão regulador que deve se preocupar apenas com o equilíbrio financeiro entre as partes. “O fato é que os índices aplicados aos reajustes da telefonia fixa vêm superando, sistematicamente, aqueles aplicados aos reajustes de salário, por exemplo”, diz o juiz no despacho. Acrescenta que “o fato de o reajuste ter sido autorizado por agência reguladora nada revela, a não ser a evidência de que tais entes mostram-se muito mais preocupados com a eficiência marginal dos setores que regulam do que propriamente com os direitos do consumidor, vistos sempre como clientela de segundo escalão”.

A liminar foi concedida na noite da última sexta-feira e suspende o reajuste até que as operadoras comprovem que estão em desequilíbrio financeiro. As empresas que descumprirem a decisão judicial pagarão multa diária de R$ 100 mil.
 
Agência Brasil
Comentários
Veja Também
FARMÁCIA_CENTROFARMA_300
HERBALIFE_300
FORTALEZA
Últimas Notícias
  
FORTALEZA
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.