Menu
quarta, 17 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Juiz manda sem-terra deixarem fazenda de Moon

3 Ago 2007 - 14h33
O juiz Wilson Leite Corrêa, em substituição na 2ª Vara de Jardim, concedeu nesta sexta-feira a reintegração de posse, em caráter liminar, da Fazenda Jamaica, de propriedade da Associação das Famílias para Unificação e Paz Mundial, entidade presidida pelo reverendo sul-coreano Sun Myung Moon, área que está invadida por trabalhadores rurais sem-terra desde o último dia 27 de julho.
 
A Fazenda fica às margens da BR-267, em Jardim e foi invadida inicialmente por cerca de 150 famílias de trabalhadores rurais sem-terra ligados a Fetagri (Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar). Hoje pelo menos 300 invasores estão no local. O magistrado determinou que a decisão judicial fosse cumprida por dois oficiais de Justiça, com apoio de reforço policial. Na decisão foi concedido o prazo de 20 dias para o MST (Movimento Sem-Terra) recorrer da sentença.
 
O juiz determinou que o comandante Geral da Polícia Militar e ao comandante do Batalhão de Jardim fossem comunicados da sentença, para providenciar o efetivo policial necessário para cumprimento da ordem judicial. Antes de analisar o pedido de reintegração de posse, Corrêa determinou que um oficial de Justiça fosse até a Fazenda Jamaica verificar a veracidade dos fatos e comprovar a efetiva invasão da propriedade.
 
Depois de constatar a real presença dos sem-terra na área invadida, a juíza analisou o pedido impetrado pelo David Moura de Olindo, que defende a Associação das Famílias para Unificação e Paz Mundial.
 
De acordo com o advogado, tanto o MPF (Ministério Público Federal) e MPE (Ministério Público Estadual), concederam liminar em janeiro do ano passado proibindo assentamento no local, por isso acredita que tenha havido a invasão. Em 2005, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) concluiu o processo de desapropriação de quatro propriedades de Moon, incluindo a Fazenda Jamaica.
 
Os funcionários da associação registraram boletim de ocorrência e acionaram a Polícia Civil para tomar providências para a desocupação. A Fazenda Jamaica tem cerca de 2,5 mil hectares e fica ao lado da Fazenda Jangada e da Fazenda Capão do Mutum, também pertencentes à Associação. Juntas as três propriedades possuem cerca de cinco mil hectares. Participam da ocupação sem-terra dos acampamentos de Nossa Senhora de Fátima, Morro Azul, São Jorge, União Jamaica e Paraíso Figueira.

 

 

Mídia News


Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Policial
Criança de fralda que caminhava na BR-153 é resgatada pela PRF
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis