Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Jornal, Jornalismo, Jornalística de André do Paladino

3 Jan 2005 - 10h26

Pontos a Ponderar

 

*André do Paladino

 

 

Jornal, Jornalismo, Jornalística.

 

 

 

Abordar o assunto em epígrafe requer uma concentração delicada pelo grau eclético do tema, mesmo para um profissional calejado do ramo, visto que implica metódica e sistematicamente entre o capital e o trabalho, além, é claro da política e os costumes, dentro da visão que a formação de opiniões está vinculada, a um Quarto Poder, que fere muitas suseptibilidades despóticas e megalômanas. Porém, é o sacerdócio da verdade, denunciar, acusar, investigar, defender, condenar e absolver de forma justa, dura e honesta, na analise da convicção. O que muitas vezes é muito difícil de encarar, e que na atualidade é raro acontecer. Por isso o tema é realmente delicado mesmo para quem nos últimos 50 anos viu o Mundo evoluir aproximadamente 500 anos, na sua forma material e filosófica, nos direitos e costumes, na ciência e tecnologia, na moral e a espiritualidade, e estes são os pontos a ponderar no tema. Assim sendo, Jornal é a publicação diária ou não, que dá notícia dos fatos que vão acontecendo. É também programa de rádio ou televisão que relata os acontecimentos do dia.

Existe por outro lado JORNALAÇO, que é a publicação que tem grande infra-estrutura e pouco valor literário ou informativo. Também, o JORNALÉCO, que é mal redigido, sem valor, mas, que possue grande marketing político. Na atualidade a maioria dos jornais, rádios e teves, cerca de noventa por cento, estão em mãos de políticos, ou a serviço deles, e ficam dentro da classificação do substantivo /adjetivos radicais acima. Pois, a linha editorial é subsidiada por “realises” de assessoria e planilhas de gabinetes, ou por publicidade enganosa.

Jornalismo, reflete a imprensa periódica, jornal, revista, panfletos, seus similares e derivados, ou ainda, o conjunto de jornais de outras esferas, formando o paradoxo desse universo na comunicação. Assim temos, na Alemanha o DIE ZEIT, o XINHUA na China, EL PAIS na Espanha, THE MIAMI HERALD e THE NEW YORK TIMES nos Estados Unidos, THE INDEPENDENT e THE GARIDIAN na Inglaterra, o LE MONDE na França, o CORREIO DA MANHÃ em Portugal, e por aí vai.... No Brasil, a CRÍTICA do Amazonas, A GAZETA, de Alagoas, a Tribuna do Espírito Santo, o IMPARCIAL do Amazonas, A GAZETA, o DIÁRIO DE CUIABÁ, O ESTADO DO MATO GROSSO, e a TRIBUNA CUIABANA no Estado de Mato Grosso, TRIBUNA DO NORTE no Rio Grande do Norte, a ZERO HORA de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, o CORREIO do ESTADO de Campo Grande no Mato Grosso do Sul, entre outros que primam pela verdade.

E verdade é matéria prima do cotidiano. Não poderia ser diferente numa gestão democrática e transparente: as informações estão abertas a todos os órgãos de imprensa, sem discriminações. A informação passou a ter o caráter de utilidade pública. O fato ganhou prioridade sobre o discurso e o substantivo se sobrepôs ao adjetivo. A verdade sempre deve ser matéria-prima do nosso cotidiano. E aqui cabe salientar que: governo e imprensa têm um grande compromisso comum: o Povo. Ao Governar cabe trabalhar em função do povo, pela Democracia e por um País que seja justo para cada um. A imprensa deve ser usar a LIBERDADE que tem para dizer a verdade, informando e esclarecendo a população, e defendendo os direitos do cidadão. Em momento algum governo e imprensa devem se esquecer de que o povo é a sua razão de existir. Existindo pelo trabalho do jornalismo.

Jornalista é a pessoa que escreve nos órgãos de comunicação social profissionalmente ou não, ou seja proprietário de jornal ou outro órgão informativo – existe o colunista, aquele que assina uma coluna de economia, artes, social, de literatura, etc., em jornais ou revistas; Também, o cronista que faz narração minuciosa de fatos registrados, em ordem cronológica em casos do cotidiano, em fatos originais ou imaginários, gênero em que o autor trata dos assuntos de maneira mais literária do que jornalística e os publica em jornais ou revistas.

A classificação dos trabalhos do jornalista, são: Redator, Repórter, Noticiarísta, Repórter de Setor, Rádio Repórter, Repórter fotográfico, Repórter cinematográfico, Arquivista, Pesquisador, Ilustrador, Revisor, Diagramador, Chefe de Reportagem, Chefe de Revisão, Secretário e Editor.

O exercício profissional do jornalista e do jornalismo estabeleceu-se pelo Decreto Lei 972 de 17/10/69, e sofre regulamentação definitiva pelo Decreto 83.284 de 13/03/79, sofrendo alterações constantes e adendos. Assim como a Lei 4.680 instituiu a profissão de Publicitário e Agenciador de Propaganda, regulamentada pelo Decreto 5.769, que paralelamente caminha com o jornalismo. E ambas tem o amparo da Constituição no Capítulo V, artigo 220, Parágrafo 6°. O sindicato dos Jornalistas é representado pela Federação Nacional dos Jornalistas, e o órgão superior da imprensa é a Associação Brasileira de Imprensa. Os jornalistas têm no Código de Ética alguns mandamentos que deveriam ser observados, na conduta profissional:

... art.7 – O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade dos fatos, e seu trabalho se pauta pela precisa apuração dos acontecimentos e sua correta divulgação. ... art.8 – Sempre que considerar correto e necessário, o jornalista resguardará a origem e a identidade de suas fontes de informação. ... art.9 – É dever do Jornalista: ...b) lutar pela liberdade de pensamento e expressão; ... e) opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e a opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos do Homem; ... f) combater e denunciar todas formas de corrupção, em especial quando exercida com o objetivo de controlar a informação; ... g) respeitar o direito à privacidade do cidadão; Art. 10, o jornalista não pode: ... frustrar (alínea c) a manifestação de opiniões divergentes ou impedir o livre debate; ... d) concordar com a prática de perseguição ou descriminação por motivos sociais, políticos, religiosos, raciais e sexuais; ... e) exercer cobertura jornalística; pelo órgão que trabalha, em instituições públicas e privadas onde seja funcionário, assessor ou empregado; ... art.13) – O jornalista deve evitar a divulgação de fatos: ... a) com interesse de favorecimento pessoal ou vantagens econômicas; ... b) de caráter mórbido e contrário aos valores humanos ...

As penalidades legais para Jornal, Jornalismo e Jornalistas estão impressas na Lei 5.250 de 09/02/67, e em consonância com o Código Penal Brasileiro, não justificando outras leis em desfavor da classe.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS