Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Jateí atende gestantes com projeto Saúde Materno Infantil

20 Jul 2007 - 09h39

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, gerenciada por Ademar Caetano, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, administrada pela primeira-dama Maria Aparecida Neres Leite, o município de Jateí desde o ano passado executa o projeto Saúde Materno Infantil, direcionado às gestantes da cidade e do distrito de Nova Esperança.

 

No entanto no último dia 18 a equipe da saúde realizou junto as gestantes a reunião do mês de julho, sob o tema Cuidados com o recém nascido, proferido pela enfermeira do PSF (Programa Saúde Familiar) Urbano1, Karimi Cavazzani no Centro do Idoso Letícia Silva de Oliveira. Na ocasião foram sorteados alguns brindes as participantes.

 

O projeto conta com o apoio integral do prefeito Eraldo Jorge Leite (PL) onde as gestantes tende a serem orientadas, através de reuniões mensais, sobre os cuidados que devem ter durante a gestação e após o nascimento do bebê. São oferecidas sugestões para manter a saúde saudável, com acompanhamento durante o período da gravidez, até os seis meses de vida da criança. A coordenação do programa é de responsabilidade da equipe de saúde, através do PSF Urbano 1, composto pela nutricionista Carla Cristina de Oliveira, enfermeira Karimi Cavazzani e as agentes comunitárias de saúde Rosimeire Martins, Edna Torrezan e Josianne Siqueira.


Atualmente as reuniões estão sendo realizadas no Centro Social João Quelé Ramos, com diversos temas relacionados à gestação, lactação, até a alimentação complementar e adequada. São utilizados materiais didáticos como cartilha, vídeos e cartazes, com palestras com diversos profissionais como psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e fonoaudióloga.


Segundo a enfermeira Cavazzani, a intenção é atender 100% das gestantes do município, mas as mulheres grávidas que residem em Jateí, que desejam participar do projeto devem procurar os agentes comunitários ou comparecer no centro de saúde. Desde o início do projeto em torno de 36 gestantes foram atendidas.
“A gravidez normal é acompanhada por diversas alterações fisiológicas e psicológicas, que afetam quase todas as funções orgânicas da gestante”, observa Cavazzanii, justificando que, “pensando nisso, estamos orientando as futuras mães sobre as alterações que ocorrem em seu corpo e como agir com a chegada do bebê, tornando esta adaptação facilitada”.

 

No último mês da gestação as grávidas carentes, que participarem do projeto receberá da Assistência Social o kit bebê contendo o enxoval completo. Neres Leite afirma que a intenção é atender as mães carentes e as emergências, visando à integração social das famílias, lembrando que desde o inicio do projeto já foram entregues mais de 20 kits.

 

 

Fátima News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS