Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Japão: terremoto de 6,8 graus deixa 5 mortos e 500 feridos

16 Jul 2007 - 07h00

Cinco pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas em um terremoto de 6,8 graus na escala aberta de Richter que abalou hoje a região de Niigata, no noroeste do Japão, informou a agência Kyodo. O tremor levou as autoridades locais a emitirem um alerta de tsunami, informou a emissora de TV estatal NHK.

O terremoto, com epicentro a 17 quilômetros de profundidade nas águas do Mar do Japão, aconteceu às 10h13 (10h13 de domingo em Brasília) e provocou o desmoronamento de 20 casas, principalmente na localidade de Kashiwazaki, província de Niigata, assim como um incêndio em uma usina nuclear.

Como conseqüência do forte tremor duas mulheres morreram em Kashiwazaki e 260 pessoas ficaram feridas nas províncias de Niigata e Nagano (noroeste e centro do Japão, respectivamente).

O terremoto desencadeou um incêndio no reator de número 3 da usina nuclear Kashiwazaki-Kariwa, da companhia Tokyo Electric Power, que optou por fechar seus outros três reatores.

Segundo as autoridades provinciais, o incêndio já foi totalmente controlado.

A companhia elétrica Tohoku Electric Power informou que uma falha no fornecimento de energia deixou cerca de 21.700 lares sem luz na região de Niigata.

O Governo da cidade de Kashiwazaki decidiu suspender o fornecimento de gás na região urbana após detectar rompimentos em encanamentos em várias zonas da cidade.

O tremor também alterou os serviços de transporte na região, com cortes de energia para o trem-bala japonês, Shinkansen, e o fechamento temporário do aeroporto provincial para que os técnicos verificassem a existência de danos na pista de aterrissagem, embora os serviços já funcionem normalmente, segundo a Kyodo.

A agência meteorológica japonesa chegou a emitir um alerta de tsunami para a área da ilha de Sado, no mar do Japão, embora o tenha desativado pouco depois.

O Governo japonês iniciou um serviço de emergência para atender os afetados e normalizar a situação na região de Niigata.

Em 23 de outubro de 2004, esta região foi sacudida um terremoto da mesma intensidade, no qual morreram 67 pessoas e 4.800 ficaram feridas.

O Japão se encontra em uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e os terremotos de grande intensidade são relativamente freqüentes, apesar de não provocarem normalmente danos significativos, já que as construções do país estão preparadas para os tremores.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro