Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 20 de fevereiro de 2020
SADER_FULL
Busca
Brasil

Ivinhema realiza dia de campo sobre frutas

11 Abr 2007 - 09h14
O prefeito de Ivinhema, Renato Câmara (PMDB), participou do Dia de Campo da Fruticultura, realizado na propriedade do produtor João Manari, e que visou mostrar as técnicas de podas da goiabeira, uma nova cultura implantada pela atual administração municipal visando a diversificação rural com o fortalecimento da agricultura familiar e a geração de emprego e renda.
O empresário Hideki Asada, dono da Agroindústria Unifrutas, de Mirandópolis (SP), esteve no Dia de Campo, oportunidade em que mostrou, na prática, como fazer a poda correta nas goiabeiras. Ele esteve acompanhado do representante da empresa em Ivinhema, Ronaldo Manzan. O prefeito de Novo Horizonte do Sul, Marcílio Benedito (PT), esteve no encontro com a presença de alguns produtores do município vizinho.
O projeto de fruticultura, com um incremento maior da goiaba, foi implantado pelo prefeito Renato e já neste primeiro ano após o plantio, já vem obtendo sucesso. Tanto que Novo Horizonte aderiu ao projeto. Além da Unifrutas de Mirandópolis (SP), a fábrica Refricon Vegetable Foods de Bataguassu (MS) e a Ceasa de Campo Grande, já mostraram interesse em absorver as frutas colhidas em Ivinhema.
Pelo menos 15 mil pés de goiaba já foram plantados há um ano em Ivinhema e Novo Horizonte. As goiabeiras já estão dando frutos e sendo comercializados na região e até na Ceasa. Mas a plena produção começa em mais um ano. Agora, os produtores pioneiros estão se aperfeiçoando na poda ordenada das goiabeiras, o que foi feito no Dia de Campo na propriedade de João Manari.
Ivinhema já é o maior produtor de café e mandioca do Mato Grosso do Sul, e também se destaca na produção de leite, e agora também a se sobressair com a fruticultura, principalmente com goiaba e abacaxi. A Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, também está incentivando a diversificação rural através da criação de ovinos, urucum (colorau) e galinha caipira.
Para incrementar ainda mais, o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Ivinhema, está montando uma moderna unidade demonstrativa de fruticultura na Escola Agrícola, com investimento de R$ 23,7 mil, além dos equipamentos. Também, 44 famílias de produtores estão sendo assentadas em projeto agrário com recursos de crédito fundiário, onde cada uma vai cultivar pelo menos um hectare com goiaba.
O prefeito Renato, que é engenheiro agrônomo, mestre em produção e gestão agroindustrial e especialista em administração de empresas, concluiu dizendo que a diversificação rural é de suma importância para o fortalecimento da agricultura familiar, que é a base agropecuária de Ivinhema. “A fruticultura é um projeto estável e rentável para o produtor, pois gera emprego e renda”.
 
 
 
Folha Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Pós-parto: Andressa Miranda faz revelações sobre sexo com Thammy Miranda
CONCURSO DO EXERCITO
Concurso Exército: Saiu o edital com 1.100 vagas para nível médio
BOLSONARO
Bolsonaro diz que imprensa poderia ser um partido: ''Ia ficar à esquerda''
FAMOSOS
Filho de Leonardo, João Guilherme recebe crítica e ironiza
TRAFICO DE DROGAS
Mulher é flagrada com 240 gramas de fumo na vagina para entrar na cadeia
FAMOSIDADES
Roberto Carlos reprova roteiro de Glória Perez, atraza produção e procura ator para filme
FAMOSOS
Felipeh Campos, do ‘A Tarde é Sua’, é condenado a pagar fortuna para hospital
FAMOSIDADES
Tom Cavalcante perde fortuna durante cruzeiro de Roberto Carlos
LEITE HUMANO EM PÓ
Brasileiros criam leite humano em pó e ganham prêmio internacional
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Menino de 5 anos morre após ter 40% do corpo queimado em explosão de gasolina