Menu
LIMIT ACADEMIA
sábado, 17 de novembro de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Investida da base aliada esvazia PTB em Mato Grosso do Sul

30 Jul 2007 - 14h18

A investida dos partidos que integram a base aliada do governador André Puccinelli (PTB) começa a esvaziar os quadros do PTB em Mato Grosso Sul. 

Depois da posse de André Puccinelli (PMDB), em janeiro deste ano, o partido, liderado no Estado pelo suplente de senador Antônio João Hugo Rodrigues, já perdeu quadros importantes, como os prefeitos Ildo Furtado (Figueirão), Cláudio Valério (Anastácio) e Donato Lopes (Rio Brilhante).

Ildo Furtado migrou para o PSDB, que também já definiu para o próximo dia 5 ato público de filiação de Donato Lopes, em Rio Brilhante. Na última sexta-feira, foi à vez de Cláudio Valério retornar ao PMDB.

A investida se deu dias após o partido ter promovido uma série de encontros regionais na tentativa de se fortalecer pensando nas eleições municipais de 2008.

Os petebistas estavam, inclusive, programando a realização de um grande ato político em Dourados com a participação dos municípios da região, e um mega-encontro em Campo Grande com a presença dos principais expoentes do partido em nível nacional.

O último encontro do PTB ocorreu em meados de junho em Jardim, onde os principais dirigentes do partido discutiram com a militância e  lideranças de 14 municípios da região qual o destino rumo a campanha do ano que vem.

Foi o terceiro encontro de uma série que a executiva regional pretende promover até o mês de setembro – data-limite de filiação partidária para quem tem interesse de postular cargos eletivos em 2008, conforme normas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O primeiro encontro ocorreu em Mundo Novo, com a presença do presidente nacional do partido, ex-deputado federal Roberto Jefferson (RJ), e o segundo, em Deodápolis.  

A idéia dessa mobilização é discutir o quadro político atual e preparar o partido visando novos desafios, além de saber onde o grupo terá condições de lançar candidato próprio a prefeito e, se for o caso, apoiar outras legendas por meio de alianças, conforme atesta o tesoureiro da executiva regional, Ivan Louzada. 

O PTB também está discutido, durante nesses eventos, a composição das chapas proporcionais, visando eleger um bom número de vereadores em todo o Estado. Um dos mais entusiasmados com o processo de reestruturação partidária é o presidente da Comissão Municipal Provisória de Dourados, João Alfredo Carneiro.

O PTB, que contava com sete prefeitos em seus quadros, está resumido a apenas Jocelito Krug (Chapadão do Sul), Umberto Machado Araripe (Bodoquena), José Arnaldo Ferreira de Melo (Inocência) e José Dodo da Rocha (Selvíria).

Antes de ver suas bases eleitorais reduzidas, o partido começou a ficar menor na Assembléia Legislativa, onde perdeu os deputados Jerson Domingos, Akira Otsubo e Maurício Picarelli, todos para o PMDB, além de Raul Feixes, que não consegui se reeleger.

Os partidos que dão sustentação ao governo peemedebista continuam tentando atrair novos reforços, o que poderá enfraquecer ainda mais as fileiras do Partido Trabalhista Brasileiro e de outras legendas.

 

 

Conjuntura Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

ASSASSINATO
Câmeras flagram dupla efetuando mais de 30 tiros contra homem; veja o vídeo
TRISTEZA
Menino de 10 anos comete suicídio após a prisão do pai
MALDADE
Câmera de segurança flagra homem colocando fogo em casinha comunitária para cachorros
FATIMASSULENSES EM UBATUBA (SP)
Fatimassulenses, alunos do Vicente Pallotti fazem curso de biodiversidade marinha em Ubatuba (SP)
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Gabriel se declara para Luz e os dois se beijam
MULHERES TEM QUE DENUNCIAR
Jovem posta foto com rosto inchado para denunciar agressão do namorado
ENCONTRO DE GOVERNADORES
Em encontro de governadores com Bolsonaro, Reinaldo defende fronteira e reajuste da tabela SUS
VIOLENCIA DOMESTICA
Homem é esfaqueado por esposa que tem ciumes até da sombra
ENTROU ATIRANDO
VÍDEO: Pastor é baleado no altar durante o culto
TRAGEDIA
Ex-prefeito é morto pelo pai após ser confundido com assaltante