Menu
terça, 16 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Investida da base aliada esvazia PTB em Mato Grosso do Sul

30 Jul 2007 - 14h18

A investida dos partidos que integram a base aliada do governador André Puccinelli (PTB) começa a esvaziar os quadros do PTB em Mato Grosso Sul. 

Depois da posse de André Puccinelli (PMDB), em janeiro deste ano, o partido, liderado no Estado pelo suplente de senador Antônio João Hugo Rodrigues, já perdeu quadros importantes, como os prefeitos Ildo Furtado (Figueirão), Cláudio Valério (Anastácio) e Donato Lopes (Rio Brilhante).

Ildo Furtado migrou para o PSDB, que também já definiu para o próximo dia 5 ato público de filiação de Donato Lopes, em Rio Brilhante. Na última sexta-feira, foi à vez de Cláudio Valério retornar ao PMDB.

A investida se deu dias após o partido ter promovido uma série de encontros regionais na tentativa de se fortalecer pensando nas eleições municipais de 2008.

Os petebistas estavam, inclusive, programando a realização de um grande ato político em Dourados com a participação dos municípios da região, e um mega-encontro em Campo Grande com a presença dos principais expoentes do partido em nível nacional.

O último encontro do PTB ocorreu em meados de junho em Jardim, onde os principais dirigentes do partido discutiram com a militância e  lideranças de 14 municípios da região qual o destino rumo a campanha do ano que vem.

Foi o terceiro encontro de uma série que a executiva regional pretende promover até o mês de setembro – data-limite de filiação partidária para quem tem interesse de postular cargos eletivos em 2008, conforme normas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O primeiro encontro ocorreu em Mundo Novo, com a presença do presidente nacional do partido, ex-deputado federal Roberto Jefferson (RJ), e o segundo, em Deodápolis.  

A idéia dessa mobilização é discutir o quadro político atual e preparar o partido visando novos desafios, além de saber onde o grupo terá condições de lançar candidato próprio a prefeito e, se for o caso, apoiar outras legendas por meio de alianças, conforme atesta o tesoureiro da executiva regional, Ivan Louzada. 

O PTB também está discutido, durante nesses eventos, a composição das chapas proporcionais, visando eleger um bom número de vereadores em todo o Estado. Um dos mais entusiasmados com o processo de reestruturação partidária é o presidente da Comissão Municipal Provisória de Dourados, João Alfredo Carneiro.

O PTB, que contava com sete prefeitos em seus quadros, está resumido a apenas Jocelito Krug (Chapadão do Sul), Umberto Machado Araripe (Bodoquena), José Arnaldo Ferreira de Melo (Inocência) e José Dodo da Rocha (Selvíria).

Antes de ver suas bases eleitorais reduzidas, o partido começou a ficar menor na Assembléia Legislativa, onde perdeu os deputados Jerson Domingos, Akira Otsubo e Maurício Picarelli, todos para o PMDB, além de Raul Feixes, que não consegui se reeleger.

Os partidos que dão sustentação ao governo peemedebista continuam tentando atrair novos reforços, o que poderá enfraquecer ainda mais as fileiras do Partido Trabalhista Brasileiro e de outras legendas.

 

 

Conjuntura Online

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Ajude
Alice Ramos: Transforme solidariedade em esperança - Sua doação faz a diferença!
REECONTRO
Irmãos separados por adoção se reencontram por acaso após 10 anos

Mais Lidas

CORPO DE BOMBEIROSFÁTIMA DO SUL - CORPO ENCONTRADO
ENCONTRADO: Homem morre afogado no Rio Dourados ao sair para pescar com a esposa em Fátima do Sul
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis de luto, morre Salazar José da Silva
Fotos: Mairinco de PaudaAÇÕES DO GOVERNO DE MS
Elogiado pelos suinocultores, programa Leitão Vida já garantiu mais de R$ 50 milhões em incentivos
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis