Menu
SADER_FULL
RIO_DOURADOS
Busca
SUCURI_MEGA
Brasil

Invasões de terra crescem 226% no Governo Lula

8 Dez 2004 - 07h53
Números divulgados ontem pela Ouvidoria Agrária Nacional mostram que as invasões de terra cresceram 226% nos 23 meses do Governo Lula. Entre janeiro de 2003 e novembro de 2004 ocorreram 538 ocupações de propriedades rurais, contra 497 entre janeiro de 2000 e dezembro de 2002.

Entre janeiro e novembro deste ano, o numero de ocupações é maior 51% em relação ao mesmo período de 2003: foram 316 invasões em 2004 contra 209 no ano passado. De janeiro a novembro do último ano de governo de Fernando Henrique Cardoso ocorreram 97 invasões.

Em novembro deste ano, houve uma retomada no número de invasões, 27, perdendo apenas para as 109 invasões registradas durante o chamado "abril vermelho".

O relatório da ouvidoria aponta ainda que o maior número de ações ocorre no Nordeste, com 131 casos. O menor número é registrado no Norte do País - foram nove este ano. O Estado que concentra o maior número de ocupações é Pernambuco, com 76 casos.

O índice divulgado ontem é o mais alto em cinco anos. No entanto, ainda está longe dos registrados na década de 90. Desde que o governo começou a divulgar números sobre as ações dos sem-terra, em 1995, o maior índice ocorreu em 1999. Foram 481 invasões no período de janeiro a novembro.

De acordo com a Ouvidoria, o número de assassinatos decorrentes de conflitos no campo caiu de 42 no ano passado para 16 entre janeiro e novembro deste ano. Outros 16 casos não foram incluídos por que estão sob investigação policial. A Comissão Pastoral da Terra (CPT), no entanto, revelou nesta semana que ocorreram 73 mortes no ano passado e 29, de janeiro a novembro deste ano.

A média mensal de ações no governo Lula é de 23,3 casos, contra 13,8 nos três últimos anos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Desde que a Ouvidoria começou a fazer este balanço, em 2000, foram registradas 1.035 ocupações de terra.

 

Terra Redação

Deixe seu Comentário

Leia Também

Maniaco Sexual
Homem é preso por abusar sexualmente de menina que queria adotar
Lava Jato
Ministros do STF admitem possibilidade de soltura e candidatura de Lula
Brincadeira Fatal
Tragédia: bebê morre esmagado durante brincadeira com carro da família
Execução
Homem tenta correr, mas é executado no meio da rua
Acerto de Contas
Homens falam que são policiais e matam jovem com 45 tiros
Famosidades
Lívia Andrade abre o jogo e diz que gostaria de ser a Hebe Camargo
Nodulo nos Rins
Thiago Fragoso passa por cirurgia nos rins para retirada de nódulo e se recupera bem
Novela Global
'Outro lado': Adriana e Nicolau se beijam pela primeira vez
O Apocalipse
Natália (Samara Felippo) é beijada por Dylan (Marcelo Valle) e se diverte com o jeito dele
Acerto de Contas
Mulher é assassinada e companheiro é poupado pelos bandidos