Menu
LIMIT ACADEMIA
terça, 14 de agosto de 2018
SADER_FULL
Busca
DR. SHAPE
Brasil

Invasões de terra crescem 226% no Governo Lula

8 Dez 2004 - 07h53
Números divulgados ontem pela Ouvidoria Agrária Nacional mostram que as invasões de terra cresceram 226% nos 23 meses do Governo Lula. Entre janeiro de 2003 e novembro de 2004 ocorreram 538 ocupações de propriedades rurais, contra 497 entre janeiro de 2000 e dezembro de 2002.

Entre janeiro e novembro deste ano, o numero de ocupações é maior 51% em relação ao mesmo período de 2003: foram 316 invasões em 2004 contra 209 no ano passado. De janeiro a novembro do último ano de governo de Fernando Henrique Cardoso ocorreram 97 invasões.

Em novembro deste ano, houve uma retomada no número de invasões, 27, perdendo apenas para as 109 invasões registradas durante o chamado "abril vermelho".

O relatório da ouvidoria aponta ainda que o maior número de ações ocorre no Nordeste, com 131 casos. O menor número é registrado no Norte do País - foram nove este ano. O Estado que concentra o maior número de ocupações é Pernambuco, com 76 casos.

O índice divulgado ontem é o mais alto em cinco anos. No entanto, ainda está longe dos registrados na década de 90. Desde que o governo começou a divulgar números sobre as ações dos sem-terra, em 1995, o maior índice ocorreu em 1999. Foram 481 invasões no período de janeiro a novembro.

De acordo com a Ouvidoria, o número de assassinatos decorrentes de conflitos no campo caiu de 42 no ano passado para 16 entre janeiro e novembro deste ano. Outros 16 casos não foram incluídos por que estão sob investigação policial. A Comissão Pastoral da Terra (CPT), no entanto, revelou nesta semana que ocorreram 73 mortes no ano passado e 29, de janeiro a novembro deste ano.

A média mensal de ações no governo Lula é de 23,3 casos, contra 13,8 nos três últimos anos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Desde que a Ouvidoria começou a fazer este balanço, em 2000, foram registradas 1.035 ocupações de terra.

 

Terra Redação

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESTUPRO VULNERÁVEL
Criança desabafa com amiga de classe que era estuprada por padrasto; ele está foragido
CABRA MACHO
Exigência de masculinidade: edital de concurso da PMPR causa polêmica
FAMOSIDADES
Silvio Santos reclama da filha: 'Patrícia não faz nada e ganha um belo salário'
BELEZA
Piauiense que venceu Miss Brasil Mundo 2018 diz que já passou fome e teve preparação forte
NOVELA GLOBAL
'Segundo sol': Beto pede separação a Karola e vilã finge aceitar
NOVELA DA RECORD
Jesus enfrenta o Satanás no deserto.
FÁTIMA DO SUL - DIA DOS PAIS É NO O BOTICÁRIO
O Boticário ficará aberto neste sábado até às 15h, confira as promoções Dia dos Pais em Fátima do Su
CRUELDADE
Câmeras flagram mulher que abandonou bebê em lixeira de banheiro; veja o vídeo
MOTIVO FUTIL
Homem teria assassinado namorada após ser chamado de "chifrudo"
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
PF reabre inscrições para concurso e adia a data da prova