Menu
LIMIT ACADEMIA
terça, 19 de fevereiro de 2019
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Interlegis abre 2500 vagas para Cursos EAD

6 Jul 2004 - 14h41

Propiciar uma experiência moderna de aprendizagem. Com essa a concepção, chegam ao sexto semestre de atividades os cursos de ensino a distância do Interlegis, programa de modernização do Poder Legislativo realizado pelo Senado Federal em parceria com o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Foram cerca de 5 mil alunos treinados, divididos em 68 turmas, desde o começo das aulas, em fevereiro de 2002. Atualmente já são oferecidos dez cursos: Educação a Distância no Interlegis; Introdução ao Orçamento Público I, II, III e IV; Busca da Qualidade; O Papel do Vereador; e Lei de Responsabilidade Fiscal I, II e III.

Quando foram abertas as inscrições para as duas primeiras turmas, há dois anos, 121 alunos participaram dos cursos. Um ano depois, o número subiu para 632, divididos em 10 turmas.  Só no primeiro semestre de 2004, mais de dois mil alunos foram certificados pelo Interlegis em 34 novas turmas, representando um crescimento de quase 20 vezes a quantidade inicial.

Com a crescente procura pelos cursos, a coordenação do EAD Interlegis ampliou a oferta para o segundo semestre de 2004 e já está desenvolvendo novos módulos. Foram abertas 2.500 novas vagas, divididas entre dez cursos. O número é duas vezes maior do que o oferecido no mesmo período de 2003.

Mesmo não sendo presenciais, os cursos criam o clima de sala de aula entre os "colegas virtuais". Alaciel Almeida, coordenador do EAD Interlegis, diz que o aluno nunca fica sozinho pois tem acompanhamento intenso de professores e tutores. "Trabalhamos da seguinte forma: se o aluno não pode ir até a montanha, levamos a 'montanha' até ele", afirma. Fóruns, trabalhos em grupo, chat e e-mails são alguns dos recursos utilizados pelos professores. Ao fim de cada semestre, o Interlegis envia os certificados dos cursos a todos os alunos por correio.

 "A educação a distância é o ensino do futuro. Evita deslocamentos dando oportunidades para alunos de todo o Brasil", diz o aluno Márcio Ely Cardoso, Oficial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Oferecido pelo Interlegis desde março de 2002, o curso "O Papel do Vereador", um dos mais procurados, visa a capacitação em temas como constituições, leis orgânicas, ética e organização de municípios. Com a aproximação das eleições municipais de 2004, cresceu o interesse pelo trabalho legislativo. "No último semestre, muitos aspirantes a vereadores participaram do curso. Por isso, nosso foco tem sido promover a interatividade entre os legisladores e a sociedade", disse Eleida Dutra, coordenadora do curso.

Os cursos de EAD do Interlegis são gratuitos e utilizam a internet como ferramenta para o aperfeiçoamento das atividades políticas do país, treinando parlamentares, assessores e servidores do Poder Legislativo do Poder Legislativo e a sociedade civil. Os programas, aulas demonstrativas e os pré-requisitos de cada curso estão na seção Educação do portal Interlegis.

As inscrições dos cursos de EAD Interlegis podem ser feitas até o dia 16 de julho pelo Portal e serão confirmadas por e-mail. Quem perder o prazo pode se antecipar e fazer a inscrição para as turmas do próximo semestre.

 

 

Assembléia Legislativa - MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

ACIDENTE FATAL
Adolescente é atropelada quando levava pai em cadeira de rodas, veja o vídeo
VIOLENCIA DOMESTICA
'Não consigo reconhecê-la', diz irmão de mulher espancada no 1° encontro
O REI ROBERTO CARLOS
Roberto Carlos vestiu rosa e se mostrou contrário a projeto de Jair Bolsonaro
BRIGA NO PLANALTO
Magoado e traído, Bebianno não vai poupar filho de Bolsonaro
TRÁGICO
Mãe do piloto de Ricardo Boechat morre três dias após o filho
OUTROS 10 ESTADOS
Horário de verão termina à meia-noite; relógios devem ser atrasados em 1h
BARBÁRIE
Rosane Santiago Silveira, torturada e morta em sua própria casa
CARRO DE APLICATIVO
Mulher é estuprada após aceitar água e bala em carro de app
VIOLENCIA DOMESTICA
Enquanto Lírio Parisotto era condenado, Luiza Brunet discutia campanha contra violência doméstica
CANALHA
Criança de 4 anos é estuprada no próprio aniversário