Menu
SADER_FULL
RIO_DOURADOS
Busca
SUCURI_MEGA
Brasil

Interlegis abre 2500 vagas para Cursos EAD

6 Jul 2004 - 14h41

Propiciar uma experiência moderna de aprendizagem. Com essa a concepção, chegam ao sexto semestre de atividades os cursos de ensino a distância do Interlegis, programa de modernização do Poder Legislativo realizado pelo Senado Federal em parceria com o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Foram cerca de 5 mil alunos treinados, divididos em 68 turmas, desde o começo das aulas, em fevereiro de 2002. Atualmente já são oferecidos dez cursos: Educação a Distância no Interlegis; Introdução ao Orçamento Público I, II, III e IV; Busca da Qualidade; O Papel do Vereador; e Lei de Responsabilidade Fiscal I, II e III.

Quando foram abertas as inscrições para as duas primeiras turmas, há dois anos, 121 alunos participaram dos cursos. Um ano depois, o número subiu para 632, divididos em 10 turmas.  Só no primeiro semestre de 2004, mais de dois mil alunos foram certificados pelo Interlegis em 34 novas turmas, representando um crescimento de quase 20 vezes a quantidade inicial.

Com a crescente procura pelos cursos, a coordenação do EAD Interlegis ampliou a oferta para o segundo semestre de 2004 e já está desenvolvendo novos módulos. Foram abertas 2.500 novas vagas, divididas entre dez cursos. O número é duas vezes maior do que o oferecido no mesmo período de 2003.

Mesmo não sendo presenciais, os cursos criam o clima de sala de aula entre os "colegas virtuais". Alaciel Almeida, coordenador do EAD Interlegis, diz que o aluno nunca fica sozinho pois tem acompanhamento intenso de professores e tutores. "Trabalhamos da seguinte forma: se o aluno não pode ir até a montanha, levamos a 'montanha' até ele", afirma. Fóruns, trabalhos em grupo, chat e e-mails são alguns dos recursos utilizados pelos professores. Ao fim de cada semestre, o Interlegis envia os certificados dos cursos a todos os alunos por correio.

 "A educação a distância é o ensino do futuro. Evita deslocamentos dando oportunidades para alunos de todo o Brasil", diz o aluno Márcio Ely Cardoso, Oficial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Oferecido pelo Interlegis desde março de 2002, o curso "O Papel do Vereador", um dos mais procurados, visa a capacitação em temas como constituições, leis orgânicas, ética e organização de municípios. Com a aproximação das eleições municipais de 2004, cresceu o interesse pelo trabalho legislativo. "No último semestre, muitos aspirantes a vereadores participaram do curso. Por isso, nosso foco tem sido promover a interatividade entre os legisladores e a sociedade", disse Eleida Dutra, coordenadora do curso.

Os cursos de EAD do Interlegis são gratuitos e utilizam a internet como ferramenta para o aperfeiçoamento das atividades políticas do país, treinando parlamentares, assessores e servidores do Poder Legislativo do Poder Legislativo e a sociedade civil. Os programas, aulas demonstrativas e os pré-requisitos de cada curso estão na seção Educação do portal Interlegis.

As inscrições dos cursos de EAD Interlegis podem ser feitas até o dia 16 de julho pelo Portal e serão confirmadas por e-mail. Quem perder o prazo pode se antecipar e fazer a inscrição para as turmas do próximo semestre.

 

 

Assembléia Legislativa - MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

BBB 18 - Vencedora
Veja a casa de Gleici, do'BBB 18': Sister teve o pai assassinado pelo tráfico e passou fome
Concurso Público
Polícia Federal publica autorização para promover concurso público com 500 vagas
BBB 18
'BBB 18': Gleici fala sobre planos para mudar a vida após vencer o programa
Novela Global
Fim de 'Outro lado': Clara declara amor a Gael
Fatalidade
Trabalhador morre eletrocutado em propriedade rural
Tragedia
190km/h: Motorista e passageiro morrem em grave acidente
Tapetão
MP entra no caso e Palmeiras se 'arma' para anular a final do Paulistão
Macabro
Até ser descoberto, homem pedia marmita para o pai morto
VICENTINA - PAIXÃO DE CRISTO
Assista a 'Paixão de Cristo' realizada pela Paróquia Nossa Senhora dos Apóstolos em Vicentina
BBB 18 - Final
Campeã do 'BBB18', Gleici quer manter romance com Wagner: 'Lutei pra conquistar'