Menu
SADER_FULL
RIO_DOURADOS
Busca
SUCURI_MEGA
Brasil

Interescolar de Xadrez acontece hoje em 40 escolas estaduais

2 Jul 2004 - 09h08
As 40 unidades escolares da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, que são beneficiadas pelo projeto Xadrez nas Escolas, irão participar, nesta sexta-feira, do 1º Campeonato Interescolar de Xadrez. As partidas acontecerão no período entre 8 e 15h, na escola estadual Vespasiano Martins, na rua 13 de Maio, nº 1.516, em Campo Grande.

Após o término do evento, todos os alunos enxadristas irão receber certificados de participação e medalhas. Para os primeiros colocados nas quatro categorias (5ª e 6ª séries masculino, 5ª e 6ª séries feminina, 7ª e 8ª masculino e 7ª e 8ª feminina) serão entregue troféus.

Serão 320 alunos na disputa para que se conheça o primeiro campeão interescolar do estado. São oito alunos de cada uma das unidades de ensino participantes. Eles foram classificados pelo bom desempenho que tiveram nos campeonatos nas escolas onde estudam, realizados na segunda quinzena de junho.

O projeto Xadrez nas Escolas, implantado em Campo Grande em março deste ano, é realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude e do Esporte e Lazer, Ministério do Esporte e Ministério da Educação (MEC). As capitais de Minas Gerais, Acre, Pernambuco e Piauí são as outras cidades do País que também possuem o projeto e utilizam esta modalidade esportiva para melhorar a aprendizagem de seus alunos.

A técnica pedagógica da secretaria e responsável pelo projeto em Mato Grosso do Sul, Meire Capellini, afirma que “a intenção é trabalhar o xadrez nas instituições de ensino para que ele auxilie na melhora do poder de concentração, de criatividade e de raciocínio lógico do estudante, fazendo com que o praticante tenha um rendimento melhor em sala de aula”. Cerca de 4.800 alunos, de 5ª a 8ª séries, são beneficiados. Eles praticam xadrez durante três horas-aulas, no período diferente ao das disciplinas normais.


Incentivo - Com o intuito de incentivar ainda mais a prática do xadrez entre os estudantes, os realizadores do projeto trarão a Campo Grande o russo Anatoly Karpov, 16 vezes campeão mundial de xadrez.

Ele irá disputar 100 partidas simultâneas com alunos que fazem parte do Xadrez nas Escolas. Karpov demonstrará toda sua experiência e competência como enxadrista na data do aniversário da capital, 26 de agosto.
 
APN

Deixe seu Comentário

Leia Também

Perigo da net
Golpe do Bolsa Família se espalha no WhatsApp: 600 mil brasileiros afetados
Milionário(a)
Mega-Sena, concurso 2.034: aposta de SP ganha sozinha
O Apocalipse
Alan (Eduardo Galvão) manda embora Susana (Monica Torres) de sua casa e ela termina o casamento com
Post Polêmico
Caio Blat cria polêmica na Web com post e é chamado de machista por Maria Casadeval
Famosidades
Tratando de um câncer, Mr. Catra perde 35 kg
Novela Global
Fabiana é presa no fim de 'O outro lado do paraíso'
O Apocalipse
Anticristo leva ‘Apocalipse’ à vice-liderança na audiência
Maniaco Sexual
Homem é preso por abusar sexualmente de menina que queria adotar
Lava Jato
Ministros do STF admitem possibilidade de soltura e candidatura de Lula
Brincadeira Fatal
Tragédia: bebê morre esmagado durante brincadeira com carro da família