Menu
SADER_FULL
segunda, 25 de junho de 2018
PASSARELA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Interescolar de Xadrez acontece hoje em 40 escolas estaduais

2 Jul 2004 - 09h08
As 40 unidades escolares da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, que são beneficiadas pelo projeto Xadrez nas Escolas, irão participar, nesta sexta-feira, do 1º Campeonato Interescolar de Xadrez. As partidas acontecerão no período entre 8 e 15h, na escola estadual Vespasiano Martins, na rua 13 de Maio, nº 1.516, em Campo Grande.

Após o término do evento, todos os alunos enxadristas irão receber certificados de participação e medalhas. Para os primeiros colocados nas quatro categorias (5ª e 6ª séries masculino, 5ª e 6ª séries feminina, 7ª e 8ª masculino e 7ª e 8ª feminina) serão entregue troféus.

Serão 320 alunos na disputa para que se conheça o primeiro campeão interescolar do estado. São oito alunos de cada uma das unidades de ensino participantes. Eles foram classificados pelo bom desempenho que tiveram nos campeonatos nas escolas onde estudam, realizados na segunda quinzena de junho.

O projeto Xadrez nas Escolas, implantado em Campo Grande em março deste ano, é realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude e do Esporte e Lazer, Ministério do Esporte e Ministério da Educação (MEC). As capitais de Minas Gerais, Acre, Pernambuco e Piauí são as outras cidades do País que também possuem o projeto e utilizam esta modalidade esportiva para melhorar a aprendizagem de seus alunos.

A técnica pedagógica da secretaria e responsável pelo projeto em Mato Grosso do Sul, Meire Capellini, afirma que “a intenção é trabalhar o xadrez nas instituições de ensino para que ele auxilie na melhora do poder de concentração, de criatividade e de raciocínio lógico do estudante, fazendo com que o praticante tenha um rendimento melhor em sala de aula”. Cerca de 4.800 alunos, de 5ª a 8ª séries, são beneficiados. Eles praticam xadrez durante três horas-aulas, no período diferente ao das disciplinas normais.


Incentivo - Com o intuito de incentivar ainda mais a prática do xadrez entre os estudantes, os realizadores do projeto trarão a Campo Grande o russo Anatoly Karpov, 16 vezes campeão mundial de xadrez.

Ele irá disputar 100 partidas simultâneas com alunos que fazem parte do Xadrez nas Escolas. Karpov demonstrará toda sua experiência e competência como enxadrista na data do aniversário da capital, 26 de agosto.
 
APN

Deixe seu Comentário

Leia Também

REVOLTANTE
O Brasil que escreve sua história com sangue de crianças
FINAL
Saiba qual será o final surpreendente de Apocalipse na Record
ENTRETENIMENTO - SAÚDE
Padre Fábio de Melo sofre da síndrome do pânico e fala como administra a doença
NOVELA GLOBAL
'Segundo Sol': Laureta revela para a família de Rosa que ela é prostituta
GOVENO NÃO CUMPRE
Caminhoneiros anunciam nova paralisação, mas trabalhadores de MS não devem participar
RAIVA HUMANA
Morte de turista por raiva humana é confirmada em Ubatuba
NOVELA GLOBAL
Valentim sofre grave acidente de carro
INACEITAVEL
Mãe de jovem morto no Rio: “É um Estado doente que mata criança com roupa de escola”
HAJA CORAÇÃO
Neymar é o autor do gol mais tardio, em tempo normal, de uma Copa na história
COPA DO MUNDO
No sufoco, Brasil supera a Costa Rica e consegue primeira vitória na Copa do Mundo