Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Instituições de ensino superior premiam quem paga em dia

28 Abr 2007 - 04h35

Além da terceirização da cobrança, algumas instituições de ensino superior privadas de São Paulo estão adotando outras formas de evitar a inadimplência, como premiar os alunos que pagam em dia, estabelecer metas de investimento de acordo com o pagamento de mensalidades e até oferecer vantagens salariais para coordenadores de cursos.

Uma faculdade do interior de São Paulo, por exemplo, que tem cerca de mil alunos, desde o início deste ano começou a premiar os quem paga em dia e registrou redução no número de estudantes em débito. Em fevereiro, quem quitou até o quinto dia útil participou de um sorteio para ganhar a gratuidade de uma mensalidade.


De acordo com Cecília B. Pires de Tavares Anderline, diretora da entidade, cujo nome ela não quer divulgar, o prêmio fez com que o índice de inadimplência caísse 25% em março, em relação a fevereiro.  

No terceiro mês do ano, quem pagou a mensalidade em dia recebeu sua carteira de estudante de graça na sala de aula, sem ser preciso fazer a solicitação à universidade. A entidade pretende dar um brinde mensalmente aos alunos. A instituição, no entanto, diz que não anuncia com antecedência os benefícios para suscitar a curiosidade deles.

Para a União Nacional dos Estudantes (UNE) esta medida é ilegal porque constrange os alunos que não pagam a mensalidade em dia.  "Isso é errado. O estudante que se sentir prejudicado pode contar com a nossa ajuda", diz Gustavo Petta, presidente da entidade. A UNE possui uma ouvidoria para atender esse tipo de caso.


A faculdade fechou 2006 com uma inadimplência de 24%, maior que a média estadual, que ficou em 23, 2%. “Nossa meta para 2007 é reduzir pela metade essa índice no primeiro semestre desse ano, ficando em 12%”, afirma Anderline. Segundo ela, a escola pretende fechar 2007 com uma taxa de apenas 6%.

A faculdade, conta Anderline, também procura ajudar os inadimplentes os encaminhando para atuar num projeto social da entidade, em troca da isenção de pagamento das parcelas. O estudante pode ficar nesse programa até ter condições de pagar a faculdade novamente. Outro projeto da entidade é colocar o nome do estudante num banco de talentos para ajudá-lo a conseguir um emprego.

As Faculdades Oswaldo Cruz começaram, há dois anos, a oferecer desconto de 15% para quem pagar a mensalidade cinco dias antes do prazo. Segundo a entidade, a medida conseguiu reduzir pela metade a inadimplência.


De acordo com o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp buscar), algumas faculdades e universidades chegam até a oferecer bolsa de 50% ao aluno durante o curso para que ele pague o restante após formado. Outra medida adotada por algumas entidades é conversar com os alunos e se comprometer a atingir determinadas metas caso o índice de débitos seja reduzido. “A instituição pode propor a construção de um laboratório novo no curso, por exemplo”, explica o diretor executivo do sindicato, Rodrigo Capelato.

Ele diz que é importante também tentar gratificar bem o coordenador do curso para que ele melhore a graduação promovendo mudanças que a tornem mais atrativa aos alunos. Dessa forma, diz, é possível reduzir a evasão e a inadimplência, pois, segundo ele, alguns alunos deixam de pagar também por desinteresse em relação ao curso. “Há instituições que dão um bônus, tipo um 14º salário, ao coordenador”, explica. “É importante que esse profissional, além de entender da área tenha uma visão gerencial do seu trabalho”, acrescentou.

 

 

 

G1

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS