Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Inscrições do Universidade para Todos terminam sexta-feira

14 Dez 2004 - 13h21
A cidade de Campo Grande (MS) terá 1.179 bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) no primeiro semestre de 2005. Com inscrições abertas até o dia 17 de dezembro, o programa do Ministério da Educação oferece 118.078 vagas em 1.142 instituições filantrópicas e privadas de todos os estados e do Distrito Federal. São 76.037 bolsas integrais e 42.041 parciais, de 50% do valor do curso. Mais de 100 mil candidatos já tinham se inscrevido no programa até ontem, em todo o País.

Podem concorrer às bolsas os brasileiros não-portadores de diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2004 e que atendam a pelo menos uma das condições do programa - ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada com bolsa integral; ser portador de necessidades especiais; ser professor do quadro permanente da rede pública em exercício na educação básica. O professor pode escolher somente curso de licenciatura ou pedagogia voltado para a educação básica.

O candidato deve optar pela modalidade de bolsa integral ou parcial e por até cinco cursos, turnos ou instituições de ensino entre as disponíveis. Para concorrer a bolsas em instituições não-beneficentes, a renda máxima a ser comprovada é de até um salário mínimo e meio por pessoa do grupo familiar, para a bolsa integral, e de até três salários mínimos, para a parcial.


Cotas - O ProUni também tem uma política de cotas destinadas aos alunos que se autodeclararem afro-descendentes ou indígenas. Para esse grupo, o MEC destinou 47.112 vagas, que serão distribuídas de acordo com a proporção dessas populações nos estados, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Documentos - O estudante fará a inscrição no endereço do ProUni na internet (www.mec.gov.br/prouni). Para ter acesso à ficha de inscrição, ele deve indicar o código do Enem de 2004 e o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física). Só depois poderá preencher os demais campos.

O coordenador-geral de relações estudantis da Secretaria de Ensino Superior (Sesu/MEC), Leonel Cunha, lembra aos alunos que a página do ProUni está disponível durante 24 horas. Ele pede aos candidatos que evitem fazer a inscrição na última hora para evitar congestionamentos no sistema, que impeçam o acesso ao programa.


Inscrições - As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. Todas as instituições de educação superior credenciadas no ProUni têm, obrigatoriamente, de oferecer acesso à internet a qualquer candidato. Além disso, o MEC constituiu uma rede de parceiros que também oferecem o acesso aos alunos de suas comunidades. São escolas das redes estadual e municipal, centros federais de educação tecnológica (Cefets), centros integrados empresa-escola (Ciees) e prefeituras. Para o estudante saber qual o local de inscrição mais próximo de sua casa, basta ligar para 0800-616161.

A relação das instituições que aderiram ao programa e as vagas para outras cidades do Estado de Mato Grosso do Sul também são encontradas na página do ProUni na internet.
 
 
APn

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS