Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Infraero confirma atraso em 29,2% dos vôos de todo País

19 Mar 2007 - 13h00
Dos 839 vôos previstos até o meio-dia desta segunda-feira, 245 sofreram atrasos superiores a 1 hora, de acordo com boletim oficial da Infraero - número que representa 29,2%. Em Brasília, no Aeroporto Juscelino Kubitschek, todos os vôos previstos para a manhã de hoje estão atrasados. Os painéis da Infraero em Brasília permanecem desligados, depois de uma pane que atingiu ontem o 1º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta 1), responsável pela segurança de vôo nos Estados do Sudeste e do Centro-Oeste. O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, acredita que a situação só deve se normalizar às 15h.
No Aeroporto de Congonhas, ao meio-dia, havia pelo menos 49 atrasos, sendo 18 partidas e 31 chegadas. Desde as 4h30 desta segunda-feira, já havia movimento intenso nos balcões de check-in das companhias aéreas. Dezenas de pessoas aguardavam nas filas a abertura do aeroporto para pousos e decolagens.
Desde as 5h30, horário de abertura de Congonhas, 62 dos 135 vôos programados registraram atrasos. O número representa 45,9%, segundo a Infraero.
O funcionamento do aeroporto se estendeu até a 1h30 desta madrugada devido ao caos ocorrido ontem por causa de problemas como a falha no Cindacta 1, em Brasília, e também pela chuva, que interrompeu durante 2 horas os pousos e decolagens em Congonhas. Por volta das 7h, de acordo com a rádio CBN, a escada rolante do aeroporto parou de funcionar.
O Aeroporto Internacional de Guarulhos apresentava, por volta do meio-dia, 14 vôos com atraso, sendo sete decolagens e sete pousos. Um vôo foi cancelado.
No Rio de Janeiro, o Aeroporto Internacional Tom Jobim apresentava 15 vôos com atraso, sendo cinco pousos e 10 decolagens. O Aeroporto Santos Dumont registrou dez vôos com atraso às 11h. Dois vôos foram cancelados.
Em Belo Horizonte, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves apresentava dois pousos com atraso. Em Porto Alegre, o Aeroporto Internacional Salgado Filho registra quatro chegadas e três partidas com atraso. Um vôo foi cancelado.
De acordo com a Globonews, os aeroportos de Foz do Iguaçu (PR), Uberlândia (MG), Maceió (AL) e Curitiba (PR) ficaram fechados nesta manhã, mas já reabriram.
Problemas
O caos nos aeroportos iniciou no domingo, com um problema de software no Cindacta 1. O problema durou 7 minutos na manhã de domingo, mas provocou atrasos em série, que chegaram a até 3 horas, em vários aeroportos.
Outro problema registrado no domingo foi a chuva, que fechou o Aeroporto de Congonhas por mais de 2 horas. Às 7h de domingo, foi feita a medição da quantidade de água na pista e houve a constatação de que não havia condições para o pouso e decolagem das aeronaves. Depois de 12 minutos, foi solicitada a paralisação das operações.

Decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou que a pista principal seja interditada sempre que houver mais de 3 mm de água para evitar o risco de derrapagem de aeronaves. A pista auxiliar de Congonhas também está fechada, esta para obras.
Segundo a Infraero, o total de vôos atrasados no domingo chegou a 23,5%, ou seja 394 dos 1.670 pousos e decolagem previstos. No sábado, os atrasos superiores a 1 hora atingiram 16,8% dos vôos.
 
 
Terra Redação
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS