Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Infraero aponta atrasos em 30,8% dos vôos

21 Jun 2007 - 10h45
Duzentos e dezenove vôos atrasaram mais de uma hora entre a 0h e as 11h desta quinta-feira (21) em todo o país, segundo balanço divulgado pela Infraero, a estatal que administra os aeroportos. O número corresponde a 30,8% do total de 711 vôos programados no período. Outras 66 operações foram suspensas (9,2%).
 
Os problemas são reflexo de uma queda na freqüência do sistema do centro de controle de tráfego aéreo de Brasília na tarde de quarta-feira (20).
 
 Nova crise
É o terceiro dia consecutivo de problemas nos terminais brasileiros. O mais recente capítulo da crise aérea no Brasil começou na tarde de terça-feira (19), quando os controladores de vôo do centro de controle de tráfego aéreo de Brasília, o Cindacta-1, realizaram uma operação-padrão. A medida provocou atrasos em diversos aeroportos do país.
 
O protesto dos operadores seria uma reação à decisão da Aeronáutica de prorrogar o prazo de conclusão do inquérito militar que apura o motim no Cindacta-1 no dia 30 de março. Na ocasião, os pousos e decolagens foram suspensos em todos os aeroportos do país. As operações só foram retomadas depois de uma tensa negociação entre os controladores e o governo.
Por causa do protesto dos operadores, na terça-feira, por volta das 19h30, haviam sido cancelados 81 vôos em todo Brasil, o que representa 6% do previsto. Outras 213 operações atrasaram - o que corresponde a 13,4% dos vôos programados.
 
Na tarde de quarta, ocorreu um novo problema no Cindacta-1. Uma pane nas freqüências interrompeu as decolagens no aeroporto de Brasília. As partidas para o Norte e Nordeste ficaram suspensas por meia hora. Para o Sul e Sudeste, a suspensão durou uma hora e 15 minutos. A paralisação na Capital federal repercutiu em aeroportos de todo o país.
 
Segundo balanço da Infraero, um quarto dos vôos programados entre a 0h e as 18h30 de quarta tiveram atraso de mais de uma hora. Dos 1484 vôos previstos, 373 sofreram atrasos (25,1% do total). Ointenta e cinco vôos foram cancelados (5,7%).
 
O caos aéreo não poupou nem mesmo os jogadores da seleção de futebol, que embarcaram na madrugada desta quinta-feira rumo à Venezuela, onde será realizada na próxima semana a Copa América. O vôo, com destino a Caracas, previsto para partir às 21h30 de quarta do Aeroporto Santos Dumont, no Rio, decolou com quase quatro horas de atraso.
 
 Desentendimento
Os deputados da CPI do Apagão Aéreo foram até o centro de controle aéreo de Brasília na quarta-feira e saíram do local com a mesma opinião: a crise nos aeroportos é conseqüência, principalmente, da falta de confiança entre controladores e o comando da Aeronáutica. "Houve uma ruptura. Os controladores não confiam mais nos superiores, e os superiores não têm mais diálogo, porque a hierarquia foi quebrada. Todos estão à beira de um ataque de nervos", disse o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR).
 
 
G1

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis