Menu
SADER_FULL
sábado, 23 de junho de 2018
PASSARELA
Busca
DR. SHAPE
Brasil

Infartos são mais comuns de manhã, diz estudo

21 Dez 2004 - 09h01
As mortes súbitas por ataques cardíacos, infartos de miocárdio e arritmias têm sua hora mais crítica às dez da manhã, independentemente das atividades que estejam sendo realizadas. A revelação está no estudo do programa Cronobiológico do Departamento de Medicina do Sono da Universidade de Harvard (EUA) que será publicado nesta terça-feir, pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). O trabalho, chamado "Ritmo circadiano interno em um índice de vulnerabilidade cardíaca independente das mudanças no comportamento", lembra que os ataques cardíacos ocorrem normalmente pela manhã, que a epilepsia do lóbulo temporal piora à tarde, que a asma é mais crítica à noite e que a gravidade de muitas doenças varia em um ciclo de 24 horas.
Segundo a pesquisa, os ritmos circadianos - as variações que ocorrem no corpo em um ciclo diário - podem explicar por que os ataques do coração acontecem mais freqüentemente a essa hora. É fácil presumir, disse o coordenador do estudo, Steven A. Shea, que o sono e o despertar tem um importante papel nessas mudanças, dado que são regidos por um padrão regular dia/noite.
O cientista lembrou que há um relógio interno, conhecido como marca-passos circadiano endógeno, que dirige a fisiologia inclusive quando os hábitos não são constantes. Assim, por exemplo, a temperatura do corpo aumenta durante o dia e baixa à noite, esteja a pessoa dormindo ou não.
No entanto, afirmou Shea, os padrões nos fatos cardíacos são parcialmente atribuíveis à atividade diária regular. O exercício e as mudanças de postura afetam a pressão sanguínea, a possível ruptura de uma placa arteriosclerótica e a coagulação do sangue. Todos estes fatos podem levar à formação de um trombo nas artérias coronárias, desembocando em um ataque cardíaco, arritmias e inclusive a morte.
Entender as bases biológicas por trás dessas mudanças na gravidade das doenças ao longo do dia e da noite para otimizar os tratamentos é o objetivo da equipe de Shea, que faz testes com voluntários em seu laboratório de Harvard.
 
 
Dourados Agora

Deixe seu Comentário

Leia Também

RAIVA HUMANA
Morte de turista por raiva humana é confirmada em Ubatuba
NOVELA GLOBAL
Valentim sofre grave acidente de carro
INACEITAVEL
Mãe de jovem morto no Rio: “É um Estado doente que mata criança com roupa de escola”
HAJA CORAÇÃO
Neymar é o autor do gol mais tardio, em tempo normal, de uma Copa na história
COPA DO MUNDO
No sufoco, Brasil supera a Costa Rica e consegue primeira vitória na Copa do Mundo
NOVELA GLOBAL
Segundo Sol: Rosa coloca fim em relação com Ícaro e ele toma atitude
SAUDE
Mulher dá a luz em calçada no Cajuru
FAMOSIDADES
Ex-apresentadora do ‘Vídeo show’, Alinne Prado sofre assalto a mão armada dentro de casa
RELIGIÃO
Padre é flagrado dando tapa em criança durante batismo
APOCALIPSE
André (Sidney Sampaio) é assassinado por Ricardo (Sérgio Marone)