Menu
SADER_FULL
quarta, 23 de janeiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Indústria aponta obstáculos ao setor de álcool

10 Mai 2007 - 15h12

O diretor-técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antônio de Pádua Rodrigues, disse que os principais problemas para a expansão do setor são a falta de mão-de-obra qualificada para as lavouras mecanizadas e a competição com a gasolina, que não tem um preço de mercado, mas político. Ou seja, apesar da variação do preço do petróleo, o preço da gasolina praticamente não muda para o consumidor final.

Ainda assim, segundo ele, a expectativa é que o número de unidades de produção de álcool e açúcar no País passe das atuais 325 para 412 em 2012. Segundo estudos realizados pela entidade, o potencial para plantio de cana no País pode ser ampliado em até 15 vezes sem uso de irrigação e em até 20 vezes com irrigação sem que sejam invadidas as áreas para plantio de alimentos e as reservas ambientais. O prazo para essa ampliação não foi especificado.

Por outro lado, Rodrigues lembrou que ainda não existe um mercado externo de álcool, pois só dois países são produtores e consumidores - Brasil e Estados Unidos. No entanto, disse, os demais países produtores de açúcar começam a produzir álcool, uma vez que o produto não é uma commodity.

O diretor participou de seminário sobre fontes renováveis de energia e o uso da água nas comissões de Meio Ambiente; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Minas e Energia.

Energia eólica

No campo da energia eólica, a diretora-executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abee), Ivonice Campos, pediu para o setor a implantação da segunda fase do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), a redução da carga tributária, a realização de leilões periódicos relacionados a energias alternativas e o estabelecimento de um valor de referência para a venda dessa energia a concessionárias.

 

 

 

Agência Câmara

Deixe seu Comentário

Leia Também

BBB 19
Vanderson é eliminado e vai prestar depoimentos sobre casos de agressão
INVESTIGAÇÃO
Mourão volta a dizer que é preciso investigar Flávio Bolsonaro e punir se for o caso
HEROI
Porteiro ganha homenagem: salvou criança de 3 anos que caiu na piscina (VIDEO)
FAMOSIDADES
Aos 67 anos, Amado Batista assume namoro com jovem de 19 anos de idade
LUTO - TV
Ator Caio Junqueira morre no Rio uma semana após acidente
ANJO DA GUARDA
Amigo dá lar a mulher que viveu 40 anos internada no HC
MAMATA
General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior
PERSISTÊNCIA
Filho de faxineira e porteiro passa em medicina no Paraná
RENOVAÇÃO LICENÇA
Extinção de mais 130 rádios comunitárias no Brasil deve alcançar emissora de Ponta Porã
CENAS FORTES
Vídeo flagra mulher sendo agredida por ex-marido com socos e chutes