Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 14 de novembro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Indústria aponta obstáculos ao setor de álcool

10 Mai 2007 - 15h12

O diretor-técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antônio de Pádua Rodrigues, disse que os principais problemas para a expansão do setor são a falta de mão-de-obra qualificada para as lavouras mecanizadas e a competição com a gasolina, que não tem um preço de mercado, mas político. Ou seja, apesar da variação do preço do petróleo, o preço da gasolina praticamente não muda para o consumidor final.

Ainda assim, segundo ele, a expectativa é que o número de unidades de produção de álcool e açúcar no País passe das atuais 325 para 412 em 2012. Segundo estudos realizados pela entidade, o potencial para plantio de cana no País pode ser ampliado em até 15 vezes sem uso de irrigação e em até 20 vezes com irrigação sem que sejam invadidas as áreas para plantio de alimentos e as reservas ambientais. O prazo para essa ampliação não foi especificado.

Por outro lado, Rodrigues lembrou que ainda não existe um mercado externo de álcool, pois só dois países são produtores e consumidores - Brasil e Estados Unidos. No entanto, disse, os demais países produtores de açúcar começam a produzir álcool, uma vez que o produto não é uma commodity.

O diretor participou de seminário sobre fontes renováveis de energia e o uso da água nas comissões de Meio Ambiente; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Minas e Energia.

Energia eólica

No campo da energia eólica, a diretora-executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abee), Ivonice Campos, pediu para o setor a implantação da segunda fase do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), a redução da carga tributária, a realização de leilões periódicos relacionados a energias alternativas e o estabelecimento de um valor de referência para a venda dessa energia a concessionárias.

 

 

 

Agência Câmara

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGEDIA
Ex-prefeito é morto pelo pai após ser confundido com assaltante
ACIDENTE DE TRANSITO
Caminhão passa por cima de veículos e explode em grave acidente
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Marilda (Letícia Spiller) é flagrada nua e finge ser uma assombração
BNDS
“Se não abrir a caixa preta do BNDES, está fora!”, diz Bolsonaro sobre Levy
FAMOSIDADES
Susana Vieira está com leucemia, mas a doença está controlado, diz assessoria
NOVELA GLOBAL
Marina Ruy Barbosa é a heroína de 'O sétimo guardião': 'Luz foge do tradicional'
CONSTRANGIMENTO
Claudia Leitte quebra silêncio e desabafa sobre polêmica com Silvio Santos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Concursos oferecem mais de 1 mil vagas e salários de até R$ 6,6 mil no MS
NOVA EQUIPE
Bolsonaro intensifica processo de transição esta semana em Brasília
ESPORTE EM TOUROS
VÍDEO: Peão de MS morre após ser pisoteado por touro em rodeio no interior de SP