Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Índios permanecem em fazenda de Amambai e prometem resistir

9 Mai 2007 - 08h11

O grupo de pelo menos 60 indígenas da Aldeia Taquapery, de Coronel Sapucaia, permanece na Fazenda Madama, em Amambai. Policiais federais de Ponta Porã e representantes da Funai (Fundação Nacional do Índio) de Amambai estiveram ontem no local, mas os índios afirmaram que vão resistir e não deixarão a área antes da realização de um estudo antropológico para verificar se a terra é indígena.

A Funai solicitou ainda no ano passado para a direção nacional do órgão, em Brasília (DF), a realização do estudo antropológico, porém ainda não obteve resposta. Entretanto, o grupo da etnia guarani-kaiowá reivindica a posse da terra, alegando que a propriedade é indígena. Os policiais militares de Amambai também foram até a fazenda, mas foram impedidos de entrar.

Por enquanto, os indígenas não causaram nenhum prejuízo na área e permanecem na mata da fazenda. Os proprietários temem pela própria segurança e dos funcionários, pois os índios estão armados com facas e já fizeram ameaças de ocupar a sede da fazenda, segundo informou Débora Vendramini, filha de Antônio Vendramini, dono da fazenda.

Os proprietários devem ingressar ainda nesta quarta-feira na Justiça para que os índios desocupem a área. A ocupação já descumpre decisão judicial do dia 2 deste mês que determinou a expedição de mandado proibitório deferindo liminar a favor dos proprietários da área Antônio Vendramini e Maria Cecília Fusco Vendramini, conforme decisão da juíza federal substituta Daniela Paulovich de Lima, da 1ª Vara Federal de Ponta Porã.

A ação tem como réus a Funai, União e o indígena Francisco Fernandes, que está preso. Ele é acusado de comandar invasões na área e está sujeito a multa de R$ 500 caso motivasse novas ocupações. Esta é a segunda vez que a fazenda é invadida, pois em janeiro deste ano eles ocuparam a área e, durante conflito com fazendeiros, a índia Xurete Lopes, 70 anos, foi assassinada.

Vilson Nascimento

Além disso, no início deste ano, eles bloquearam os acessos da fazenda e fecharam por cinco dias a MS-289, que liga os municípios de Amambai e Coronel Sapucaia, em protesto contra a morte da índia que eles queriam enterrar na fazenda. Na época da invasão, quatro índios foram presos pela Polícia Civil de Coronel Sapucaia por terem roubado um trator e uma carreta da fazenda. Eles estavam armados com facas, facões e com revólver, sendo que as armas acabaram sendo apreendidas pelos policiais.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul