Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Inclusão Social: Telefone para surdos no MS

4 Abr 2007 - 09h33
As necessidades dos surdos de se comunicar à distância são semelhantes as das pessoas com audição normal e que dificilmente imaginariam como seria a vida sem o telefone. O surdo também precisa chamar a polícia, o bombeiro, o médico, ligar para a escola dos filhos, informar-se a sobre sua conta bancária, comprar um lanche, reservar uma passagem ou somente conversar com alguém que está longe dele. Sem o telefone, o surdo sempre tem que ir até lá e resolver tudo pessoalmente, o que gera perda de tempo e dinheiro e, ainda, corre o risco de não encontrar a pessoa com a qual precisa falar.
Com a privatização das companhias telefônicas brasileiras, o funcionamento dessas empresas está sendo regulamentado pela Anatel (ex-Telebrás). Segundo a agência controladora as concessionárias são obrigadas a dar condições de acesso ao serviço para deficientes auditivos e da fala, dispondo da aparelhagem adequada à sua utilização. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 33 2001.
Se por um lado os deficientes físicos necessitam de um telefone normal abaixado, por outro os surdos precisam de um aparelho telefônico especial, de um telefone de escrever.
POUCOS
De acordo com a Central de Atendimento da BrasilTelecom em Mato Grosso do Sul são poucos os municípios que dispõe do aparelho. Apenas cidades grandes como Campo Grande, por exemplo, contam com o equipamento. Para Três Lagoas, segundo informou a Central de Intermediação das Ligações, que funciona 24 horas por dia, nunca houve solicitação do serviço.
Aparentemente, muitos ainda não sabem que existe este recurso e ninguém está pedindo que sejam instalados os telefones para surdos em locais públicos.
Os locais onde o aparelho devem ser instalados são: aeroportos, rodoviária, delegacia de polícia, hospital, câmara legislativa, escola, companhia de luz, de água, e outros.
Segundo informações da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Surdos a instalação dos telefones especiais não implica em nenhuma reforma, nenhuma modificação da estrutura do prédio, basta ligar o aparelho ligado numa tomada elétrica ao lado de um orelhão.
A BrasilTelecom, assim como demais empresas de telefonia do país possuem o serviço de atendimento dedicado ao deficiente auditivo. Trata-se do serviço 142.
COMO FUNCIONA
O deficiente auditivo liga para esse número e com o aparelho telefônico especial conectado ao telefone comum entra em contato com o atendente da empresa, que irá fazer a intermediação entre o deficiente e o seu interlocutor. O Telefone de Texto, como é também é conhecido tem por objetivo permitir a comunicação dos surdos com outros surdos ou com ouvintes. Os limitados da voz são igualmente utilizadores de telefones de texto, uma vez que não têm voz suficiente para serem ouvidos do outro lado da linha telefónica. O Telefone de Texto é um telefone para escrever que possui em média um teclado de 68 teclas, de acordo com o aparelho.
Os seus utilizadores comunicam com outro aparelho igual, aparecendo em tempo real no display dos dois telefones, o que cada interlocutor vai escrevendo.
NÚMEROS
Os números dos últimos Censos, relativos a pessoas com surdez no Brasil, mostram a necessidade de políticas de inclusão social. Segundo o IBGE, o número de surdos, em 2000, ultrapassava os 5 milhões. O Censo da Educação Superior de 2004 registrou 974 alunos com algum tipo de deficiência auditiva que freqüentam curso superior; os dados do Censo Escolar de 2006 já registram a matrícula de 69.277 alunos com surdez de variados graus na Educação Básica.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados
BOLHA DE CALOR - Foto de capa: Saul SchrammNova onda de calor
Mato Grosso do Sul terá nova onda de calor com clima desértico em abril