Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 15 de fevereiro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Inadimplência do consumidor cresce 17% em outubro, aponta Serasa

10 Nov 2010 - 14h00Por Folha Online

A inadimplência do consumidor teve aumento de 1,8% em outubro na comparação com setembro e de 16,9% no confronto com o mesmo mês no ano passado, segundo o indicador da Serasa Experian divulgado nesta quarta-feira.

Já no acumulado dos dez primeiros meses do ano, ante igual período em 2009, houve alta de 3,3%. De acordo com os economistas da entidade, o elevado grau de endividamento e o crescente comprometimento da renda com os débitos, principalmente nas compras para o Dia das Crianças, contribuíram para essa elevação.

Os economistas da Serasa lembram ainda que, com o crescimento do emprego formal, uma parcela maior de brasileiros receberá 13º salário, o que deve levar muitas pessoas a regularizarem suas dívidas neste final de ano. Com isso, a inadimplência do consumidor tende a se estabilizar até o início de 2011.

Levantamento da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) mostrou que 57% dos consumidores pretendem utilizar o 13º salário para pagar dívidas. No ano passado, o índice era superior, de 64%.

Pelo oitavo mês consecutivo, a inadimplência com empresas não bancárias --cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica e água-- registrou expansão, de 8,5% em outubro ante setembro.

Já as dívidas com bancos apresentaram queda (-1,2%), assim como títulos protestados (-4,6%) e cheques sem fundos (-3,8%).

Na avaliação da Serasa Experian, diante da falta de informações sobre o perfil das dívidas das famílias e da capacidade de pagamento, o Brasil corre sério risco de enfrentar um cenário de superendividamento.

Das seis linhas pesquisadas pela Anefac em setembro, dado mais recente, uma teve a taxa de juros elevada e três apresentaram redução. Na média, passou de 6,75% ao mês em agosto para 6,74%, o menor patamar na série histórica, iniciada em janeiro de 1995.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CARRO DE APLICATIVO
Mulher é estuprada após aceitar água e bala em carro de app
VIOLENCIA DOMESTICA
Enquanto Lírio Parisotto era condenado, Luiza Brunet discutia campanha contra violência doméstica
CANALHA
Criança de 4 anos é estuprada no próprio aniversário
HORARIO DE VERÃO
Atrase seu relógio! Horário de verão termina neste sábado(16)
CARCERE PRIVADO
Mulher é chicoteada com fio elétrico pelo marido
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Lutador de MMA mata ex de 16 anos, tenta suicídio e morre horas depois em hospital
VIOLENCIA NO RIO
Menina de 11 anos é baleada e morta em Triagem; moradores protestam
DOENÇA GRAVE
Leiliane ganha acompanhamento médico após desastre com Boechat
SOLIDARIEDADE
Jovem faz campanha para pagar cirurgia de cachorro que vive com tumor 'gigante'
NOVO SURTO
OMS alerta para possível 3ª onda de surto de febre amarela no Brasil