Menu
LIMIT ACADEMIA
sexta, 22 de fevereiro de 2019
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Idoso de baixa renda pode ter direito a voar de graça

27 Abr 2007 - 04h23
 

O Projeto de Lei 163/07, do deputado Barbosa Neto (PDT-PR), obriga as empresas aéreas a reservar duas vagas para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos nos vôos interestaduais. O texto altera o artigo 40 do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03), que já determina essa reserva de vagas no transporte coletivo interestadual rodoviário, ferroviário e aquaviário. A proposta também concede ao idoso com renda superior a dois salários mínimos o direito a um desconto de 50% no valor das passagens ou bilhetes de transporte aéreo.

O Estatuto do Idoso prevê diversos benefícios às pessoas com mais de 60 anos de idade. "Mas, lamentavelmente, o estatuto deixou de conceder a gratuidade ou desconto no preço de passagens aéreas. Ora, o Brasil é um país de dimensões continentais, não possuidor de malha ferroviária de transporte interestadual de passageiros que seja significativa, enquanto o transporte aquaviário interestadual de passageiros tem representatividade apenas na Região Norte. Resta, assim, o transporte rodoviário interestadual como única opção relevante", critica o deputado.

Barbosa Neto ressalta que, muitas vezes, as distâncias a serem enfrentadas "são medidas em milhares de quilômetros, durando a viagem dois ou três dias, o que causa grande desgaste físico para pessoas idosas". Segundo ele, a medida prevista no projeto amplia o benefício "como forma de absoluta justiça".

Tramitação

O projeto tramita em conjunto com o PL 1193/95, do Senado, que faculta o acesso gratuito dos idosos aos parques nacionais. A matéria, que tem regime de prioridade, será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e depois pelo Plenário.

 

 

 

Agência Câmara

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORTE CEGO
Megaoperação da PM em 18 bairros tem três mortos e cinco feridos
PERSISTÊNCIA
Ex-faxineiro se forma em Jornalismo e já está empregado
O QUE IMPORTA PARA VOCÊ?
Equipe médica leva paciente de UTI à formatura do filho
INDIGNAÇÃO
Pedreiro desafia Rodrigo Maia: 'Trabalhe 30 dias numa obra, que trabalho até os 80'
AMOR INCONDICIONAL
Cadela espera toda noite pela chegada de Boechat, diz mulher do jornalista
VIOLENCIA DOMESTICA
Reconstrução de rosto de mulher espancada na Barra vai durar seis meses, diz médico
REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Aposentadoria é para viver, não para receber só à beira da morte
CHANTAGEM
Ladrões invadem estabelecimentos, obrigam funcionárias a tirarem a roupa, filmam e extorquem vítimas
FORAGIDO
Atirador invade escritório de advocacia e mata duas pessoas
BBB 19
Rízia chora por estar acorrentada: 'Vontade de desistir'