Menu
LIMIT ACADEMIA
domingo, 18 de agosto de 2019
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

IBGE explica como serão os Censos 2007

23 Mar 2007 - 04h45
O IBGE vai apresentou hoje quinta-feira (22 de março), às 9h30, em seminário no auditório térreo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com as presenças do ministro Paulo Bernardo Silva e do presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, a abrangência e as etapas dos censos que começam a ser realizados no próximo dia 16 de abril.

Nessa data serão iniciadas a coleta das informações para o Censo Agropecuário e a Contagem da População, uma operação integrada que envolve cerca de 90 mil pessoas - entre servidores do IBGE e contratados temporários.

No Censo Agropecuário serão visitados todos os 5.564 municípios do país, já a Contagem da População será feita nos municípios com até 170 mil habitantes (5.514 ao todo), que é a faixa onde os efetivos de população interferem nos valores repassados pelo Fundo de Participação dos Municípios –FPM.

O 10º Censo Agropecuário vai levantar informações nos 5,7 milhões de estabelecimentos agropecuários brasileiros e mostrará as mudanças que ocorreram no setor desde o último levantamento desse porte, realizado em 1996.

Com as informações que serão recolhidas no setor agropecuário será possível, entre outras coisas, avaliar os resultados das políticas macroeconômicas e de programas governamentais específicos (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf - e Programa de Reforma Agrária); a efetiva ocupação das áreas de fronteira agrícola (Mato Grosso, Rondônia e Pará), a combinação de práticas agro-ecológicas e modernas de cultivo em regiões frágeis do ponto de vista socioambiental; os ganhos de produtividade e a valorização mais recente de determinadas culturas, entre outros.

Contagem populacional

A Contagem da População, por sua vez, vai fornecer dados atualizados para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feita a partir das projeções e estimativas populacionais que o IBGE divulga anualmente desde 1989.

Para esse cálculo, o Instituto faz uso de técnicas que levam em conta as tendências de crescimento da população verificadas no período entre os Censos Demográficos (feitos a cada dez anos) e os fatores que compõem sua dinâmica demográfica (nascimentos, óbitos e migrações). A Contagem da População é imprescindível para garantir a melhoria da qualidade e da precisão dessas estimativas.

Em vez de papel, computadores de mão

No Censo Agropecuário e na Contagem da População de 2007, o tradicional questionário em papel será substituído pelo computador de mão ou Personal Digital Assistant (PDA).

A inovação trará inúmeras vantagens: a crítica imediata, no momento em que os dados estiverem sendo digitados, possibilitando eventuais correções no ato da entrevista e o preenchimento de todos os quesitos obrigatórios.

O uso do PDA vai evitar também a não-resposta por esquecimento ou erro do recenseador; permitir o preenchimento dos dados a partir de saltos automáticos no formulário, dispensando a passagem por quesitos para os quais eventualmente não há informações, com otimização do tempo de preenchimento e vai possibilitar a atualização imediata do Cadastro de Endereços.

Outra vantagem do uso do computador de mão será a transmissão dos dados ao longo do período de coleta, propiciando a análise de informações e a eliminação da etapa de entrada de dados a partir de questionários em papel, que representará ganhos de qualidade e de tempo na divulgação dos resultados.
 
 
Estadão

Deixe seu Comentário

Leia Também

SIAMESAS
Mulher dá à luz gêmeas siamesas de 3,700KG as duas
ACIDENTE DE TRABALHO
Homem morre ao ser puxado por colheitadeira quando fazia limpeza
TENTATIVA DE HOMICIDIO
Cansada de apanhar mulher desfere golpes de faca em companheiro
POLICIAIS CORRUPTOS
PMs são denunciados por ligação com tráfico; bandidos fizeram foto em caveirão
NOVELA GLOBAL
Camilo descobre segredo de Chiclete e Vivi em 'A dona do pedaço'
LIBERADO
PIS/Pasep para nascidos em agosto já está liberado
ALUCIENÓGENO
Video: Vovó fica doidona ao provar acidentalmente maconha do neto
TARADO AGIU NA IGREJA
Homem é preso após abusar de criança de 4 anos dentro de igreja
CRUELDADE
Adolescente que estava desaparecido foi brutalmente assassinado e queimado
TRAGÉDIA ABSURDA
Homem mata mulher e filha de 11 anos e se mata por não aceitar fim da relacionamento