Menu
SADER_FULL
terça, 22 de janeiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

IBGE explica como serão os Censos 2007

23 Mar 2007 - 04h45
O IBGE vai apresentou hoje quinta-feira (22 de março), às 9h30, em seminário no auditório térreo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com as presenças do ministro Paulo Bernardo Silva e do presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, a abrangência e as etapas dos censos que começam a ser realizados no próximo dia 16 de abril.

Nessa data serão iniciadas a coleta das informações para o Censo Agropecuário e a Contagem da População, uma operação integrada que envolve cerca de 90 mil pessoas - entre servidores do IBGE e contratados temporários.

No Censo Agropecuário serão visitados todos os 5.564 municípios do país, já a Contagem da População será feita nos municípios com até 170 mil habitantes (5.514 ao todo), que é a faixa onde os efetivos de população interferem nos valores repassados pelo Fundo de Participação dos Municípios –FPM.

O 10º Censo Agropecuário vai levantar informações nos 5,7 milhões de estabelecimentos agropecuários brasileiros e mostrará as mudanças que ocorreram no setor desde o último levantamento desse porte, realizado em 1996.

Com as informações que serão recolhidas no setor agropecuário será possível, entre outras coisas, avaliar os resultados das políticas macroeconômicas e de programas governamentais específicos (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf - e Programa de Reforma Agrária); a efetiva ocupação das áreas de fronteira agrícola (Mato Grosso, Rondônia e Pará), a combinação de práticas agro-ecológicas e modernas de cultivo em regiões frágeis do ponto de vista socioambiental; os ganhos de produtividade e a valorização mais recente de determinadas culturas, entre outros.

Contagem populacional

A Contagem da População, por sua vez, vai fornecer dados atualizados para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feita a partir das projeções e estimativas populacionais que o IBGE divulga anualmente desde 1989.

Para esse cálculo, o Instituto faz uso de técnicas que levam em conta as tendências de crescimento da população verificadas no período entre os Censos Demográficos (feitos a cada dez anos) e os fatores que compõem sua dinâmica demográfica (nascimentos, óbitos e migrações). A Contagem da População é imprescindível para garantir a melhoria da qualidade e da precisão dessas estimativas.

Em vez de papel, computadores de mão

No Censo Agropecuário e na Contagem da População de 2007, o tradicional questionário em papel será substituído pelo computador de mão ou Personal Digital Assistant (PDA).

A inovação trará inúmeras vantagens: a crítica imediata, no momento em que os dados estiverem sendo digitados, possibilitando eventuais correções no ato da entrevista e o preenchimento de todos os quesitos obrigatórios.

O uso do PDA vai evitar também a não-resposta por esquecimento ou erro do recenseador; permitir o preenchimento dos dados a partir de saltos automáticos no formulário, dispensando a passagem por quesitos para os quais eventualmente não há informações, com otimização do tempo de preenchimento e vai possibilitar a atualização imediata do Cadastro de Endereços.

Outra vantagem do uso do computador de mão será a transmissão dos dados ao longo do período de coleta, propiciando a análise de informações e a eliminação da etapa de entrada de dados a partir de questionários em papel, que representará ganhos de qualidade e de tempo na divulgação dos resultados.
 
 
Estadão

Deixe seu Comentário

Leia Também

CENAS FORTES
Vídeo flagra mulher sendo agredida por ex-marido com socos e chutes
GUERRA NO RJ II
Parentes de mortos durante chacina em São Gonçalo e Itaboraí dizem que vítimas eram inocentes
GUERRA NO RJ
Chacina deixa pelo menos 7 mortos na Região Metropolitana do Rio
BBB 19
Famosos protestam contra Maycon por agredir animais e mãe o defende: 'Não é um monstro'
MORTE A ESCLARECER
Exército investiga morte de sargento após teste de aptidão física
CASO DE POLÍCIA
Rapaz morre em pátio de motel
MINISTRA DO MS NO GOVERNO BOLSONARO
Ministra Tereza Cristina garante fortalecer cadeia do leite e agricultura familiar
PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho
BARRADO
Filho do cantor Marciano diz ter sido impedido de ir no velório do pai
A COBRA VAI FUMAR - SEGURANÇA NO MS
MS fecha o cerco contra a violência na fronteira em mega operação