Menu
SADER_FULL
sexta, 15 de fevereiro de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
CANTINA BAH
Brasil

IBGE começa contar população indígena do Mato Grosso do Sul

12 Ago 2010 - 08h10Por IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu inicio no dia 1° de agosto ao 12° Censo Demográfico Brasileiro que tem como objetivo percorrer 8.514.876,599 km² do território nacional, nos 5.565 municípios brasileiros, com a tarefa de contar quantos somos e saber como vivemos.

A população indígena também estará inserida nesta contagem, e pela primeira vez, estarão entre os recenseadores para que os mesmos possam levantar a quantidade populacional e demais características de suas comunidades. Os indígenas que passaram pelo processo seletivo serão responsáveis pela pesquisa em suas aldeias e outras localidades da mesma região.

De acordo com o Presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena de Mato Grosso do Sul (CONDISI-MS), Fernando Silva Souza, a presença de índios como recenseadores nas comunidades é de fundamental importância, pois eles conhecem a cultura de seu povo, a geografia do local onde vivem e são próximos do público que será analisado.

Mato Grosso do Sul possui a segunda maior população indígena do país, perdendo apenas para o estado do Amazonas, de acordo com Censo realizado pela Fundação Nacional de Saúde de MS, divulgado em 30/01/2010, a população é de 67.574 indivíduos, distribuídos em 75 aldeias espalhados por 29 municípios do Estado.

Segundo o coordenador regional da FUNASA/MS, Flavio Britto, o novo censo realizado por um instituto ofical como o IBGE, traz consigo uma riqueza de detalhes que proporciona uma visão amplificada de nossa população indígena, garantindo assim a excelência dos serviços da Fundação Nacional de Saúde a todos estes indivíduos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BARBÁRIE
Rosane Santiago Silveira, torturada e morta em sua própria casa
CARRO DE APLICATIVO
Mulher é estuprada após aceitar água e bala em carro de app
VIOLENCIA DOMESTICA
Enquanto Lírio Parisotto era condenado, Luiza Brunet discutia campanha contra violência doméstica
CANALHA
Criança de 4 anos é estuprada no próprio aniversário
HORARIO DE VERÃO
Atrase seu relógio! Horário de verão termina neste sábado(16)
CARCERE PRIVADO
Mulher é chicoteada com fio elétrico pelo marido
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Lutador de MMA mata ex de 16 anos, tenta suicídio e morre horas depois em hospital
VIOLENCIA NO RIO
Menina de 11 anos é baleada e morta em Triagem; moradores protestam
DOENÇA GRAVE
Leiliane ganha acompanhamento médico após desastre com Boechat
SOLIDARIEDADE
Jovem faz campanha para pagar cirurgia de cachorro que vive com tumor 'gigante'