Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 22 de abril de 2019
SADER_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

IBGE aponta que 36% das empresas de alto crescimento de MS estão no comércio

28 Out 2010 - 09h08Por Fátima News com assessoria

O estudo Demografia das Empresas divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira mostra que o comércio é o setor econômico de Mato Grosso do Sul onde está a maior parte das empresas de alto crescimento. “Vivemos uma mudança de paradigma, estamos em pleno processo de crescimento econômico, as empresas estão fazendo análises mais minuciosas do mercado e da viabilidade de instalação antes de abrirem as portas e portando se tornando mais sólidas”, avalia o presidente da Fecomércio -MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul), Edison Araújo.

São consideradas empresas de alto crescimento aquelas que têm aumento médio do pessoal ocupado assalariado superior a 20% ao ano, por um período de três anos e têm pelo menos 10 pessoas assalariadas no ano inicial de observação. Dentre essas, as que tinham até cinco anos de idade no ano inicial da análise (2005) são chamadas “gazelas”. As empresas foram analisadas para o período 2005-2008.

Em Mato Grosso do Sul foram identificadas 754 empresas de alto crescimento. Destas 275 no setor de comércio (compreendendo reparação de veículos automotores e motocicletas), que juntas empregavam 8.542 assalariados, de um total de 91.524 no setor.

Significa que 9,3% da força de trabalho do comércio de Mato Grosso do Sul estão nas empresas de alto crescimento, que representam menos de 1% do total de 28.008 empresas. Outro dado importante é que no comércio, 36% das empresas de alto crescimento são “gazelas”.

O assessor econômico da Fecomércio MS, Thales de Souza Campos, observa que dois terços do PIB (Produto Interno Bruto) estadual estão no setor terciário. “Qualquer análise grupal vai mostrar que a maior parte das empresas estão nos setores de comércio de bens, serviços e turismo”.

Por outro lado, o fato de as empresas jovens aparecerem em grande quantidade entre as de alto crescimento é uma demonstração de mudança de paradigma. “Mostra um processo de estabilização do comércio e também que as empresas estão buscando ajuda de instituições nas análises de viabilidade, o que é fundamental para credibilidade e durabilidade”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

100 LUZ
Giselle Itié lamenta a morte de outro ex-namorado em apenas três meses
CENSURADO
Video com ataques de Olavo a Militares é excluido das Redes de Bolsonaro
DOENÇA DO SÉCULO
Yasmim Gabrielle, do ‘Programa Raul Gil’, se suicida após depressão
FATALIDADE
Bebê morre após ser esquecida pelo pai por três horas dentro do carro
IRRESPONSABILIDADE
Bebê de 1 aninho entra em coma alcoólico após pai dar cachaça com refrigerante
BONITO - MS - DICA AGÊNCIA ECO TOUR
Confira agora os 5 passeios mais românticos de Bonito (MS)
EM ÁUDIO VAZADO
Em áudio, Onyx diz que governo deu 'uma trava na Petrobras', caminhoneiros podem ficar sossegados
EMOÇÃO E RECOMEÇO
Mãe e filho se reencontram em hospital após desabamento de prédios
ACIDENTE FATAL
Três morrem em explosão provocada por vazamento de botijão de gás
NOVA PARALISAÇÃO
Ala dividida de caminhoneiros falam em greve no próximo dia 29 em todo o Brasil